10 dicas para conhecer o lado diferentão de São Francisco

San Francisco é um lugar incrível! Muito movimento, muita gente pelas ruas. As pessoas da cidade têm um jeito que é só delas… Você sente a singularidade em cada canto.

Uma singularidade tão diferente do que se está acostumado, que a gente chega a ter a sensação de que seus habitantes são ligeiramente loucos ou, no mínimo, excêntricos. Na maneira de se vestir, de falar, de andar, enfim. Essas idiossincrasias foram um dos pontos que me fizeram me apaixonar pela cidade.

O que fazer em San Francisco California - Street style
San Francisco, melhor cidade ♥

A diferença se faz sentir também de modo bastante positivo quando se pensa que San Francisco é vista mundialmente como a capital gay, e um dos lugares que mais acolhe a diversidade. Isso não é mito não. É visível e perceptível. E muito divertido de se observar!

Para além de todas as atrações turísticas, o que eu realmente gostei de fazer na viagem foi caminhar e observar. Acho que essa é a melhor maneira de captar a energia de um lugar. Qualquer lugar. Mas San Francisco é definitivamente um dos que merece esse tempo.

O que fazer em San Francisco California - Livraria Dog Eared Books
A charmosa livraria Dog Eared Books

Para sentir esse jeito diferentão de San Francisco, compartilho algumas dicas das experiências mais legais que tive na Califórnia!

Aproveitar a culinária eclética

San Francisco tem uma culinária diversificada, com influências do mundo inteiro. Em uma semana, eu provei comida vietnamita, indiana, etíope, chinesa, mexicana, tailandesa, salvadorenha… São muitos restaurantes deliciosos, e uma variedade gastronômica que não se vê em qualquer lugar!

O que fazer em San Francisco California - Bun Mee vietnamita
Lanche no vietnamita Bun Mee

Flanar pelas ruas do Castro

Um dos bairros mais descolados e divertidos de San Francisco, Castro é uma espécie de epicentro do movimento LGBT+ (já viu o filme Milk?) e talvez o bairro gay mais famoso do mundo!

Dos vários personagens que vi por lá, passei por dois homens de mãos dadas, um muito velho e um muito mais novo, vestindo apenas fios dentais dourados. E o simples fato de estarem andando dessa maneira já era uma forma de desafiar muitos preconceitos diferentes de uma vez só.

O que fazer em San Francisco California - Drags
San Francisco fabulosa

Tomar café (ou chai latte!)

Há muitos coffee places em San Francisco! Não sou muito chegada a café, mas adoro esse tipo de ambiente e tem sempre outras boas opções. Minha escolha era o chai latte, yum yum :)

A ideia de ir além do Starbucks me levou a coffee places como o Peet’s – rede própria de São Francisco (não tão boa, infelizmente) e o Golden Coffee – um lugar de café da manhã delicioso e acessível, onde turistas e pessoas do bairro se misturam.

O que fazer em San Francisco California - Coffee place
Coffee places em San Francisco

Mas o grande tesouro encontrado foi o Faye’s Video, que se divide entre locadora de filmes, galeria de arte, loja de “coisas que você não precisa, mas quer comprar”  e cafeteria.

Outra maravilha que pode ser saboreada nestes locais é o bagel, aquele pãozinho redondo típico dos Estados Unidos que pode vir com recheio ou cheio de temperos em cima. Uma delícia!

O que fazer em San Francisco California - Waffle
Waffles californianos no Golden Coffee

Garimpar lojas de música e livrarias

Se você gosta de ler, ou, como eu, se sente maravilhosamente seduzido por ambientes onde os livros reinam, há pelo menos 3 endereços que você tem que incluir no seu roteiro de San Fracisco: a Citylights, a Booksmith e a Dog Eared Books. Sem dúvida, estão entre as mais livrarias mais legais em que já estive!

Já para os amantes da música, há lojas de discos e de instrumentos muito legais. The Music Store, Sunset Music Co. e 101 Music são apenas algumas das muitas pelas quais você vai esbarrar por lá.

