Se você está planejando uma viagem para o exterior, descobrir quais países exigem visto para brasileiros é um dos primeiros passos. Em alguns casos, o processo de solicitação, agendamento de entrevista e entrega de documentos no consultado pode ser demorado.

Antes de mais nada, certifique-se de que seu passaporte esteja em bom estado e tenha validade de ao menos 6 meses a partir da data de embarque. Se precisar tirar ou renovar o passaporte, agende atendimento em um posto da Polícia Federal.

paises-que-exigem-visto-para-brasileiros-passaporte-swordfish

Brasileiros que viajam a turismo por até 3 meses não precisam de visto para Europa, mas alguns países europeus têm exigências quanto à validade mínima do passaporte. O ideal é que o passaporte seja válido por 6 meses além da data marcada para a volta da viagem.

A contratação de um seguro de viagem é obrigatória em praticamente toda a Europa e pode ser pedido um comprovante ao passar pela migração.

Compare preços de seguros e escolha o melhor
Veja dicas de viagem para a Europa

paises-que-exigem-visto-para-brasileiros-carimbo-filme-inception

No caso dos países associados ao MERCOSUL (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru), a apresentação da carteira de identidade é suficiente e dispensa o uso do passaporte – mas vale observar que a carteira de motorista não é aceita como documento de viagem internacional.

Veja dicas de viagem na América do Sul

O Ministério das Relações Exteriores nos informou que não fornece uma lista oficial dos países que exigem visto para a entrada de brasileiros pois cabe a cada país informar sobre os requisitos de entrada no seu território. Assim, o nosso governo divulga a lista dos estrangeiros que precisam de visto para viajar ao Brasil, e não o contrário. Mas como o Itamaraty sempre trabalha com reciprocidade (isto é, exigimos visto de quem exige visto dos brasileiros), a lista de regime de vistos do Brasil pode servir de guia.

paises-que-exigem-visto-para-brasileiros-passaporte-jason-bourne

O Ministério ressaltou que é de extrema importância que os viajantes sempre busquem informações junto ao consulado ou embaixada do país de destino – pois mesmo aqueles países que não requerem visto podem colocar outras regras, como a apresentação de passagem de volta, a comprovação da reserva de hotel, um certificado de vacinação ou a posse de certa quantia mínima de dinheiro, por exemplo.

Reserve seu hotel ou albergue e leve o voucher
Onde comprar dólar e euro mais barato na sua cidade

Quem quiser apenas fazer uma consulta rápida para começar os preparativos de viagem pode dar uma olhada no site colaborativo Visa Mapper, que usa informações de usuários do mundo todo para indicar quais nacionalidades precisam de visto para quais países. O site é genial, mas todas as informações têm que ser checadas, ok?

A Folha de S. Paulo também criou uma tabela super útil para referência, que a gente mostra aqui:

paises-que-exigem-visto-folha-de-s-paulo-julho-de-2013

A partir de maio de 2017, brasileiros que já possuam visto para os Estados Unidos não precisarão tirar visto para o Canadá, podendo entrar no país apenas com a autorização eletrônica de viagem (eTA) solicitada pelo site do consulado. O mesmo vale para quem já tirou um visto para o Canadá nos últimos 10 anos.

Leia também:

Cuidados para contratar pacote de viagem, hotéis e seguros
Como fazer as malas para viajar

Encontre a melhor cotação de dólar e euro na sua cidade:

Share

13 Comentários

  1. Sou um neófito com respeito a Angola. Portanto, muito prezaria, que me informassem o que Angola tem de especial, para temer uma onda de imigrantes ilegais, a ponto de exigir visto de entrada.

  2. Oi, Benito
    É muito difícil falar sobre as políticas de cada país, mas suponho que pese a questão da reciprocidade – Angola exigirá visto de quem exigir visto dos angolanos, entende?

  3. Na verdade Angola cada vez mais restringe a entrada de Brasileiros, o principal problema é o mercado de trabalho que tem uma real invasão principalmente pela qualificação dos estrangeiro em relação aos Angolanos, alem dos salários pagos a expatriados aqui serem 3 ou 4 vezes maior que no Brasil. Trabalho aqui faz 6 meses e acredite o salario é bem atrativo.

  4. Vou viajar para EUA em maio e meu passaporte vence em setembro, preciso tirar outro passaporte por não ter 6 meses de validade da data de embarque?

    • Oi, Veronica
      Essa regra vale para quase todos os destinos internacionais e seria legal você começar a providenciar um novo passaporte, porém você não deve ter problemas nessa viagem para os EUA em maio, conforme as informações constantes no site da Agência de Fiscalização de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (U.S. Customs and Border Protection):

      “Como regra geral, os passaportes devem ser válidos por seis meses além da data em que o viajante regressa dos EUA. No entanto, os EUA assinaram acordos com vários países [inclusive o Brasil] para renunciar a este requisito. Enquanto esse acordo estiver em vigor, o passaporte deve estar válido para todo o período de estadia do visitante, mas a validade adicional de seis meses não é necessária”.

      Abraços e boa viagem!

  5. Tenho visto para os Estados Unidos tirei em agosto de 2012, mas por motivo de saúde ainda não pude viajar pretendo viajar ano que vem
    tem algum problema? ou terei que rever outro visto? obrigada.
    Delma

Exibir Comentários