O maior orgulho culinário de Bolonha são suas massas feitas de ovos frescos! E não tem jeito melhor de aprender os segredos das verdadeiras pastas italianas do que fazer uma aula de culinária lá mesmo, na capital da Emilia Romagna, destino certo para quem quer fazer um roteiro gastronômico pela Itália.

Aula-de-culinaria-italiana-em-Bolonha-Tortellini-de-ricota

Tortellini de ricota

Eu e a Lola, do blog Geotraveler’s Niche, fizemos juntas um curso de 3 horas na Scuola di Cucina Bologna e nos divertimos aprendendo a fazer três receitas deliciosas: Tagliatelle al ragù alla bolognese, Tortellini de ricota e nhoque ao molho de tomate e manjericão. A Lola é fotógrafa e tirou umas fotos bem legais da gente na cozinha!

Aula de culinaria italiana em Bolonha - Carol na escola de culinaria

Carol na aula de culinária

Começamos pelo nhoque, com a massa de batata e o molho maravilhoso feito com tomates frescos (tem vídeo no Instagram!). Depois foi a vez do tortellini, que é um dos pratos típicos da cidade, normalmente recheado com carne, mortadela, presunto ou queijo.

Aula-de-culinaria-italiana-em-Bolonha-Recheando-o-tortellini

Recheando o tortellini

O espaguete à bolonhesa, que ficou tão famoso no Brasil, não faz parte do cardápio local. Lá na Emilia Romagna a massa tradicionalmente servida com o molho à bolonhesa é o tagliatelle, e foi esse o nosso terceiro prato na aula de culinária.

Além de ensinar as técnicas italianas para preparar uma boa massa, a escola também oferece cursos para aprender a fazer doces como o delicioso tiramisù, e degustações de vinhos que ensinam o participante a acertar na escolha de vinho para cada prato em uma refeição. As aulas podem ser individuais ou em grupo de até 15 pessoas, e os preços vão de 45 a 235 euros para cada.

Eu achei que seria difícil preparar as massas, mas com as dicas do chef Davide acabou sendo bem fácil, e a recompensa não podia ter sido melhor: almoçamos as nossas criações!

Colocar a mão na massa (literalmente) foi sensacional! Voltei pro Rio pronta para repetir as receitas em casa!

Share

7 Comentários

Exibir Comentários

Deixe uma resposta

Close