O que fazer em San Francisco California - Dog Eared Books
A simpática livraria Dog Eared Books

Dar um rolê por Haight-Ashbury

San Francisco tem um bairro indie muito legal chamado Haight-Ashbury. É um lugar alternativo, antes hippie e hoje gourmetizado, onde você pode encontrar a Booksmith (uma das livrarias que mencionei acima), lojas de produtos esotéricos, de história em quadrinhos e muitas lojas dessas cheias de coisas fofas e não necessariamente úteis.

Haight-Ashbury também concentra diversos brechós vintage, dos mais chiques aos mais baratos — com destaque para Held Over na primeira categoria e a beneficente Goodwill na segunda.

O que fazer em San Francisco California - Mural de street art
Mural de street art em SF

Curtir a arte e os cinemas de rua

Para os amantes da sétima arte, San Francisco é um prato cheio! Há ainda vários cinemas de rua na cidade, alguns dos melhores e mais famosos são o Castro Theater, o Alamo Drafthouse Cinema, o Clay Theater, The Historic Balboa Theater e a Cinemateca.

Entre os museus, um dos favoritos é o SFMoMA, museu de arte moderna, que possui um amplo acervo dos anos 60 para cá, e exposições para todos os gostos. Para quem curte street art, a cidade também boas surpresas em todos os bairros, com murais de artistas de todo o mundo!

O que fazer em San Francisco California - Graffiti
Graffiti dos brasileiros Os Gêmeos em SF

Se render aos cupcakes

Se os coffee places da cidade são maravilhosos, as bakeries também. Não costumo gostar muito de cupcakes aqui no Rio, mas lá nos EUA tem uns muito bons e, depois que descobri como podem ser deliciosos, fiz uma busca incessante pelos melhores! Meus favoritos foram Cupcake Cove e Cako Bakery.

O que fazer em San Francisco California - Cupcakes
Meus cupcakes preferidos

Descobrir os segredos de Chinatown

Recomendo uma longa visita a Chinatown, o bairro chinês, que é um universo todo particular. Parece que você se teletransportou para o outro lado do mundo. Se bem que eu recomendaria andar por cada bairro de San Francisco… Cada lugar possui sua identidade própria e merece um tempinho pra ser absorvido.

O que fazer em San Francisco California - Street art
Street art em San Francisco

Celebrar a diversidade

Gays, trans, artistas de rua, pessoas de todas as etnias e de todas as ~minorias parecem ter seu espaço e seus direitos garantidos em San Franciso.

Difícil afirmar que não há conflito e intolerância, mas senti um avanço no modo geral de funcionamento e de respeito mútuo. A atmosfera diversa e divertida é realmente apaixonante!

O que fazer em San Francisco California - Personagens
Personagens da cidade mais legal da Califórnia

Segundo algumas pessoas com quem conversei, a cidade está se transformando muito, com a gentrificação que acompanhou a expansão do Vale do Silício para lá.

Com o aumento do custo de vida, a cidade corre o risco de perder alguns dos personagens que a fazem mais viva e colorida… Torço para que San Francisco não perca a excentricidade e mantenha a tradição de acolher a diversidade.

O que fazer em San Francisco California - Tenis pendurados no fio
Tênis pendurados no fio

Considerar ficar em Oakland

Para mim, enquanto turista, fiquei encantada com San Francisco, mesmo percebendo que os preços são realmente um pouco salgados… Para equilibrar o orçamento, minha estadia teve que ser em Oakland, uma cidade que fica logo ao lado (como Rio-Niterói).

O deslocamento até San Francisco é super rápido, pois o sistema de transporte público funciona muito bem – só é uma pena que feche tão cedo, à meia noite.

O que fazer em San Francisco California - Chinatown
Restaurante chinês em SF

Oakland também possui seus atrativos: barzinhos com música, parques, restaurantes deliciosos, uma Chinatown maravilhosa etc. mas a cidade ainda se mantém menos turística e mais residencial – o que também não deixa de ser um jeito de conhecer um aspecto local ;)