De todas as universidades que existem no mundo, eu nunca imaginei que existiria uma Universidade do Gelato! Tinha que ser na Itália, claro. A Carpigiani Gelato University fica em Anzola dell’Emilia, uma comuna de Bolonha, e eu fui lá passar uma tarde para aprender tudo sobre essa delícia italiana que é o gelato.

carpigiani-universidade-do-gelato-em-bolonha-gelateria-italiana

Muita gente confunde gelato com sorvete! São, na verdade, duas coisas diferentes. O gelato contém muito menos gordura e por isso o sabor das frutas ou dos ingredientes é mais intenso, além de ser servido em uma temperatura mais alta que o sorvete, por isso tem aquela cremosidade.

O autêntico gelato é produzido diariamente, com ingredientes frescos e em pequenas quantidades, sendo vendido diretamente ao público consumidor. Talvez seja por isso que é tão gostoso comer gelatos artesanais lá em Bolonha! 🙂

Carpigiani - Universidade do Gelato em Bolonha - Museu do Gelato 2

A Carpigiani tem como missão propagar a cultura do gelato no mundo, além de formar profissionais interessados em abrir sua própria gelateria (às vezes eles fazem cursos em SP também!). Depois da “aula teórica” e o tour pelo Gelato Museum, totalmente dedicado a contar a historia dessa delícia gelada através dos tempos, veio a melhor parte: a aula prática!

Carpigiani - Universidade do Gelato em Bolonha - Museu do Gelato 1

Minha tarefa foi produzir um sorbet de morango, que é feito de dois simples ingredientes: morangos fresquinhos e água! É só lavar os morangos, colocar eles em um liquidificador e bater, depois é hora de colocar a polpa de frutas e na máquina de fazer sorbet junto com água, esperar cinco minutinhos e pronto! Lá estava meu sorbetto alla fragola!

Meu tour terminou da melhor maneira possível, com a prova de todos os sabores que existem na gelateria da Carpigiani! E depois de um verdadeiro banquete, cheguei à conclusão que concordo com Voltaire: “gelato é tão sublime que é um pecado que ele não seja ilegal” 😀

Share

4 Comentários

Exibir Comentários

Deixe uma resposta

Close