Onde ficar em Malta: dicas de hotéis nas 3 melhores regiões
É um país pequeno, que você conseguiria cruzar o território inteiro em cerca de 2 horas… Mas escolher bem onde ficar em Malta pode ser fazer muita diferença na experiência de viagem.
Descobrimos isso do jeito mais difícil: a viagem de última hora em plena temporada de verão nos levou a ficar em Mellieha, que é uma região mais ao norte – e sentimos que isso impactou a logística dos passeios.
Percebemos que as cidades de St. Julian’s, Sliema e Valletta, na região central da ilha, são mais animadas, têm muito mais linhas de ônibus e são os principais pontos de partida para os serviços de turismo.
Então selecionamos algumas dicas de hotéis e albergues nessas áreas, que têm as melhores notas de localização em Malta.
Hotéis em St. Julian’s
Essa cidade, que um dia foi uma vila de pescadores, hoje é cheia de bares, restaurantes, cassinos e baladas. É em St. Julian’s que se concentram as escolas de intercâmbio em Malta, e por isso é o lugar com mais jovens estrangeiros e viajantes.
St. Julian’s também é famosa pelas baladas nos arredores da rua Paceville, que tem um clima americanizado com muitas festas de música eletrônica e também de ritmos latinos. A noite começa por volta das 22h30, e muitos clubs têm entrada grátis, então dá para circular pela rua em busca de uma festa legal :)
Se quiser fugir do clima americanizado, pode curtir o movimento ao redor da Spinola Bay e Portomaso Marina, onde há vários bares com mesinhas na calçada e vista para a baía.
- Marco Polo Hostel
- Hostel Med
- Inhawi Boutique Hostel
- Hotel Valentina (3 estrelas)
- Hotel Juliani (4 estrelas)
Hotéis em Sliema
Em Malta, cada cidade é pequena (mais parece um bairro) e essas 3 são próximas uma da outra – Sliema fica bem no meio, entre St. Julian’s e Valletta. É uma cidade residencial e que tem bastante comércio, incluindo o maior shopping de Malta, The Point.
Sliema tem mais comodidades do que atrações, o interessante ali é o calçadão à beira-mar e os muitos restaurantes, bares e cafés. Mas a disponibilidade de transporte é um ponto positivo para circular pela ilha!
Hotéis em Valletta
Capital de Malta desde o século 16, Valletta é uma região histórica, listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É cheia de palacetes antigos, prédios de arquitetura típica, igrejas barrocas e ruas que são uma verdadeira viagem no tempo! Das 3 regiões, é que tem a atmosfera mais cultural.
Durante o dia, Valletta fica movimentada por turistas, que sobem e descem as ruas para ver algumas das atrações mais bonitas de Malta, como os jardins Barrakka e a St. John’s Co-Cathedral, catedral que tem em exposição o único quadro de Caravaggio assinado pelo pintor (ele tinha costume de não assinar suas obras).
Também vale a pena dar uma volta pela Triq Ir-Repubblika, uma das ruas de pedestres mais movimentadas, onde fica o moderno prédio do Parlamento de Malta (construído em 2015), e dar um pulo no mercado ao ar livre que acontece todas as manhãs na Triq Il-Merkanti (exceto domingos, quando é dia de ir à feira de Marsaxlokk!).
- Valletta Luxury Boutique Apartment St Ursula
- De Vilhena Boutique Hotel
- Palazzo Prince d’Orange
- La Falconeria (4 estrelas)
- Hotel Phoenicia Malta (5 estrelas)
Vale a pena alugar carro em Malta
Alugar um carro é uma ótima opção para circular por Malta. As estradas são boas e é comum ter espaço para estacionamento perto das atrações e das praias. O único lugar que é mais difícil de circular de carro e estacionar é a capital, Valletta, que é uma região histórica e murada.
Mas você lembra que eu comentei que Malta tem uma mistura de influências do Oriente Médio, Europa e Reino Unido? Uma das heranças britânicas é que em Malta se dirige na mão inglesa – então é preciso se acostumar um pouco, mas não é um bicho de sete cabeças.
Veja aqui um resumo das regras de trânsito em Malta
Taxi e ônibus em Malta
Os trajetos de taxi podem ser caros, especialmente no verão, pois não se usa taxímetro e o valor tem que ser negociado. Há alguns pontos de taxis brancos pela ilha, mas os taxis pretos e amarelos não podem pegar passageiros na rua, e só atendem se forem agendados previamente (guarde os contatos que receber no aeroporto ou no hotel).
Os ônibus de Malta são bastante pontuais mas em Mellieha sentimos que demoravam a passar e levavam muito tempo na estrada até chegar aos locais de interesse. A maior parte das linhas circula até 22h30, então não é ideal para quem quer sair à noite.
Consulte mais informações sobre o transporte público em Malta
Veja também as dicas dos melhores programas para fazer em Malta, o bate-e-volta para as ilhas de Gozo e Comino e passeio de barco para ver a Gruta Azul!