O que fazer em Verona, Itália: uma surpresa a caminho de Veneza

Verona entrou nos planos de viagem meio por acaso. Queríamos ir de Amsterdam para Veneza e encontramos uma passagem low cost da Transavia da capital holandesa para Verona, de onde se chega em Veneza em apenas 1h de trem.

O que fazer em Verona Italia - Rio Adige ponte
Rio Adige: indo para o centro histórico

Aproveitamos para descobrir o que fazer em Verona: encontramos uma cidade rica em arquitetura e história, nos inspiramos no roteiro de Romeu e Julieta, e ainda fizemos um pitstop em Pádua antes de seguir para Veneza. Foi um roteiro muito charmoso pela região do Veneto!

O que fazer em Verona: principais atrações

Em Verona dá para fazer quase tudo a pé. Todos os pontos de interesse ficam a, no máximo, 20 minutos da Arena, que é um grande ponto de referência no centro histórico. É só organizar o roteiro direitinho para evitar ziguezagues desnecessários.

Verona - Casa de Julieta em Verona
Casa de Julieta: a literatura no mundo real

As atrações mais famosas são o Castelvecchio, a Torre dei Lamberti, a Casa di Giulietta e a Arena de Verona. Eu também gostei bastante de visitar o Giardino Giusti e a Basília de San Zeno. Com 2 dias na cidade, dá para fazer tudo isso e mais um pouco.

Leia mais: o roteiro completo de Romeu e Julieta em Verona
O que fazer em Verona Italia - Arche Scaligere torres goticas
Arche Scaligere: torres góticas

Também vale a pena passear nos arredores da Piazza delle Erbe e se perder pelas ruas do centro histórico para encontrar outras surpresas, como as torres góticas Arche Scaligere, que servem de mausoléus da família Scaliger, na esquina da Casa de Romeu.

Castelvecchio e Ponte Scaligero

O Castelvecchio foi o primeiro lugar que a gente visitou! A mais importante construção militar da dinastia Scaliger, que governou Verona na Idade Média, hoje é um museu de arte veronense e veneziana.

A muralha com os arcos em formato de M se tornou uma das marcas registradas da cidade.

Além de ver a exposição e passear pelos jardins, também vale apreciar a vista da Ponte Scaligero sobre o rio Adige. Uma das paisagens mais bonitas de Verona!

O que fazer em Verona Italia - Ponte Scaligere
Ponte Scaligere: a ponte do castelo

Arena de Verona: dos gladiadores às óperas

Maior atração da cidade, é um ponto de referência no centro histórico. Construída há 2 mil anos, no fim do reinado de Augusto, é a terceira maior arena da Itália, depois do Coliseu e do anfiteatro de Capua (onde se passa o seriado Spartacus).

O que fazer em Verona Italia - Arena de Verona
Nas arquibancadas da Arena de Verona

Das lutas de gladiadores aos festivais de ópera, a Arena de Verona teve diversas funções ao longo de sua existência.

Quem visita durante o verão pode ter a sorte de ver concertos de compositores italianos, como Verdi, ou montagens de Romeu e Julieta, mas até shows de rock acontecem na Arena.

Verona - Coracao na Arena de Verona
Coração ao lado da Arena de Verona

Não tinha nada em cartaz nos dias na nossa viagem, mas conhecemos a Arena de Verona durante o dia para ver essa construção romana de perto!

Torre dei Lamberti: Verona vista do alto

Com 84 metros de altura, a Torre dei Lamberti é a torre mais alta de Verona e tem uma vista linda sobre o centro histórico, com os campanários das igrejas em meio a tantas construções de tijolinhos.

O que fazer em Verona Italia - Torre dei Lamberti vista do Duomo de Verona
Duomo visto da Torre dei Lamberti

Original do século 12, a torre teve que ser reconstruída no século 15 depois de ser atingida por um raio. Mas os sinos até hoje ainda são os originais (e quem visita na hora cheia sabe que estão funcionando muito bem! rs)

São 368 degraus para chegar no topo, mas tem um elevador para quem quiser uma carona nos primeiros 243 🙂

O que fazer em Verona Italia - Torre dei Lamberti vista da Basilica de Santa Anastasia
Basílica de Santa Anastásia vista da Torre

O mesmo ingresso da Torre dei Lamberti também é válido para a Galeria de Arte Moderna Achille Forti, que fica bem ao pé da torre, no Palazzo della Ragione. Interessante conhecer os artistas modernos italianos, eu conhecia mais os franceses e espanhóis…

Igrejas históricas de Verona

Em Verona, como em toda cidade da Itália, há igrejas por todo lado. São tantas que tem até igreja que virou restaurante! (Anota aí: Igreja de San Matteo é um bom lugar para jantar!)

O que fazer em Verona Italia - Restaurante Igreja de San Matteo
Restaurante Igreja de San Matteo

Nós fizemos o percurso Chiese Verona, que inclui 4 igrejas históricas da cidade e é interessante para conhecer a arquitetura e a arte medieval da Itália.

