O que fazer em Miraflores, Lima

Miraflores é uma região bastante popular entre os viajantes que vão para o Peru, por suas excelentes opções de hotéis e restaurantes. É também um lugar muito bonito e agradável de circular, especialmente pelo Malecón de Miraflores, que é um calçadão à beira mar, com vista para a imensidão do Pacífico.

Para aproveitar cada momento da viagem (e provar que Lima é mais do que uma escala a caminho de Cusco!), anota essas dicas de o que fazer, onde comer e onde ficar em Miraflores.

O beijo no Parque do Amor

Malecon de Miraflores: escultura O Beijo no Parque del Amor
Malecon de Miraflores: escultura O Beijo no Parque del Amor

O maior cartão postal de Miraflores é a estátua do beijo que fica no Parque do Amor. A estátua feita pelo artista peruano Victor Delfín mostra um beijo apaixonado de um casal, tendo o Oceano Pacífico como pano de fundo. Ao redor da estátua, ao longo do Malecón de Miraflores, foram criadas bancos em formato ondulado cobertos de mosaicos coloridos – ao estilo do Parque Güell de Gaudí, em Barcelona.

Os pedacinhos de cerâmica formam desenhos de flores e trechos de poemas com referência a grandes histórias de amor da literatura, mas também alguns casais da vida real. Declarações de amor eterno e confissões de partir o coração fazem um mirante lindo para ver o mar. Se você der sorte de pegar uma tarde que não esteja com o céu nublado em Lima, aproveite para ver o pôr-do-sol no Parque do Amor.

Shopping Larcomar, em Miraflores

Shopping Larcomar, em Miraflores
Shopping Larcomar, em Miraflores

Eu torço nariz quando alguém me recomenda visitar um shopping durante uma viagem. Mas o Shopping Larcomar se provou uma boa exceção. A começar pela curiosidade quando cheguei no endereço: encontrei uma praça, cheia de grupos de amigos, skatistas e casais. Não tinha nenhum prédio espelhado, nenhuma torre. Cadê o shopping? Embaixo dessa praça! O Larcomar foi construído na falésia de Miraflores, de frente para o Oceano Pacífico. Para entrar, você desce pela lateral da rocha.

Os restaurantes têm vista para o mar e as lojas ficam a céu aberto – tirando proveito do fato de que em Lima praticamente não chove. Restaurantes como Mangos, Tanta ou Popular são uma boa dica para almoçar ou jantar. Para quem quer fazer compras em Lima, as grandes marcas estão nesse shopping, mas os souvenirs mais tradicionais você encontra nas lojas de artesanato da Avenida Petit Thouars.

LUM – Lugar de la Memória

O que fazer em Lima Peru - Lugar de la Memoria instalacoes interativas no museu
Lugar de la Memoria: instalações interativas no museu

O Peru surpreendeu com a criação desse museu que aborda a história recente do país de forma bastante aberta e crítica. Inaugurado no fim de 2015, o Lugar de la Memoria, la Tolerancia y la Inclusión Social discute questões de direitos humanos, com foco no período de violência vivido pelo Peru entre 1980 e 2000. Os conflitos dos grupos terroristas Sendero Luminoso e Movimiento Revolucionario Túpac Amaru (MRTA) com o estado peruano tiveram fortes consequências na sociedade e na economia do país.

A história é contada com recursos interativos, depoimentos em vídeo e instalações que combinam pesquisa histórica e arte. A exposição é forte mas interessantíssima de visitar. A arquitetura do museu, premiada em toda a América do Sul, também é intrigante: a construção foi feita nas falésias de Miraflores, com vista para o mar.

Sítio arqueológico Huaca Pucllana

O que fazer em Miraflores Lima Peru - Sitio arqueologico Huacca Pucllana
Sitio arqueológico Huacca Pucllana, no meio de Miraflores

Em pleno centro urbano, em um bairro moderno como Miraflores, existe um sítio arqueológico que é um dos programas mais interessantes da capital peruana. Huaca Pucllana foi construído em 650 pelo povo Lima como um templo cerimonial. Foi incorporado pela cultura Wari como cemitério e pela cultura Ychsma como lugar para rituais sagrados. Na visita guiada, a gente aprende sobre as culturas desses diferentes povos que habitaram a região nos últimos 1.400 anos, incluindo ofícios, artefatos, religião e sua relação com a terra e com a morte.

O templo sobreviveu através dos séculos pela técnica de construção (com os tijolos colocados verticalmente, como se fossem prateleiras de livros), que foi capaz de absorver o impacto dos terremotos que destruíram grande parte da cidade. Mas também pela perspicácia dos nativos quando os espanhóis estavam chegando: sabendo que os colonizadores vinham destruindo muito do que encontravam por aqui, cobriram a pirâmide de terra para parecer uma colina natural. O templo foi redescoberto séculos depois e o trabalho de arqueologia no local só começou em 1980 (e ainda está em andamento!).

Drinks no Mercado 28

Restaurantes em Miraflores Lima - Mercado 28
Mercado 28: espaço gastronômico em Lima

Mercado 28 é um daqueles espaços gastronômicos que reúnem estandes de diferentes restaurantes. Tem hambúrguer, tem tapas, tem sushi e tem ceviches (que no Peru se escreve com B, “cebiches”). E tem drinks, muitos drinks! As mesas e balcões ficam no centro, às vezes com música ao vivo. É um lugar legal para comer e ver gente interessante ;)

Veja outras dicas de onde comer em Miraflores. Às sextas e sábados, aproveite também os bares da Rua San Ramón, que fica ao lado do Parque Kennedy.

Onde ficar em Miraflores

Onde ficar em Lima Miraflores - Belma Boutique B&B
Belma Boutique B&B: nosso hotel em Miraflores

Miraflores é um dos distritos mais bonitos de Lima e também um dos mais seguros. A Avenida Jose Larco e o Shopping Larcomar são boas referências de localização. Algumas dicas de hospedagem são o Belma Boutique (B&B), o hotel Terra Viva e o Libre Best Western (3 estrelas), o Kokopelli e o Kaclla (hostels). Você também pode inserir as datas da sua viagem e navegar pelo mapa abaixo para ver outras opções, por preço e localização.

Miraflores fica a 8 km ao sul do centro histórico e a 18 km do aeroporto internacional Jorge Chávez – porém os trajetos podem demorar pelos zig zags para contornar as falésias e pelo trânsito caótico de Lima. Os ônibus são o transporte mais barato mas não são rápidos e costumam estar cheios. O Uber é uma opção prática e com bom custo-benefício, especialmente se você estiver viajando com 2 ou 3 pessoas.

Booking.com

Dicas para a sua viagem a Lima

Ao chegar em Lima, procure uma loja da Claro ou da Entel para comprar um chip de celular. Com internet local, além de usar as redes sociais e postar fotos da viagem (usa a #vontadedeviajar para a gente ver!), você tem a facilidade de poder pedir Uber em qualquer lugar, sem depender de encontrar WiFi.

E não viaje sem um seguro viagem, que pode oferecer assistência em caso de imprevistos – não apenas emergências médicas, mas também cancelamento de vôo, bagagem extraviada e até acidentes de trânsito. Para encontrar um seguro viagem com bom custo-benefício, gosto de usar esse comparador que mostra preços de diferentes seguradoras e qual a cobertura de cada uma.

Não se deixe intimidar pelo trânsito alucinado nem se desanime com céu nublado de Lima. A capital do Peru tem muitos passeios interessantes para oferecer, e vale ir de coração aberto para se surpreender!