Como dormir no aeroporto

Quem já teve que pegar um voo de madrugada sabe o quanto pode ser ruim passar a noite no aeroporto. Mas às vezes é o jeito – pode ser a única opção para aquele destino, o voo mais barato ou a melhor forma de pegar uma conexão.

dormir-no-aeroporto-galera-esperando-voo-para-o-canada
Galera esperando voo para o Canadá

Para ajudar nessas decisões, vale conferir o sensacional Guide to Sleeping in Airports, que dá informações sobre aeroportos do mundo todo e avalia os lounges, cadeiras e cantinhos em geral.

Lembro que o aeroporto do Porto, em Portugal, era incrível (tinha poltronas reclináveis e até chuveiro nos banheiros!) mas não precisei tirar nenhuma soneca lá.

dormir-no-aeroporto-lounge-em-guarulhos
Lounge em Guarulhos, São Paulo

Tive que fazer isso justamente no aeroporto de Bergamo, cidadezinha italiana perto de Milão, que está entre os piores no ranking do Guia! Como se não bastasse a cadeira fria e desconfortável, fiquei agarrada na mochila pra ninguém mexer.

No dia seguinte, eu estava exausta – ainda bem que estava voltando para casa, porque não conseguiria turistar naquele estado.

dormir-no-aeroporto-nao-tem-cama-mas-tem-filme
Não tem cama mas tem filme

Já em Dublin, na Irlanda, não tive opção quando uma nevasca causou o cancelamento de todos os voos. O aeroporto, que era ótimo, se tornou um caos!

Centenas de pessoas se amontoavam pelos corredores, os restaurantes fecharam sem estoque para atender a todos e, com sorte, um McLanche Feliz foi meu jantar e meu café da manhã.

dormir-no-aeroporto-mclanche-no-jantar-e-no-cafe-da-manha
Noite no aeroporto de Dublin

A fila para remarcar voos levava umas 3 horas e cheguei a achar que só conseguiria outro voo na semana seguinte. A noite foi mesmo difícil, ainda mais porque eu não estava preparada para isso.  Dormir naquele chão gelado, mesmo com o meu melhor casaco, foi garantia de resfriado.

Mas se você estiver indo para Cingapura, Hong Kong ou Seoul, pode ficar tranquilo: esses são os melhores do mundo para se passar a noite.

Um dos mais movimentados da Europa, o aeroporto parisiense Charles de Gaule não é dos mais fáceis para “farofada” mas em compensação oferece vários espacinhos confortáveis para quem tem que esperar uma conexão longa: tem lounge com espreguiçadeiras e até uma estação de videogames!

dormir-no-aeroporto-conexao-em-guarulhos
Um cantinho pra chamar de seu

Quando for comprar uma passagem para um voo de madrugada, é sempre bom ver se o preço realmente compensa e se há transporte 24h para chegar ao aeroporto no meio da noite.

Leia também:

Dicas infalíveis para escolher o albergue
Como se sente um mochileiro: as emoções de uma volta ao mundo

9 comentários

  1. Muito legal! Se eu for viajar e presisar dormir no aeroporto pode ter certeza que vou vou entrar neste blog pra saber de tudo!!!! 🙂

  2. No ano passado fui fazer o lançamento da 2ª edição do meu livro em São Paulo, optando por um bate e volta. Só que os horários de voos de retorno para Brasília eram insuficientes para eu cumprir meus compromissos e acabei comprando passagem de retorno para às 06:20h, optando por pernoitar no Aeroporto de Congonhas. Foi a pior experiência que tive em aeroportos….também tive que ficar abraçado com a mochila.
    Havia um outro grupo nas mesmas condições, tentando se acomodar nas desconfortáveis cadeiras. Resolvi dar uma esticada e andar um pouco, quando percebi que os seguranças haviam isolado diversas áreas e estávamos numa espécie de curral… ao tentar sair fui advertido pelo segurança que não poderia passar. Os seguranças passaram toda a noite rondando as pessoas que estavam ali, talvez mais por desconfiança do que por segurança. Uma vergonha…

  3. Oi Nanda! Cheguei aqui no blog por esse post e já estou amando tuuuudo!

    Agora, sobre dormir em aeroportos.. Minha dúvida é justamente sobre o aeroporto de Porto, no qual eu terei um espera de 12h, de noite, para minha volta ao Brasil.

    Você disse: “Lembro que o aeroporto do Porto, em Portugal, era incrível (tinha poltronas reclináveis e até chuveiro nos banheiros!) mas não precisei tirar nenhuma soneca lá.”.. Mas fui ver no site que você recomendou, e ninguém falava do conforto das poltronas e ainda constava que não tinha chuveiro. Fiquei meio perdida.. Quando foi lá? Será que o site está desatualizado?

    Bjs e obrigada pelo blog incrível!

  4. Oi, Jessica! Legal que você curtiu o blog, fico super feliz em saber!

    Vi ao menos 1 comentário lá no site que menciona as poltronas, mas é de 2010. Dá uma olhada: http://bit.ly/183GoST Eu fui em 2009, mas o aeroporto é super moderno, não acho que tenham feito grandes modificações de lá pra cá.

    Dei uma olhada no mapa do aeroporto e encontrei pelo menos 2 áreas marcadas com um ícone de uma pessoa numa poltroninha. Acho que é isso! Ficam nos pisos de partidas (não tem nenhuma no piso de chegada) http://bit.ly/IB6GR6

    Espero que dê tudo certo e você consiga descansar! Depois conta pra gente se encontrou as cadeiras! = )

    Beijo e boa viagem!

  5. Que resposta rápida! Muito obrigada! Mas não achei o mapa no site do aeroporto… Rodei os links todos (devo ter deixado um passar).. Onde você achou? E sobre os showers, lembra mesmo deles? rs

    Bjs e pode deixar que contarei como foi dormir lá!

  6. Dica pra quem precisar pernoitar em Zürich: a não ser que vc queira gastar 20 francos suíços num burguer king e 4 francos suíços numa água: leve, além de um travesseirinho, comida de casa!!! Kkkkk

    Além disso tem que ter exatamente o dinheiro que vai gastar na mão pq a loja de câmbio não fica aberta de madrugada e eles não aceitam euro nem dolar NUM AEROPORTO QUE FAZ ESCALAS ENTRE PAÍSES DA ZONA DO EURO.

Deixe uma resposta