Pelo lado de fora, as igrejas impressionam pelo tamanho, nem tanto pela beleza. Mas não se deixe enganar pelas fachadas “cruas” – por dentro, elas revelam altares ornamentados, criptas subterrâneas e muitos afrescos.

O que fazer em Verona Italia - Igrejas de Verona Basilica de San Zeno
Basílica de San Zeno

Cada uma das 4 igrejas tem seu charme! Na Basílica de San Zeno, vale ver a cripta que guarda as relíquias do padroeiro da cidade, e lindo jardim interno.

No Duomo de Verona, os afrescos do altar principal e o batistério San Giovanni in Fonte são as obras que mais chamam a atenção.

Na Igreja de San Fermo, é interessante ver que a frente da fachada é típica da arquitetura românica, enquanto a parte de trás é gótica. Também vale conhecer a Igreja Inferior, escondida no subsolo, bem diferente daquela do nível principal.

A quarta igreja é a Basílica de Santa Anastasia, a maior igreja de Verona e com certeza a mais bonita por dentro, com o teto da nave central ricamente decorado e 12 colunas do tradicional mármore de Verona.

O que fazer em Verona Italia - Igrejas de Verona Basilica de Santa Anastasia
Basílica de Santa Anastásia

Verona Card vale a pena?

O Verona Card é um passe turístico que dá acesso às principais atrações da cidade. Há duas versões: o passe de 24 horas, que custa 18 euros, ou o passe de 48 horas, que custa 22 euros.

Considerando que o ingresso avulso da Arena de Verona custa 10 euros e os ingressos da Casa di Giulietta e do Castelvecchio custam 6 euros cada, o Verona Card já se paga pela praticidade de não ter que retirar ingresso ou pegar fila.

O que fazer em Verona Italia - Torre dei Lamberti
Torre dei Lamberti no alto de Verona

Com o cartão, você também pode usar o transporte público, que pode ser útil para atrações um pouco mais distantes do centro, como a Basílica de San Zeno.

As únicas atrações que não estão incluídas no Verona Card são o Giardino Giusti, o Museu Africano e o AMO Arena Museu Opera. Em compensação, para quem tem mais tempo e curiosidade, o Verona Card dá acesso museus inusitados como o Museu do Rádio de Época, o Museu da Tipografia Antiga e o Museu Lapidário Maffeiano.

O que fazer em Verona Italia - Rio Adige
Rio Adige: nas pontes de Verona

O cartão pode ser comprado nas bilheterias das atrações ou no escritório de turismo na Piazza Brà. O tempo de validade começa a contar o tempo a partir da primeira entrada.

Onde ficar em Verona: hotéis no centro

Nós ficamos no Ai Giardini B&B, que fica um pouco fora do centro histórico, mas em 15 minutinhos a pé já chegávamos na Arena. Caminhamos por toda a cidade sem muita necessidade de pegar ônibus ou taxi, mesmo à noite.

O Ai Giardini B&B é uma pousada com bom custo-benefício: simples e confortável, quartos com suíte, café da manhã incluído. A decoração kitsch é algo à parte! Hahaha

O centro histórico também outras boas opções como o B&Bs Verona’s Inn e a Residenza Cuordi Verona, que ficam perto da Arena, e a Residenza Cantore e o Relais La Torre, que ficam entre a Arena e a Casa di Giulietta.

O que fazer em Verona Italia - Arco dei Gavi
Arco dei Gavi: antigo portão de Verona

Se estiver procurando hotéis ainda mais românticos, o Massimago Wine Suites e o Corte Realdi Apartments têm quartos enormes e bem decorados (cada um a seu estilo) em prédios históricos e bem localizados.

Programe-se: as atrações fecham às segundas de manhã

A Casa di Giulietta, a Arena de Verona, o Castelvecchio e outras atrações ficam fechadas às segundas de manhã, e abrem ao público apenas às 13h30. Aproveite esse tempo para fazer o roteiro das igrejas históricas, subir a Torre dei Lamberti e conhecer belíssimo jardim Giardino Giusti.

O que fazer em Verona Italia - Igrejas de Verona Duomo de Verona
Duomo de Verona: igrejas imensas

Assim como aconteceu da outra vez que viajei para Veneza (que peguei um voo da Ryanair até Bergamo para depois seguir de trem), a parada em Verona foi uma boa surpresa na nossa viagem!

No fim das contas, a falta de vôos diretos faz a gente conhecer um lado da Itália que é bem diferente de Veneza e torna o roteiro ainda mais interessante!

O que fazer em Verona - Giardino Giusti Jardim Renascentista
Giardino Giusti: um dos meus lugares preferidos em Verona

Se as passagens low costs da Europa te levarem para Bergamo ou Verona, deixe um 1 ou 2 dias a mais no roteiro e se permita curtir o que aparecer pelo caminho 😉

Giardino Giusti: um jardim romântico em Verona
banner booking 510x65

1 comentário

Deixe uma resposta