Leiteria de Dresden: a loja vintage de queijos artesanais

A Molkerei Pfunds é uma tradicional leiteria de Dresden, listada no Guiness World Records como a mais bonita do mundo, e certamente uma parada deliciosa num roteiro de viagem pela Alemanha!

Construída em 1891, é toda decorada com porcelanas e azulejos pintados à mão. Do chão ao teto, as cenas de fazenda, flores e anjos parecem ter buscado inspiração na Holanda, pois lembram um pouco aquele estilo das porcelanas de Delft.

Molkerei Pfunds - interior da historica leiteria de Dresden
A loja que é uma caixinha de joias

Chegamos lá pouco antes das 6h da tarde, perto da hora de fechar, e a loja não estava cheia. Mas li que, durante a alta temporada, o movimento costuma ser forte o dia todo e chega a ser difícil arranjar um espaço perto do balcão – às vezes, a Molkerei recebe mais de mil visitantes em um único dia.

Nosso plano original era fazer a degustação de queijos (que custa € 15,50 com direito a uma taça de vinho), mas tínhamos almoçado tarde naquele dia e então compramos queijos deliciosos para comer depois. Ficaram ótimos com as cervejas tchecas que a gente tinha comprado em Praga (veja como foi nosso roteiro de viagem).

Molkerei Pfunds - a tradicional leiteria de Dresden
Molkerei Pfunds, a tradicional leiteria de Dresden

Se não estiver com apetite (ou orçamento) para tanto, com apenas 1 euro você prova um copo de leite super fresco e gostoso. E, como a Pfunds foi a primeira a produzir leite condensado na Alemanha, uma provinha do doce também é super recomendada.

Levamos também uns sabonetes e cremes à base de leite para dar de presente. Ainda que não tenham sido os souvenirs mais baratos, acho mais legal prestigiar uma loja de produção local e artesanal que comprar bugigangas made in China.

Molkerei Pfunds - Detalhe do azulejo e sabonetes de leite em latas vintage
Detalhe do azulejo e sabonetes de leite em latas vintage

Sem contar que a história do lugar é incrível. O negócio de Paul Pfunds, que tinha começado com apenas 6 vaquinhas, se tornou um dos grandes símbolos de prosperidade do Império Saxão e sobreviveu aos períodos mais difíceis da Alemanha.

Por sorte, a loja não foi atingida durante o terrível bombardeio que arrasou a cidade de Dresden na Segunda Guerra Mundial. Depois, sobreviveu também ao período socialista da República Democrática Alemã (RDA), quando a loja foi estatizada, em 1972, e por pouco não sofreu uma reforma que lhe destruiria as paredes de azulejos.

Foto: Leuchten Manufactur
Lustres e azulejos – Foto: Leuchten Manufactur

Com a queda do Muro de Berlim e reunificação da Alemanha, em 1989, a Molkerei Pfunds foi devolvida a um bisneto do fundador, que reabriu a leiteria ao público em 1995.

A loja não fica na região mais turística de Dresden, mas vale a pena sair um pouquinho do centro para visitar. Nós fomos a pé e levamos cerca de meia hora – atravessamos a Augustusbrücke (ponte mais próxima do Dresdener Zwinger), passamos pelo Cavaleiro Dourado e seguimos a Bautzner Strasse até chegar o número 79. É meio longe, talvez valha a pena pegar um tram ao menos em um trecho do caminho.

Molkerei Pfunds - Fachada da famosa leiteria de Dresden
Simples por fora, deslumbrante por dentro

A Molkerei Pfunds funciona diariamente das 10h às 18h, domingos e feriados até 15h. A lanchonete do segundo andar fica aberta por 2 horas a mais todos os dias. Lá, as especialidades são os sanduíches de queijo, o cheesecake e os sorvetes.

Leia também:

O delicioso mercado gourmet de Munique
As confeitarias mais tradicionais do mundo
banner booking 510x65

6 comentários

  1. Dresden é uma das cidades que mais me emocionou na vida, estive lá num dia muito marcante para a história local. Mas a parte disso, estava fazendo -13 graus e encontrar esse lugar incrível para um chocolate quente foi realmente restaurador da dignidade humana. Bem, tudo isso para dizer que passar em Dresden um dia, ou algumas horas, é garantir vários uaus na viagem, não só nas fotos, mas no conhecimento histórico. Uma cidade linda, com muito conteúdo.

Deixe uma resposta


Close