Viktualienmarkt: gastronomia em Munique

Começamos a procurar o Viktualienmarkt por um motivo muito simples: eu e Leticia somos chocólatras e queríamos conhecer a Milka Welt, uma loja temática do chocolate Milka bem no centro de Munique, pertinho da Marienplatz. Mas o que a gente encontrou foi muito mais legal do que eu poderia imaginar.

Viktualienmarkt - Schrannenhalle galeria gourmet Munique - Foto Matthias Kling
Schrannenhalle, galeria gourmet em Munique – Foto: Matthias Kling

A Milka Welt fica no subsolo da Schrannenhalle, uma galeria maravilhosa com bistrôs franceses e produtos gourmet de todo tipo.

Além de uma grande delicatessen, a Schrannenhalle tem estandes de produtos artesanais vendendo desde pães e azeitonas até vinhos e licores.

Viktualienmarkt - Schrannenhalle gastronomia em Munique
Schrannenhalle: gastronomia em Munique

O antigo galpão, onde em meados de 1850 funcionava um mercado de grãos, passou mais de um século fechado e foi totalmente reformado em 2011, quando ganhou esse jeito moderninho.

Ficamos doidos querendo experimentar tudo, levar tudo – pena que ainda tínhamos muitos dias de viagem pela frente e pouco espaço na mala.

Veja ofertas de hotéis em Munique no Booking.com
Viktualienmarkt - Produtos locais em Munique
Produtos locais em Munique

Aproveitamos para jantar ali e saboreamos bons crepes por razoáveis 8 euros. Ficamos na Schrannenhalle até a hora de fechar, umas 20h.

Pegamos bastante chuva na nossa viagem, mas com o tempo aberto também é legal passear pela feira que fica ao lado da galeria, que dá o nome à praça Viktualienmarkt. Flores, frutas, carnes, queijos… Tudo fresquinho de produtores locais.

Viktualienmarkt - Feira Gastronomia em Munique
Estandes de queijos, vinhos e outros produtos gourmet

O Viktualienmarkt é um dos mercados mais antigos de Munique e uma ótima opção pro almoço depois de passear pelo centro da cidade. As barraquinhas abrem de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados até 15h.

Como não poderia deixar de ser, a praça também tem um biergarten. Os bávaros não perdem uma oportunidade de tomar uma boa cerveja num daquelas mesas grandes de picnic.

Viktualienmarkt - Biergarten em Munique Alemanha
Biergarten de Viktualienmarkt, em Munique

Para acompanhar a caneca (que custa uns € 7 ou 8), o quiosque vende as típicas carnes de porco, mas há quem traga comida da feira ao lado ou até dos fast foods ali em volta.

Esse é um dos biergartens dos mais tradicionais de Munique, e um dos poucos a servir todas as 6 marcas de cervejas produzidas na região. A cada 6 semanas eles alternam de fornecedor – ora servindo Augustiner, ora Paulaner e assim por diante com a Hacker-Pschorr, a Löwenbräu, a Hofbräu e a Spaten.

Viktualienmarkt - Maibaum de Munique - fotos do blog Historias da Di e Wikimedia Commons
O folclórico Maibaum – Foto: Histórias da Di

O poste gigante e decorado no meio da praça é o Maibaum, um mastro pintado de azul e branco (as cores da Baviera) que, mantendo a tradição medieval, é erguido todo ano no dia 1º de maio para celebrar a chegada da primavera, com direito a uma grande festa na praça!

E a loja da Milka, que tinha levado a gente até Schrannenhalle? Era tudo o que a gente esperava 🙂

Viktualienmarkt - Loja da Milka em Munique - Alemanha
Chocolate em todas as combinações

Tem artigos de cozinha, latinhas vintage, vaquinhas roxas de pelúcia e uma variedade inacreditável de sabores de chocolate – com castanha, com menta, com morango, com creme e com mil outras coisas que eu nem sabia que existiam. E tem Toblerone também! 🙂

Com 5 euros já dá pra sair de lá com uma sacolinha de biscoitos, bombons e barras de chocolate.

Viktualienmarkt - Milka Welt em Munique
Milka Welt: chocolate em Munique

O único problema é que, depois da viagem, quando o chocolate acaba, a gente fica triste de não ter todos essas variedades de Milka aqui no Brasil. Tô sonhando até hoje com um waffle recheado que comprei lá! Quando você estiver em Munique, traz um pacote pra mim!? 😀

Atualização: em novembro de 2015, a galeria Schrannenhalle foi reinaugurada como a Eataly Munich – você pode saber mais no blog Destino Munique. Infelizmente não tem mais loja da Milka, mas ainda tem massas, crepes e vários produtos gourmet!

Leia também:

Residenz, o palácio real da Bavária
Surf de rio no Englischer Garten
3 hostels para ficar em Munique

Dicas úteis para planejar a sua viagem

Gostou das dicas e ficou com vontade de viajar? Tem alguns sites que são nossos parceiros e que com certeza vão te ajudar no planejamento!

As reservas de hospedagem eu sempre faço pelo Booking, tanto quando escolho ficar em hotel quanto quando escolho ficar em albergue, porque acho prático e gosto muito do atendimento (já tive que alterar as datas ou trocar de hotel, e eles foram muito atenciosos e ajudaram a resolver rápido). Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

onde-ficar-em-montevideu-dica-de-hostel-em-montevideu
O B&B em que a gente se hospedou em Montevidéu

O seguro viagem é obrigatório em vários países mas é rapidinho de resolver pelo site da Seguros Promo. Você economiza tempo e dinheiro fazendo uma cotação que compara os planos das principais seguradoras, numa tabela em que realmente fica fácil de entender o que está incluído em cada seguro. Tem desconto de 5% se pagar no boleto e mais 5% de desconto para leitores do blog com o cupom VONTADEDEVIAJAR5.

Se quiser adiantar o roteiro e comprar ingressos antecipados para evitar fila, o site Get Your Guide tem atrações no mundo inteiro e também é ótimo para encontrar passeios, tours e bate-e-volta. E se você vai pegar a estrada ou prefere alugar um carro para ter mais flexibilidade no roteiro, a dica é comparar as locadoras e fazer a reserva pelo site RentCars, que dá para pagar em reais, sem IOF.

slow-travel-pastel-de-belem-em-lisboa
Pausa no passeio em Belém, Lisboa: melhor coisa é viajar tranquilo!

Fazendo as reservas a partir dos links indicados aqui, você nos ajuda a manter o blog sem ter que gastar nem 1 centavo a mais por isso 🙂 Os sites nos dão uma pequena comissão pela indicação de um leitor, sem que isso altere o preço para você. E, claro, você pode confiar que a gente só faz parceria com empresas que a gente realmente usa e gosta do serviço!

Se tiver dúvida, é só deixar um comentário que eu respondo 🙂

6 comentários

  1. Pingback: pracaquatro4

Deixe uma resposta