Viktualienmarkt: gastronomia em Munique
Começamos a procurar o Viktualienmarkt por um motivo muito simples: eu e Leticia somos chocólatras e queríamos conhecer a Milka Welt, uma loja temática do chocolate Milka bem no centro de Munique, pertinho da Marienplatz. Mas o que a gente encontrou foi muito mais legal do que eu poderia imaginar.
A Milka Welt fica no subsolo da Schrannenhalle, uma galeria maravilhosa com bistrôs franceses e produtos gourmet de todo tipo.
Além de uma grande delicatessen, a Schrannenhalle tem estandes de produtos artesanais vendendo desde pães e azeitonas até vinhos e licores.
O antigo galpão, onde em meados de 1850 funcionava um mercado de grãos, passou mais de um século fechado e foi totalmente reformado em 2011, quando ganhou esse jeito moderninho.
Ficamos doidos querendo experimentar tudo, levar tudo – pena que ainda tínhamos muitos dias de viagem pela frente e pouco espaço na mala.
Veja ofertas de hotéis em Munique no Booking.com
Aproveitamos para jantar ali e saboreamos bons crepes por razoáveis 8 euros. Ficamos na Schrannenhalle até a hora de fechar, umas 20h.
Pegamos bastante chuva na nossa viagem, mas com o tempo aberto também é legal passear pela feira que fica ao lado da galeria, que dá o nome à praça Viktualienmarkt. Flores, frutas, carnes, queijos… Tudo fresquinho de produtores locais.
O Viktualienmarkt é um dos mercados mais antigos de Munique e uma ótima opção pro almoço depois de passear pelo centro da cidade. As barraquinhas abrem de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados até 15h.
Como não poderia deixar de ser, a praça também tem um biergarten. Os bávaros não perdem uma oportunidade de tomar uma boa cerveja num daquelas mesas grandes de picnic.
Para acompanhar a caneca (que custa uns € 7 ou 8), o quiosque vende as típicas carnes de porco, mas há quem traga comida da feira ao lado ou até dos fast foods ali em volta.
Esse é um dos biergartens dos mais tradicionais de Munique, e um dos poucos a servir todas as 6 marcas de cervejas produzidas na região. A cada 6 semanas eles alternam de fornecedor – ora servindo Augustiner, ora Paulaner e assim por diante com a Hacker-Pschorr, a Löwenbräu, a Hofbräu e a Spaten.
O poste gigante e decorado no meio da praça é o Maibaum, um mastro pintado de azul e branco (as cores da Baviera) que, mantendo a tradição medieval, é erguido todo ano no dia 1º de maio para celebrar a chegada da primavera, com direito a uma grande festa na praça!
E a loja da Milka, que tinha levado a gente até Schrannenhalle? Era tudo o que a gente esperava :)
Tem artigos de cozinha, latinhas vintage, vaquinhas roxas de pelúcia e uma variedade inacreditável de sabores de chocolate – com castanha, com menta, com morango, com creme e com mil outras coisas que eu nem sabia que existiam. E tem Toblerone também! :)
Com 5 euros já dá pra sair de lá com uma sacolinha de biscoitos, bombons e barras de chocolate.
O único problema é que, depois da viagem, quando o chocolate acaba, a gente fica triste de não ter todos essas variedades de Milka aqui no Brasil. Tô sonhando até hoje com um waffle recheado que comprei lá! Quando você estiver em Munique, traz um pacote pra mim!? :D
Atualização: em novembro de 2015, a galeria Schrannenhalle foi reinaugurada como a Eataly Munich – você pode saber mais no blog Destino Munique. Infelizmente não tem mais loja da Milka, mas ainda tem massas, crepes e vários produtos gourmet!
Leia também: