5 filmes cult para ver antes de viajar para Berlim

Berlim é uma daquelas cidades em que a sensação antecede a visão. Com significativamente menos cartões-postais do que suas equivalentes europeias, a capital da Alemanha já foi definida por um de seus prefeitos como “pobre, mas sexy”.

Agora que se tornou rica, continua igualmente sensual e ainda indecifrável para quem não investe algum tempo em entender o que ela tem de tão especial. Para tornar mais fácil esse mergulho no espírito berlinense, preparamos uma lista de cinco filmes que vão te ajudar a enxergar a cidade com outros olhos quando estiver lá.

Filmes em Berlim - Oh Boy Coffee in Berlin
Coffee in Berlin: cinema alemão contemporâneo

1. Adeus Lênin (2003)

No início dos anos 1990, logo após a queda do muro, o jovem Alexander faz de tudo para que sua mãe, socialista engajada que acabou de acordar de um coma de quase um ano causado por um problema cardíaco, não perceba que a Alemanha Oriental já não existe mais.

Filmes em Berlim - Adeus Lenin - Coca Cola
Coca Cola é uma bebida socialista?

Ele acredita que a saúde da mãe não vai resistir ao choque, então se esforça para criar uma “bolha” ao redor dela, tentando manter tudo exatamente como era na Alemanha socialista antes do coma.

É um filme divertido de assistir, que conquistou o público e crítica e tornou-se um cult instantâneo. Do ponto de vista dos cenários e locações, obviamente brilha a Berlim Oriental resgatada pelo filme.

Filmes em Berlim - Adeus Lenin - Cinema alemao
Adeus Lênin: um hit do cinema alemão

A Karl Marx Allee, a Alexanderplatz e a Rosentaler Strasse são exemplo de pontos centrais da Berlim Oriental que aparecem no filme. Uma excelente antecipação para quem está curioso sobre como funcionava, na vida dos moradores, a divisão da cidade em duas.

A montagem feita na abertura do filme é particularmente eloquente:

Quando estiver lá e quiser complementar a sua viagem pela antiga Alemanha Oriental, visite o DDR Museum (Karl-Liebknecht Strasse 1), um espaço interativo inteiramente voltado para resgatar como era a vida na República Democrática Alemã.

2. Corra, Lola, Corra (1998)

O filme cult de Tom Twyker, como o próprio título sugere, nos mostra a personagem Lola correndo pela capital alemã com a intenção de salvar o namorado da encrenca que ele arranjou ao perder uma bolada de dinheiro pertencente a um gângster.

Toda a aventura de Lola é contada em uma linguagem deliciosamente pop, com uma montagem acelerada e trilha sonora eletrônica, o que transformou o filme em um sucesso de público e crítica no fim dos anos 90.

Filmes-em-Berlim-Corra-Lola-Corra
Corra, Lola, Corra na ponte Oberbaumbrücke

Mas para quem quer conhecer a cidade, o mais legal é que a Lola corre justamente por uma Berlim imperfeita, moderna, distante dos cartões-postais, dos bairros de Mitte e Kreutzberg.

Apesar disso, você certamente vai querer conhecer e fazer fotos nos belos arcos da ponte Oberbaumbrücke (que liga a cidade de leste a oeste, perto da East Side Gallery) e na charmosa praça Bebelplatz, que já apareceu aqui no blog, onde fica o banco em que o pai de Lola trabalha (que no mundo real é um hotel).

As ruas que foram cenário da correria de Lola formam um trajeto não-linear, mostrando pontos da cidade que são distantes entre si.

Mas você pode começar pela estação de metrô Deutsche Oper, onde o namorado Manni se dá conta que perdeu o dinheiro, e depois conhecer outras locações notáveis do filme, como o Museu Histórico Alemão, que serve de cenário para o Cassino, e o prédio onde ela mora, no número 13 da rua Albrechtstrasse, em Schiffbauerdamm.

Filmes em Berlim - Corra Lola Corra
Corra, Lola, Corra: linguagem da era MTV

3. Praia do Futuro (2014)

“Ôpa, esse aí é brasileiro!”, exclama o leitor mais atento. Isso mesmo, o filme com Wagner Moura, dirigido por Karim Ainouz, tem muitas locações em Berlim. É na capital alemã que se desenrola parte da história dos irmãos Donato (Moura) e Ayrton (Jesuíta Barbosa).

Filmes em Berlim - Praia do Futuro - Wagner Moura
Praia do Futuro: filme brasileiro em Berlim

A chegada de cada um deles à cidade é marcada por um cenário diferente: para Donato, a Oberbaumbrücke (mesma ponte de Corra, Lola, Corra) e para Ayrton, a Alexanderplatz.

O Tiegarten, segundo maior parque da cidade, é o cenário de uma discussão feia entre eles, enquanto o aquário é o local de trabalho de Donato.

