Onde comer no Lower East Side: restaurantes judaicos em Nova York

O Lower East Side passou um tempo esquecido nos roteiros de viagem para Nova York mas nos últimos anos voltou à cena com novos hotéis, restaurantes e a badalação de Williamsburg logo ali do outro lado da ponte 🙂

O crescimento do Tenement Museum, que tem cada vez mais excursões legais para fazer, já é uma ótima desculpa para conhecer um pouquinho deste bairro tão instigante! Para o passeio ficar completo, que tal aproveitar para experimentar um pouquinho da culinária de tradição judaica do Lower East Side?

Katz’s Delicatessen

Onde comer no Lower East Side - Katz Delicatessen - Sanduiche de pastrami
O clássico sanduiche de pastrami – Foto: Katz’s Delicatessen

O restaurante mais famoso da região é a Katz’s Delicatessen, que fica no endereço 205 East Houston, esquina com a Ludlow Street. É uma clássica deli judaica, que existe desde 1888 e mantém o clima retrô e sem frescura. Os sanduíches são enormes, super caprichados no recheio!

Se você quer descobrir por que o Joey da série Friends ama tanto sanduíche de pastrami, aqui é o lugar. E para quem lembra da comédia romântica Harry e Sally, tem uma plaquinha que indica onde a Meg Ryan performou aquela cena emblemática do filme!

Essex Street Market

Essex Street Market - Mural Gera Lozano 2016 - Foto Evan Bindelglass via New York Yimby
Essex Street Market colorido com o mural Gera Lozano, em 2016 – Foto: Evan Bindelglass

Se quiser algo diferente, e ainda na ideia de conhecer a história do bairro, pode dar um pulo no Essex Street Market para encontrar delicatessens, lojas de culinária étnica e produtos gourmet.

Criado em 1940, o mercado foi um projeto do prefeito LaGuardia para reduzir o comércio de rua que fazia do Lower East Side era um lugar caótico. Agora em 2018, o mercado vai se mudar para um novo espaço, mais moderinho, como parte de um projeto de revitalização (gentrificação?) do bairro.

Russ & Daughter’s Café

Onde comer no Lower East Side - Russ and Daughters Cafe - Latkes com caviar
Latkes com caviar – Foto: Russ & Daughter’s Café

Mais no estilo bistrô tem o Russ & Daughter’s Café, na Orchard Street nº 127. Inaugurado em 2014, é derivado da tradicional loja Russ & Daughter’s, e usa os ingredientes de lá para o menu.

O dono da loja começou como um dos muitos comerciantes de rua do bairro, e foi o primeiro na história dos EUA a reconhecer suas filhas como sócias (era muito comum ver lojas com nome Fulano & Filhos, mas era raro as mulheres assumirem os negócios da família).

Tour gastronômico do Tenement Museum

Tenement Museum - Comidas do Lower East Side
Comidas do Lower East Side – Foto: Tenement Museum

Se você se planejar com antecedência, uma ideia legal é fazer o tour Foods of the Lower East Side ou a degustação Tastings at the Tenement, organizados pelo Tenement Museum.

Enquanto a gente experimenta comidas típicas judaicas, chinesas e de outras várias influências, os guias contam a história do bairro e mostram como a culinária dos imigrantes transformou o cardápio novaiorquino.

Tenement Museum - Otica Moscot Lower East Side decada de 70
Barraquinhas de rua no Lower East Side na década de 70 – Foto: acervo Tenement Museum

As atividades são oferecidas pelo museu às quintas, sextas e sábados. Tem que comprar ingresso antecipado pelo site, pois o passeio é feito em grupos pequenos e as vagas são limitadas (não deixe para a última hora!).

Se não der para fazer o tour ou se você prefere explorar a gastronomia do bairro por conta própria, aqui tem um mapa de restaurantes no Lower East Side, com as indicações do Tenement para comer antes ou depois de visitar as exposições incríveis do museu!

Veja mais dicas de passeios diferentes para fazer em Nova York