Dicas de hotéis no Sudeste Asiático: onde nós ficamos
Muita gente tem um certo receio de ir para o Sudeste Asiático simplesmente por não ter referência do que nos espera do outro lado do mundo. Certamente o choque cultural é grande numa viagem como essa, mas acho que já ajuda saber que podemos encontrar muitos bons hotéis.
Durante nossa viagem, nos hospedamos em boas pousadas e até alguns hotéis de 3 ou 4 estrelas, que estavam incluídos no roteiro que contratamos. É claro que não faltam albergues para quem está com o orçamento mais apertado e o espírito mochileiro mais à flor da pele. Aliás, o Sudeste Asiático é famoso por ser uma das regiões turísticas mais baratas do mundo. Por outro lado, também pode ser uma oportunidade para ter um pouquinho mais de conforto a um preço razoável.
Os hotéis do Laos são claramente os mais humildes, enquanto na Tailândia e no Camboja chegamos a ter um luxo muito acima do que poderíamos esperar. Aqui fizemos uma compilação dos hotéis em que ficamos ao longo do nosso roteiro pela Ásia. Para quem está planejando uma viagem pela região, este é um bom ponto de partida.
Bangkok – Viengtai Hotel
O Viengtai é bem organizado, com bufê de café da manhã completo e wifi na recepção. Fica em uma das regiões mais animadas e turísticas de Bangkok, bem perto da Khaosan Road. Na época, nosso quarto estava precisando de uns consertos aqui e ali, mas recentemente o hotel foi completamente reformado e passou a ser parte da rede Ibis Styles, que eu gosto bastante.
Chiang Mai – The Empress Hotel
Hotel de alto padrão, 4 estrelas, com quarto super confortável e piscina. O café da manhã do Empress Hotel era um verdadeiro banquete, com variedade de frutas, pães, cereais, crepes e tudo mais. Tinha sempre tuk-tuks à porta para levar aos pontos de interesse de Chiang Mai, basta pechinchar o preço da corrida.
Chiang Rai – Wangcome Hotel
Um dos mais luxuosos hotéis em que já me hospedei, o Wangcome também é de altíssimo nível e um ótimo lugar para recarregar as baterias depois de explorar os mercados de Chiang Rai. Decoração ornamentada com detalhes típicos e quartos espaçosos. O hotel tem wifi, estacionamento e piscina.
Pakbeng – Phet Sok Xay Guesthouse
Esse vilarejo tem apenas uma rua, mas oferece wifi grátis em tudo quanto é lugar. Não faltam pousadas e padarias para receber os turistas que passam a noite em meio ao trajeto do barco que leva da fronteira da Tailândia até a popular Luang Prabang. O quarto da Phet Sok Xay Guesthouse é pequeno e simples, com chuveiro elétrico. Os funcionários são muito simpáticos e nos ofereceram refeição caseira à noite por um preço módico. O Sanctuary Pakbeng Lodge também é uma boa opção.
Luang Prabang – Visoun Namsok Hotel
O Visoun Namsok é um hotel bem simples, mas que não deixa a desejar e tem wifi. Tuk-tuks sempre à disposição por US$ 1 ou 2, mas a cidade também pode ser facilmente percorrida de bicicleta. O café da manhã não é muito farto – pão, ovos e uma fruta. Sorte é que em Luang Prabang tem um Joma’s Bakery, com seus enormes bagels no melhor estilo novaiorquino.
Vang Vieng – The Elephant Crossing Hotel
O Elephant Crossing Hotel é bem charmoso, com suítes grandes e uma bela vista sobre o Nam Song, o rio que dá vida a Vang Vieng. O café da manhã é caprichado e servido em uma varanda à margem do rio, onde à noite o pessoal se reúne para tomar uns drinks. A dona é uma australiana simpática que valoriza a produção local e por isso você vai notar que os shampoos, sabonetes e cremes disponíveis no banheiro são todos artesanais e de muito boa qualidade. O wifi pega melhor na repeção.
Vientiane – Inter City Hotel
De todo o nosso roteiro, o Inter City de Vientiane é o único hotel que deixou um pouco a desejar. O prédio tinha um charme, especialmente a recepção, com seus móveis rústicos. Mas o banheiro da nossa suíte estava com mofo e o café da manhã não era grande coisa. Me parece que o Lao Orchid Hotel ou o Le Luxe Boutique Hotel, que são na mesma região, seriam opções melhores.
Phnom Penh – Ohana Hotel
É um hotel tradicional, de grande porte, que antes se chamava Hotel Castle. O Ohana Hotel, bem próximo à orla da capital cambojana, tem quartos confortáveis e instalações bem cuidadas. Há computadores com internet na recepção, piscina e um bom buffet no café da manhã.
Siem Reap – Grand Sunset Angkor Hotel
Esse foi o meu hotel preferido de toda a viagem! O Casa Angkor, que atualmente se chama Grand Sunset Angkor Hotel, fica em um belo casarão com uma piscina linda, café da manhã super completo e quarto muito confortável. Siem Reap pareceu ter várias opções de hotéis de luxo, o que chegava a ser supreendente em uma cidade pequena e tão simples.
Não deixe de ver as dicas de passeios em cada uma das cidades e outros posts que podem ajudar o planejamento, como essa lista do que levar na mala para o Sudeste Asiático.
Clicando nos nomes dos hotéis, você será direcionado para o site Booking.com, que é parceiro do nosso blog. O Vontade de Viajar ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui – você ajuda a manter o blog e não gasta nem um centavo a mais por isso! :)
Quer ver outras opções de hotéis e albergues? É só pesquisar nessa caixinha amarela aqui embaixo, indicando o nome da cidade e as datas da sua viagem.