Para onde brasileiros podem viajar sem visto?

Se você está planejando uma viagem para o exterior, descobrir quais países exigem visto para brasileiros é um dos primeiros passos. Em alguns casos, o processo de solicitação, agendamento de entrevista e entrega de documentos no consultado pode ser demorado.

Antes de mais nada, certifique-se de que seu passaporte esteja em bom estado e tenha validade de ao menos 6 meses a partir da data de embarque. Se precisar tirar ou renovar o passaporte, agende atendimento em um posto da Polícia Federal.

paises-que-exigem-visto-para-brasileiros-passaporte-swordfish
Imigração no aeroporto – Cena do filme “A senha: Swordfish”

Precisa de visto para a Europa?

Se você quer conhecer destinos europeus como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Holanda, República Tcheca e Malta, pode ficar tranquilo. Brasileiros que viajam a turismo por até 3 meses não precisam de visto para Europa!

Mas observe que alguns países europeus têm exigências quanto à validade mínima do passaporte. O ideal é que o passaporte seja válido por 6 meses além da data marcada para a volta da viagem.

A contratação de um seguro de viagem também é obrigatória em praticamente toda a Europa e pode ser pedido um comprovante ao passar pela migração.

Compare preços de seguros e escolha o melhor
Veja dicas de viagem para a Europa
paises-que-exigem-visto-para-brasileiros-carimbo-filme-inception
Carimbo no passaporte – Cena do filme “Inception”

Brexit: visto para o Reino Unido

A decisão de saída do Reino Unido da União Europeia deixou muitos viajantes com dúvida em relação à exigência de visto para brasileiros. Mas o Itamaraty indica que não haverá repercussão nas regras atuais para turistas brasileiros.

Isso quer dizer que ainda poderemos viajar sem visto para Inglaterra, Escócia e outros destinos do Reino Unido, mesmo depois do Brexit.

Veja dicas de viagem para o Reino Unido

Países da América do Sul

Brasileiros não precisam de visto para viajar pela América do Sul e, em muitos casos, não precisa nem de passaporte.

Se a sua viagem é entre os países associados ao MERCOSUL (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru), a apresentação da carteira de identidade é suficiente e dispensa o uso do passaporte. Mas atenção: a carteira de motorista não é aceita como documento de viagem internacional, você tem que levar o RG mesmo.

Veja dicas de viagem na América do Sul
paises-que-exigem-visto-para-brasileiros-passaporte-jason-bourne
Carimbos de entrada na Europa – Cena da Trilogia Bourne

Para onde viajar sem visto

Além de todos esses destinos fantásticos da Europa, do Reino Unido e da América do Sul, existem vários outros países que brasileiros podem conhecer sem ter que tirar visto, como México, África do Sul, Turquia e Israel.

Nos últimos anos também tivemos ótimas novidades para viajantes brasileiros, com facilitação e isenção de visto em novos destinos! Desde 2010, brasileiros não precisam de visto para a Rússia, em viagens a turismo por até 3 meses.

Os Emirados Árabes também suspenderam a necessidade de visto a partir de 2018, facilitando o planejamento de stop over em Dubai e evitando o custo das taxas de visto, que eram cerca de R$ 120. 

Veja dicas de viagem para a Rússia
Paises que exigem visto - Passaporte Peter Parker Homem Aranha
Passaporte – Cena do filme “Homem Aranha: Longe de Casa”

Países que precisam de visto

O Ministério das Relações Exteriores tem uma tabela de referência dos países que isentam ou exigem visto para a entrada de brasileiros, mas ressalta que cabe a cada país a decisão sobre os requisitos de entrada no seu território, e que podem sofrer alteração a qualquer momento. 

Por isso, é importante que os viajantes sempre busquem informações junto ao consulado ou embaixada do país de destino – pois mesmo aqueles países que não requerem visto podem colocar outras regras, como a apresentação de passagem de volta, a comprovação da reserva de hotel, um certificado de vacinação ou a posse de certa quantia mínima de dinheiro, por exemplo.

Reserve seu hotel ou albergue e leve o voucher

Veja a tabela ilustrada pela Folha de S. Paulo:

Paises que exigem visto para brasileiros - Folha de S Paulo - julho de 2013

Visto para o Canadá

A partir de maio de 2017, brasileiros que já possuam visto para os Estados Unidos não precisarão tirar visto para o Canadá, podendo entrar no país apenas com a autorização eletrônica de viagem (eTA) solicitada pelo site do consulado. O mesmo vale para quem já tirou um visto para o Canadá nos últimos 10 anos.

Leia também:

Cuidados para contratar pacote de viagem, hotéis e seguros
Como fazer as malas para viajar