O Sudeste Asiático guarda cenários belíssimos e oferece experiências inesquecíveis aos viajantes que se aventuram por lá. Mas um roteiro pela região invariavelmente nos leva a locais onde a infraestrutura não é muito boa (especialmente no que diz respeito aos banheiros públicos… rs) e alguns cuidados com a saúde nunca são demais.

Se você também está indo explorar os templos budistas, as praias e os rios da Ásia, anote aí o que levar na mala. As dicas são particularmente importantes para o Laos, país essencialmente rural e o menos desenvolvido entre os que visitamos, mas valem também para a Tailândia, o Camboja e o Vietnã.

Sudeste Asiatico - Banheiro no Laos (foto de Philana Lee)

• Remédio para enjoo: provavelmente você andará de barco em algum trecho da viagem, pois a região usa muito seus rios. Além disso, as estradas são sinuosas e esburacadas, especialmente no Laos.

• Kit de primeiros socorros: como você viu no post sobre Vang Vieng, pode ser difícil encontrar atendimento médico em algumas cidades mais afastadas das capitais. É bom levar alguns itens para curativos e os remédios que você costuma usar, prescritos pelo seu médico.

• Papel higiênico: os banheiros do Sudeste Asiático raramente têm papel. Aliás, essa é uma boa hora para mencionar que também não têm descarga – o mais comum é ter um pequeno reservatório e um balde para você jogar água sobre o vaso. Aliás, não tem vaso – eles usam uma peça de louça baixinha com espaço nas laterais para apoiar os pés, sobre a qual você se agacha, sem se sentar. Mas não se assuste, não é muito difícil aprender a usar um banheiro asiático.

Privada asiática (em um banheiro limpo)

• Moedas e trocados: ainda no assunto de toalete, vale lembrar que é importante andar com moedas pois alguns banheiros públicos cobram uma pequena taxa.

• Remédio para diarreia: é comum que a comida asiática, apimentada e diferente da nossa dieta regular, acabe resultando uma dor de barriga, mais dia ou menos dia. Quase todo mundo no nosso grupo passou mal em algum momento da viagem!

• Remédio para resfriado ou crise alérgica: a Ásia é super quente mas mudanças de temperatura podem acontecer. Na Tailândia muitos locais têm ar condicionado forte e no Laos algumas manhãs são frias.

• Roupas comportadas: não custa lembrar que o povo asiático é conservador. Quando não estiver curtindo as praias e as cachoeiras, é bom usar vestimentas adequadas, com joelhos e ombros cobertos. Aos visitar os templos, o ideal é usar calça comprida e larga. Os tecidos devem ser leves, pois quase sempre faz calor!

Sudeste Asiatico - Monges a margem do rio MekongPronto! Agora você pode seguir viagem pelo Sudeste Asiático e conhecer as belezas e as tradições de lugares lindos como o Templo Branco, da Tailândia, as ruínas de Angkor Wat, no Camboja, e as aventuras de Vang Vieng, no Laos.

Share

6 Comentários

  1. […] Fica de olho aqui no blog porque ainda vão rolar muitas dicas da Ásia! >> Bangkok: por onde começar? >> Pegando o jeito da Tailândia, em Chiang Mai >> A noite nos mercados da Ásia >> O bizarro e pop Templo Branco >> De barco pelo rio Mekong  >> Vang Vieng: o paraíso mochileiro do Laos >> A magnitude de Angkor Wat, no Camboja >> O que levar na mala para o Sudeste Asiático? […]

  2. Tinham me dito para levar sandálias porque chinelos poderiam se prender em lama ou perder nos rios. Mas a facilidade de tirar e botar chinelos quando se visita 20 templos por dia não tem preço! Melhor usar chinelo. Se perder, compra outro barato.

Exibir Comentários