Day trip da Jordânia para Israel: um dia na Terra Santa

Durante nossa viagem pela Jordânia, decidimos pegar um dia e atravessar a fronteira para conhecer Jerusalém, em Israel, e Belém, na Cisjordânia. Da região do Mar Morto é possível fazer este trajeto de ônibus.

Fizemos a reserva por debaixo dos panos com um funcionário do nosso hotel, já que países árabes não têm um bom relacionamento com Israel.

Israel - A Terra Santa vista do alto
A famosa cúpula dourada do Domo da Rocha

Passeio da Jordânia para Israel

Um motorista nos buscou em nosso hotel e nos levou à fronteira. Apesar do suspense em torno deste passeio, é um trajeto bem tranquilo e lícito / legal / permitido.

O lado da Jordânia possui um ônibus que transporta os visitantes e os funcionários da imigração cuidam de todo o trâmite burocrático para sairmos do país.

Jerusalem - Um dia na Terra Santa
Terra Santa: locais de peregrinação

O trajeto dura 20 minutos de ônibus e ao chegar no lado de Israel, passamos pelo procedimento normal de imigração – o visto é concedido na hora.

A única diferença é que nossos passaportes não são carimbados e o visto é anexado em um papel à parte,  porque muitos países árabes não veem com bons olhos o carimbo de Israel.

Jerusalem - Um dia em Israel
Nosso passeio de um dia em Israel

Roteiro de 1 dia em Belém e Jerusalém

Em Israel outro motorista nos esperava e nossa aventura do outro lado da fronteira foi dividida em dois passeios: Belém e Jerusalém. Como ficamos pouco tempo nas cidades, priorizamos conhecer o principal.

Em Jerusalém quisemos percorrer a Via Dolorosa, retratando os últmos momentos de Jesus Cristo até o Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e o Monte das Oliveiras.

Israel - Velas na Igreja da Natividade Belem
Igreja da Natividade: local de nascimento de Jesus

Em Belém, nosso foco foi a Igreja da Natividade, local de nascimentro de Jesus Cristo, e demos também uma passada pelo Muro da Cisjordânia, que tive muita curiosidade em conhecer.

Assim que chegamos em Jerusalém, fui a uma casa de câmbio e troquei o equivalente a 200 dólares pela moeda local, que é o Novo Shekel. Foi o suficiente para fazer os passeios guiados e cobrir outros gastos, como comida e souvenirs.

Jerusalem - Terra Santa
Toda a história da Terra Santa

Belém: onde nasceu Jesus

Belém, local de nascimento de Jesus Cristo, é uma cidade palestina localizada na parte central da Cisjordânia. Israel controla a entrada e a saída de Belém, e tivemos que apresentar nosso passaporte na entrada e na saída da cidade aos soldados israelenses.

O fato de eu ter estudado sobre a religião durante todos meus anos no colégio fez a viagem a Belém me encantar profundamente. Visitar cada cantinho que Jesus nasceu, viveu e morreu, foi uma experiência incrível e é algo que vou guardar pro resto da vida.

Israel - O local do nascimento de Jesus na Igreja da Natividade em Belem
Igreja da Natividade, em Belém

A Igreja da Natividade, principal ponto turístico da cidade, foi construída em 326 sobre o local do nascimento de Jesus e é uma das mais antigas igrejas em uso no mundo.

Para entrar, a gente tem que se passar pela chamada “porta da humildade”, uma porta de 125 cm de altura que obriga todos a se curvarem ao adentrar a igreja.

Israel - Um dia em Jerusalem
Day trip da Jordânia para Jerusalém

Lá dentro da Igreja está localizada a Gruta da Natividade, onde foi o local exato de nascimento de Jesus, marcado por uma estrela de prata de 14 pontas sobre um piso de mármore.

Muro da Cisjordânia

Para entrar em Israel, o sistema de segurança é fortíssimo. Os guardas passaram detectores anti bomba embaixo do carro e verificaram o passaporte olhando bem nos nossos olhos, parecia cena de filme.

Israel - Graffiti Banksy em Jerusalem
Um dos graffitis de Banksy em Belém

Entre as duas cidades é possível ver o polêmico Muro da Cisjordânia, construído pelo Estado de Israel para evitar a infiltração de terroristas no país.

No lado palestino, o muro passou a ser alvo de diversas manifestações artísticas, ganhando grafites e desenhos. O artista britânico Banksy desenhou uma série de ilustrações satirizando a obra que segregou os palestinos dos israelenses.

Israel - Local de nascimento da Virgem Maria
Não se sabe se a Virgem Maria nasceu em Belém ou Jerusalém

Locais sagrados de Jerusalém

Em Jerusalém, cidade santa para judeus, muçulmanos e cristãos, iniciamos nosso passeio pela Via Dolorosa.

Esta rua começa na Porta do Leão e percorre as catorze estações pelas quais Jesus percorreu ao carregar a cruz até o local onde ele foi crucificado, sepultado e de onde ressuscitou no Domingo de Páscoa, a Igreja do Santo Sepulcro.

Israel - Via Dolorosa em Jerusalem
Via Dolorosa: por onde Jesus carregou a cruz

A Igreja é abarrotada de fiéis e para fazer a visita é preciso ter muita paciência, já que a maioria está muito emocionada e é bem difícil se movimentar na igreja pela quantidade de pessoas.

Depois de visitar a Cidade Velha de Jerusalém, seguimos o passeio para o bairro judeu, notoriamente mais limpo e bem organizado.

Israel - Via Dolorosa Jerusalem
Percorrendo a Via Dolorosa

Muro das Lamentações, em Jerusalém

Era chegada a hora de visitamos o lugar mais sagrado da Terra Santa para os judeus: o Muro das Lamentações. A importância se dá porque é a única parte que sobrou da destruição do Templo de Salomão, o primeiro templo construído em Jerusalém.

Muitos fiéis judeus visitam o local para orar e depositar seus desejos por escrito em pequenos pedaços de papel entre as pedras do muro.

Israel - Carol Muro das Lamentacoes Jerusalem
Muro das Lamentações, em Jerusalém

A segurança em torno do Muro das Lamentações me impressionou muito também – e uma coisa curiosa é que o muro é separado no lado masculino e no lado feminino.

Não há restrições formais em relação a roupa dos visitantes, mas é importante respeitar a cultura local e entender que este é um local religioso – por isso não é recomendado usar muitas roupas abertas.

Israel - Muro das Lamentacoes em Jerusalem
O lugar mais sagrado da Terra Santa

O passeio terminou no Monte das Oliveiras e o visual espetacular sobre a cidade de Jerusalém e o Monte do Templo, com a vistosa cúpula dourada do Domo da Rocha dominando o horizonte.

O Domo da Rocha é um dos mais antigos monumentos islâmicos, um lugar sagrado para os muçulmanos. É enorme a emoção de estar numa cidade que várias religiões consideram Terra Santa, e pensar em tudo o que essa região viveu e ainda vive.

Israel - Vista do Monte das Oliveiras
Vista do Monte das Oliveiras

Tivemos um motorista e um guia o tempo todo com a gente para fazer esse roteiro de um dia em Israel – saímos do hotel às 8h e só voltamos às 18h.  Éramos um grupo de 4 pessoas e o preço do serviço foi aproximadamente 100 dólares para cada. Valeu super a pena ver toda essa história de perto!

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.