O Museu da Imagem em Movimento, no Queens

Muito mais do que um museu do cinema, o Museum of the Moving Image, em Nova York, fala sobre todo tipo de imagem em movimento e mostra como as diferentes produções audiovisuais fazem parte do nosso dia-a-dia e da nossa cultura: não apenas o cinema mas também a TV, as animações e os videogames.

Nova York - Museu do Cinema no Queens - Fotografia estrelas do cinema
Estrelas da indústria do cinema americano

Para quem é iniciante em cinema…

O Museu da Imagem em Movimento não é um museu técnico – e, como tem muitos elementos da cultura pop, a gente consegue reconhecer os temas enquanto descobre um pouquinho dos bastidores do cinema e dos programas de TV.

Nova York - Museu do Cinema no Queens - Figurinos do cinema
Figurinos do cinema: a caracterização dos personagens

A exposição permanente mostra desde os equipamentos de gravação e as maquetes de montagem dos cenários até os figurinos e as peças de merchandising – como bonecos de coleção.

Cada sessão é pequena e rápida de ver, mas juntas todas vão mostrando as evoluções tecnológicas e a história do entretenimento nos Estados Unidos.

Nova York - Museu do Cinema no Queens - Moving Pictures Machine
A evolução do cinema: King Kong em um mutoscópio à manivela

O acervo tem algumas memorabilias curiosas, como o boneco de animatronica usado para fazer o personagem Yoda nos primeiros filmes de Star Wars.

Mas o grande trunfo são os estúdios interativos em que você pode fazer dublagem, criar efeitos sonoros e até escolher as câmeras para simular a transmissão de um jogo de futebol na TV 🙂

Nova York - Museu da Imagem em Movimento - Estudio de animacao
Estúdio de animação: museu interativo

As atividades são todas simples, dá para fazer com crianças… Ou brincar de ser criança colocando som de gatinho nos dinossauros do Jurassic Park 😀

E também é impossível resistir ao corredor dos videogames, com máquinas de fliperama para jogar os arcades clássicos como PacMan, Donkey Kong, Space Invaders e vários outros!

Nova York - Museu da Imagem em Movimento - Jogos de Fliperama Arcade Games
Videogames e fliperamas também são produções audiovisuais

Para quem entende do assunto…

As exposições temporárias podem ter boas surpresas para os cinéfilos de carteirinha. Durante a minha visita, o homenageado era o diretor Martin Scorsese, nascido ali mesmo no Queens novaiorquino.

Nova York - Museu da Imagem em Movimento - Martin Scorsese e Rolling Stones
Martin Scorsese com os Rolling Stones (e eu!)

Foi divertido descobrir mais sobre a vida de um dos grandes diretores americanos e os filmes criados por ele.

Os processos criativos, a temática dos crimes e, claro, os atores com quem ele teve parcerias notórias nas diferentes fases da carreira: Robert De Niro e Leonardo Di Caprio.

Nova York - Museu da Imagem em Movimento - Exposicao Martin Scorsese
O universo temático de Martin Scorsese

O Fábio, do blog Viagens Cinematográficas, comentou comigo que na época em que ele esteve no museu, estava em cartaz uma exposição divertidíssima sobre videoclipes de música – que sempre foram um espaço de experimentação estética no audiovisual.

Também já teve uma exposição sobre a série Mad Men, com recriação dos cenários do escritório e da cozinha de Don Draper, além dos figurinos arrasadores da Joan ♥

Nova York - Museu da Imagem em Movimento - Exposicao Martin Scorsese Storyboard
Storyboard e o processo criativo do cinema

Vale muito a pena conferir a programação do museu no período da sua viagem.  A cada temporada tem também alguns workshops e cursos de curta duração de animação, edição e outros temas interessantes.

Também são realizadas exibições de filmes clássicos e contemporâneos, com sessões de debates no auditório.

Nova York - Museu da Imagem em Movimento - Trilha sonora
Trilha sonora e efeitos especiais

Para completar, nenhum fã de cinema e cultura pop pode sair do Museum of the Moving Image sem passar na loja do museu.

Tem objetos de decoração, colecionáveis, livros de entrevistas com grandes diretores, de fotografia e de ilustração, que a gente não encontra em qualquer lugar.

Nova York - Museu da Imagem em Movimento - Livros sobre cinema
Na loja do museu, livros para quem ama cinema

Locação da série White Collar

O Museu da Imagem em Movimento aparece na série White Collar como o fictício Gershon Museum, onde o personagem Neal Caffrey conhece Rebecca, durante a missão do Musconi Codex.

Nova York - Museu da Imagem em Movimento - Gershon Museum White Collar
White Collar: Neal Caffrey e Rebecca no museu

Eu, que adoro a série, logo reconheci as letras em neon da fachada e o salão do museu onde Neal e o agente do FBI Peter Burke decifram a pista de um de seus casos mais intrincados, com desdobramentos ao longo de toda a 5ª temporada!

Nova York - Museu do Cinema no Queens - Cafe Museum of the Moving Image
Salão que é cenário da investigação em White Collar

Como chegar no Museum of the Moving Image

Em Manhattan dá para pegar as linhas N ou W do metrô e ir direto até o Queens em menos de 15 minutos. O museu fica a poucos quarteirões da estação 36 Avenue em Astoria. Se pegar as linhas R ou M, a estação mais próxima é Steinway Street.

Nova York - Museu do Cinema no Queens - Como chegar no Museum of the Moving Image
Estação 36th Avenue: caminho do metrô para o museu

O ingresso custa US$ 15 e é importante observar os horários de funcionamento, que variam bastante: quarta e quinta das 10h30 às 14h, sexta das 10h30 às 20h (entrada grátis a partir das 16h) e nos fins de semana de 11h30 às 19h. O museu não abre às segundas e terças.

Se quiser almoçar por ali, tem um restaurante Applebee’s a um quarteirão do museu.

2 comentários

  1. Que máximo que vc curtiu. O lesado aqui nem sabia que a exposição de videoclipes era temporária, mas é um lugar imperdível mesmo para quem curte cinema. Beijos.

    1. Hahaha acontece! A exposição temporária que eu peguei era muito boa também, e achei legal dar um pulinho no Queens para ir além de Manhattan-Brooklyn. Valeu pela dica, Fabio! Adorei 🙂

Deixe uma resposta