Aprendendo a fazer gelato na Itália

De todas as universidades que existem no mundo, eu nunca imaginei que existiria uma Universidade do Gelato! Tinha que ser na Itália, claro. A Carpigiani Gelato University fica em Anzola dell’Emilia, uma comuna de Bolonha, e eu fui lá passar uma tarde para aprender tudo sobre essa delícia italiana que é o gelato.

carpigiani-universidade-do-gelato-em-bolonha-gelateria-italiana

Muita gente confunde gelato com sorvete! São, na verdade, duas coisas diferentes. O gelato contém muito menos gordura e por isso o sabor das frutas ou dos ingredientes é mais intenso, além de ser servido em uma temperatura mais alta que o sorvete, por isso tem aquela cremosidade.

O autêntico gelato é produzido diariamente, com ingredientes frescos e em pequenas quantidades, sendo vendido diretamente ao público consumidor. Talvez seja por isso que é tão gostoso comer gelatos artesanais lá em Bolonha! 🙂

Carpigiani - Universidade do Gelato em Bolonha - Museu do Gelato 2

A Carpigiani tem como missão propagar a cultura do gelato no mundo, além de formar profissionais interessados em abrir sua própria gelateria (às vezes eles fazem cursos em SP também!). Depois da “aula teórica” e o tour pelo Gelato Museum, totalmente dedicado a contar a historia dessa delícia gelada através dos tempos, veio a melhor parte: a aula prática!

Carpigiani - Universidade do Gelato em Bolonha - Museu do Gelato 1

Minha tarefa foi produzir um sorbet de morango, que é feito de dois simples ingredientes: morangos fresquinhos e água! É só lavar os morangos, colocar eles em um liquidificador e bater, depois é hora de colocar a polpa de frutas e na máquina de fazer sorbet junto com água, esperar cinco minutinhos e pronto! Lá estava meu sorbetto alla fragola!

Meu tour terminou da melhor maneira possível, com a prova de todos os sabores que existem na gelateria da Carpigiani! E depois de um verdadeiro banquete, cheguei à conclusão que concordo com Voltaire: “gelato é tão sublime que é um pecado que ele não seja ilegal” 😀

Dicas úteis para planejar a sua viagem

Gostou das dicas e ficou com vontade de viajar? Tem alguns sites que são nossos parceiros e que com certeza vão te ajudar no planejamento!

As reservas de hospedagem eu sempre faço pelo Booking, tanto quando escolho ficar em hotel quanto quando escolho ficar em albergue, porque acho prático e gosto muito do atendimento (já tive que alterar as datas ou trocar de hotel, e eles foram muito atenciosos e ajudaram a resolver rápido). Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

onde-ficar-em-montevideu-dica-de-hostel-em-montevideu
O B&B em que a gente se hospedou em Montevidéu

O seguro viagem é obrigatório em vários países mas é rapidinho de resolver pelo site da Seguros Promo. Você economiza tempo e dinheiro fazendo uma cotação que compara os planos das principais seguradoras, numa tabela em que realmente fica fácil de entender o que está incluído em cada seguro. Tem desconto de 5% se pagar no boleto e mais 5% de desconto para leitores do blog com o cupom VONTADEDEVIAJAR5.

Se quiser adiantar o roteiro e comprar ingressos antecipados para evitar fila, o site Get Your Guide tem atrações no mundo inteiro e também é ótimo para encontrar passeios, tours e bate-e-volta. E se você vai pegar a estrada ou prefere alugar um carro para ter mais flexibilidade no roteiro, a dica é comparar as locadoras e fazer a reserva pelo site RentCars, que dá para pagar em reais, sem IOF.

slow-travel-pastel-de-belem-em-lisboa
Pausa no passeio em Belém, Lisboa: melhor coisa é viajar tranquilo!

Fazendo as reservas a partir dos links indicados aqui, você nos ajuda a manter o blog sem ter que gastar nem 1 centavo a mais por isso 🙂 Os sites nos dão uma pequena comissão pela indicação de um leitor, sem que isso altere o preço para você. E, claro, você pode confiar que a gente só faz parceria com empresas que a gente realmente usa e gosta do serviço!

Se tiver dúvida, é só deixar um comentário que eu respondo 🙂

4 comentários

Deixe uma resposta