Em busca do melhor gelato de Bolonha
Eu tenho que confessar que fui embora da Itália apaixonada… apaixonada por uma sobremesa que muitas vezes serviu de refeição pela maravilha que é: o gelato!
Não é sorvete, é gelato! (Sim, eu aprendi a diferença quando fiz aquela aula na Carpigiani). E cada vez que eu passava na frente de uma gelateria, eu conseguia sentir meu estômago perguntando: E ai, não vai entrar não? Nem pra provar? Entra, vai!!!
A gastronomia é o forte na região da Emilia Romagna, e eu vivenciei cada sabor no tour para conhecer a produção de queijo parmesão e na aula de culinária bolonhesa! Na categoria dos doces, nada mais genuinamente italiano que o gelato para ter adoçado a semana que passei por lá.
De todas as gelaterias de Bolonha que experimentei (não foram poucas!), essas aqui foram as minhas 5 preferidas, que entram para a lista de gelaterias imperdíveis para se deliciar na Itália:
1. Cremeria Funivia
Com inúmeros sabores, a Cremeria Funivia faz fila dobrando o quarteirão! Todo mundo quer comer um dos melhores gelatos artesanais da cidade. Minhas escolhas foram o gelato super cremoso de pistache, San Luca (chocolate branco com flocos de arroz torrados) e Alice (mascarpone com chocolate derretido). Endereço: Piazza Cavour, 1/d-e (fecha às segundas)
2. La Sorbetteria Castiglione
Com ingredientes 100% naturais, a Sorbetteria Castiglione é famosa por suas variações de gelatos feitos com chocolate. Optei pelo gelato de pistache (sempre ele!) e experimentei também o Cremino Ludovico, feito com creme de chocolate e pedaços de avelã de piemonte caramelizadas. Endereço: Via Castiglione, 44
3. Grom
Originária de Turim, na Itália, a sorveteria Grom se orgulha de usar apenas ingredientes frescos e orgânicos e seus sorvetes são sem glúten. Já sou fã de Grom de outras viagens – Paris, Milão… – e dessa vez o sabor escolhido foi a Crema di Grom, combinação de creme de ovos com biscoito e gotas de chocolate. Endereço: Via D’Azeglio, 13
4. Cremeria Santo Stefano
A decoração da Cremeria Santo Stefano é super fofa, com detalhes em madeira dando um toque caseiro, e a experiência sensorial dos sabores é única! Optei pelos sorbets de limão e de framboesa, mas com certeza voltaria lá para provar outros! Endereço: Via Santo Stefano, 70 (fecha às segundas)
5. Gelateria Gianni
A mais antiga da lista, aberta desde 1976, a pequena Gelateria Gianni não chama a atenção de quem passa na porta dela, mas é uma das mais queridas dos bolonheses! Minha escolha foi o gelato de pistache, claro, meu sabor favorito que fiz questão de provar em todas as gelaterias que fui! :) Mas eles também têm seus sabores especiais, incluindo alguns inspirados na Divina Comédia – com direito a “inferno” de cereja preta com pedaços de wafer e “paraíso” de mascarpone e creme de whisky! Endereço: Via Montegrappa, 11
Leia também: