Aula de culinária italiana em Bolonha: o verdadeiro macarrão à bolonhesa

O maior orgulho culinário de Bolonha são suas massas feitas de ovos frescos! E não tem jeito melhor de aprender os segredos das verdadeiras pastas italianas do que fazer uma aula de culinária lá mesmo, na capital da Emilia Romagna, destino certo para quem quer fazer um roteiro gastronômico pela Itália.

Aula-de-culinaria-italiana-em-Bolonha-Tortellini-de-ricota
Tortellini de ricota

Eu e a Lola, do blog Geotraveler’s Niche, fizemos juntas um curso de 3 horas na Scuola di Cucina Bologna e nos divertimos aprendendo a fazer três receitas deliciosas: Tagliatelle al ragù alla bolognese, Tortellini de ricota e nhoque ao molho de tomate e manjericão. A Lola é fotógrafa e tirou umas fotos bem legais da gente na cozinha!

Aula de culinaria italiana em Bolonha - Carol na escola de culinaria
Carol na aula de culinária

Começamos pelo nhoque, com a massa de batata e o molho maravilhoso feito com tomates frescos (tem vídeo no Instagram!). Depois foi a vez do tortellini, que é um dos pratos típicos da cidade, normalmente recheado com carne, mortadela, presunto ou queijo.

Aula-de-culinaria-italiana-em-Bolonha-Recheando-o-tortellini
Recheando o tortellini

O espaguete à bolonhesa, que ficou tão famoso no Brasil, não faz parte do cardápio local. Lá na Emilia Romagna a massa tradicionalmente servida com o molho à bolonhesa é o tagliatelle, e foi esse o nosso terceiro prato na aula de culinária.

Além de ensinar as técnicas italianas para preparar uma boa massa, a escola também oferece cursos para aprender a fazer doces como o delicioso tiramisù, e degustações de vinhos que ensinam o participante a acertar na escolha de vinho para cada prato em uma refeição. As aulas podem ser individuais ou em grupo de até 15 pessoas, e os preços vão de 45 a 235 euros para cada.

Eu achei que seria difícil preparar as massas, mas com as dicas do chef Davide acabou sendo bem fácil, e a recompensa não podia ter sido melhor: almoçamos as nossas criações!

Colocar a mão na massa (literalmente) foi sensacional! Voltei pro Rio pronta para repetir as receitas em casa!

Dicas úteis para planejar a sua viagem

Gostou das dicas e ficou com vontade de viajar? Tem alguns sites que são nossos parceiros e que com certeza vão te ajudar no planejamento!

As reservas de hospedagem eu sempre faço pelo Booking, tanto quando escolho ficar em hotel quanto quando escolho ficar em albergue, porque acho prático e gosto muito do atendimento (já tive que alterar as datas ou trocar de hotel, e eles foram muito atenciosos e ajudaram a resolver rápido). Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

onde-ficar-em-montevideu-dica-de-hostel-em-montevideu
O B&B em que a gente se hospedou em Montevidéu

O seguro viagem é obrigatório em vários países mas é rapidinho de resolver pelo site da Seguros Promo. Você economiza tempo e dinheiro fazendo uma cotação que compara os planos das principais seguradoras, numa tabela em que realmente fica fácil de entender o que está incluído em cada seguro. Tem desconto de 5% se pagar no boleto e mais 5% de desconto para leitores do blog com o cupom VONTADEDEVIAJAR5.

Se quiser adiantar o roteiro e comprar ingressos antecipados para evitar fila, o site Get Your Guide tem atrações no mundo inteiro e também é ótimo para encontrar passeios, tours e bate-e-volta. E se você vai pegar a estrada ou prefere alugar um carro para ter mais flexibilidade no roteiro, a dica é comparar as locadoras e fazer a reserva pelo site RentCars, que dá para pagar em reais, sem IOF.

slow-travel-pastel-de-belem-em-lisboa
Pausa no passeio em Belém, Lisboa: melhor coisa é viajar tranquilo!

Fazendo as reservas a partir dos links indicados aqui, você nos ajuda a manter o blog sem ter que gastar nem 1 centavo a mais por isso 🙂 Os sites nos dão uma pequena comissão pela indicação de um leitor, sem que isso altere o preço para você. E, claro, você pode confiar que a gente só faz parceria com empresas que a gente realmente usa e gosta do serviço!

Se tiver dúvida, é só deixar um comentário que eu respondo 🙂

7 comentários

  1. Muito obrigada pelo retorno! Muito atenciosa! Adorei encontrar seu blog! 🙂 Beijos e muito sucesso!!!

  2. Boa Tarde .Dia 7 chego em bolonha e gostaria de fazer o curso de massa no dia 08/05 .seria possivel. E quanto custa

    1. Oi, Rosana! Você pode ver os cursos/preços e fazer inscrição diretamente no site da escola de culinária Bologna Cucina. Beijos e boa viagem!

Deixe uma resposta