Filmes em Berlim - Praia do Futuro - filme brasileiro em Berlim
Personagem de Wagner Moura se muda de Fortaleza para Berlim

Praia do Futuro é um excelente filme, de uma sensibilidade incomum, que mostra, entre outras coisas, o amor intenso e verdadeiro de Donato pela capital da Alemanha, uma cidade “onde tudo faz mais sentido”.

Um sentimento tão intenso emoldurado por um cinema tão bom só pode ter um efeito sobre o espectador: uma vontade de ir para Berlim já. Duvida? Então assiste ao trailer:

4. Edukators (2004)

Lançado no ano seguinte a Adeus Lênin, Edukators foi o segundo hit seguido de Daniel Brühl e firmou o ator como o queridinho do cinema europeu nos anos 2000.

O filme do diretor Hans Weingartner conta a história dos jovens berlinenses Jan, Peter e Jule – que invadem mansões de gente rica para cometer atos de rebeldia contra o sistema capitalista.

Eles não roubam nada, mas bagunçam os móveis, viram a casa de cabeça para baixo e deixam mensagens dizendo “os dias de riqueza estão contados” (que é o título original do filme em alemão).

Tudo isso simplesmente para abalar aqueles que se consideram inatingíveis por estarem do lado privilegiado do sistema.

Filmes em Berlim - Edukators
Edukators: rebeldia contra o sistema

A van dos garotos cruza as ruas de Berlim entre as mansões da região de Zehlendorf e o apê que eles dividem em Prenzlauer Berg – um dos bairros do lado oriental que ao longo dos anos 2000 entrou na moda, passou a ganhar bares, galerias, lojas… e ainda hoje confronta o capitalismo com movimentos de resistência à gentrificação, como o Kastanienallee 86.

Berlim Prenzlauer Berg Ocupacap Kastanienallee 86 - Capitalismo mata e destroi - Foto Enner from the Palz
Letreiro do Ka86: capitalismo mata e destrói – Foto: Enner from the Palz

O contraponto de Berlim é a cabana perto do lago Achensee, na região de Tirol, nos alpes da Áustria, para onde eles vão depois que as coisas saem de controle em uma das invasões.

5. Asas do Desejo (1987)

Seria impossível não incluir nessa lista um filme cujo título original é O céu sobre Berlim. A obra-prima do diretor alemão Wim Wenders se inspira na poética de Rainer Maria Rilke para contar a história de Cassiel e Damiel, dois anjos que passam os dias velando pelas almas dos moradores da cidade.

Filmes em Berlim - Siegessaule Coluna da Vitoria - Foto Andy H McDowall
Siegessaule, a Coluna da Vitória – Foto: Andy H McDowall

A principal inspiração visual e locação da talvez mais importante cena do filme é a Coluna da Vitória (Siegessaule), ponto mais alto da cidade, de onde os anjos observam uma cidade desolada, ainda dividida pelo muro. Depois de assistir Asas do Desejo, é impossível não imaginar os anjos no alto do monumento.

Para chegar lá, você pode ir de metrô (U-bahn, U9, estação Hanselplatz), trem (S-bahn, S5, S7 e S75, estação Bellevue) e ônibus (100, 106 e 187, parada Grosser Stern).

Filmes em Berlim - Asas do Desejo Coluna da Vitoria - Wim Wenders
Berlim e o universo de Wim Wenders: Cassiel na Coluna da Vitória

A Siegessaule também é protagonista do clipe de Stay (Faraway, so close!) do U2, dirigido pelo próprio Wenders, e tema musical da continuação de Asas do Desejo, Tão longe tão perto (1993).

Bônus: filmes indies do cinema alemão

Há muitos outros filmes interessantes que se passam em Berlim – só em torno da RDA e da Segunda Guerra Mundial já são dezenas, incluindo o alemão vencedor do Oscar A Vida dos Outros (2006) e hollywoodiano de Tom Cruise Operação Valquíria (2008). Mas se você quer conhecer mais do cinema alemão contemporâneo, vale buscar também outros títulos que eu gosto bastante:

Filmes em Berlim - Victoria - Cinema alemao
Victoria: a garota espanhola e a noite em Berlim

Victoria (2015) – Um filme em plano-sequência (isto é, em uma só tomada, sem cortes) que parte de uma balada para mergulhar fundo no universo dos jovens berlinenses, em que uma garota espanhola acaba numa situação perigosa.

Oh Boy / Coffee in Berlin (2012) – Premiado em muitos festivais, um filme sensível e cheio de nuances poéticas, em que o jovem Niko Fischer vaga pelas ruas de Berlim depois de ter largado a universidade.

Verão em Berlim (2004) – Mostra o cotidiano de Prenzlauer Berg e dos personagens do bairro, enquanto a amizade das duas protagonistas é colocada em xeque diante dos dilemas de trabalho e vida amorosa.