Eu tenho que confessar que fui embora da Itália apaixonada… apaixonada por uma sobremesa que muitas vezes serviu de refeição pela maravilha que é: o gelato!

Não é sorvete, é gelato! (Sim, eu aprendi a diferença quando fiz aquela aula na Carpigiani). E cada vez que eu passava na frente de uma gelateria, eu conseguia sentir meu estômago perguntando: E ai, não vai entrar não? Nem pra provar? Entra, vai!!!

Gelaterias em Bolonha - Cremeria Santo Stefano

Cremeria Santo Stefano

A gastronomia é o forte na região da Emilia Romagna e nada mais genuinamente italiano que o gelato para ter adoçado a semana que passei por lá.

De todas as gelaterias de Bolonha que experimentei (não foram poucas!), essas aqui foram as minhas 5 preferidas, que entram para a lista de gelaterias imperdíveis para se deliciar na Itália:

1. Cremeria Funivia

Gelaterias em Bolonha - Cremeria Funivia

Com inúmeros sabores, a Funivia faz fila dobrando o quarteirão! Todo mundo quer comer um dos melhores gelatos artesanais da cidade. Minhas escolhas foram o gelato super cremoso de pistache, San Luca (chocolate branco com flocos de arroz torrados) e Alice (mascarpone com chocolate derretido). Endereço: Piazza Cavour, 1/d-e (fecha às segundas)

2. La Sorbetteria Castiglione

Gelaterias em Bolonha - Sorbetteria Castiglione

Com ingredientes 100% naturais, a Sorbetteria Castiglione é famosa por suas variações de gelatos feitos com chocolate. Optei pelo gelato de pistache (sempre ele!) e experimentei também o Cremino Ludovico, feito com creme de chocolate e pedaços de avelã de piemonte caramelizadas. Endereço: Via Castiglione, 44

3. Grom

Gelaterias em Bolonha - Grom

Originária de Turim, na Itália, esta sorveteria se orgulha de usar apenas ingredientes frescos e orgânicos e seus sorvetes são sem glúten. Já sou fã de Grom de outras viagens – Paris, Milão… – e dessa vez o sabor escolhido foi a Crema di Grom, combinação de creme de ovos com biscoito e gotas de chocolate. Endereço: Via D’Azeglio, 13

4. Cremeria Santo Stefano

Gelaterias em Bolonha - Loja da Cremeria Santo Stefano

A decoração da Cremeria Santo Stefano é super fofa, com detalhes em madeira dando um toque caseiro, e a experiência sensorial dos sabores é única! Optei pelos sorbets de limão e de framboesa, mas com certeza voltaria lá para provar outros! Endereço: Via Santo Stefano, 70 (fecha às segundas)

5. Gelateria Gianni

Gelaterias em Bolonha - Gelateria Gianni

A mais antiga da lista, aberta desde 1976, essa pequena gelateria não chama a atenção de quem passa na porta dela, mas é uma das mais queridas dos bolonheses! Minha escolha foi o gelato de pistache, claro, meu sabor favorito que fiz questão de provar em todas as gelaterias que fui! 🙂 Mas eles também têm seus sabores especiais, incluindo alguns inspirados na Divina Comédia – com direito a “inferno” de cereja preta com pedaços de wafer e “paraíso” de mascarpone e creme de whisky! Endereço: Via Montegrappa, 11

Share

8 Comentários

  1. Seu eu já me apaixonei pelo post, imagina então como deve ser comer um gelato na cidade de Bolonha. Valeu por nos permitir viajar com vocês!

  2. Humm que delícia de post! Não sou muito de doce, mas sorvete (ops, gelato!) é meu fraco. Amooooo! Não vejo a hora de voltar pra Itália pra me esbaldar! E levarei suas dicas de Bolonha comigo 😉 Beijos!

Exibir Comentários

Deixe uma resposta

Close