Onde ficar em Malta: dicas de hotéis nas 3 melhores regiões

É um país pequeno, que você conseguiria cruzar o território inteiro em cerca de 2 horas… Mas escolher bem onde ficar em Malta pode ser fazer muita diferença na experiência de viagem.

Descobrimos isso do jeito mais difícil: a viagem de última hora em plena temporada de verão nos levou a ficar em Mellieha, que é uma região mais ao norte – e sentimos que isso impactou a logística dos passeios.

o-que-fazer-em-malta-tres-cidades
As antigas fortalezas das Três Cidades, em Malta

Percebemos que as cidades de St. Julian’s, Sliema e Valletta, na região central da ilha, são mais animadas, têm muito mais linhas de ônibus e são os principais pontos de partida para os serviços de turismo.

Então selecionamos algumas dicas de hotéis e albergues nessas áreas, que têm as melhores notas de localização em Malta.

Hotéis em St. Julian’s

Essa cidade, que um dia foi uma vila de pescadores, hoje é cheia de bares, restaurantes, cassinos e baladas. É em St. Julian’s que se concentram as escolas de intercâmbio em Malta, e por isso é o lugar com mais jovens estrangeiros e viajantes.

Onde ficar em Malta - St Julians Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em St Julians

St. Julian’s também é famosa pelas baladas nos arredores da rua Paceville, que tem um clima americanizado com muitas festas de música eletrônica e também de ritmos latinos. A noite começa por volta das 22h30, e muitos clubs têm entrada grátis, então dá para circular pela rua em busca de uma festa legal 🙂

Se quiser fugir do clima americanizado, pode curtir o movimento ao redor da Spinola Bay e Portomaso Marina, onde há vários bares com mesinhas na calçada e vista para a baía.

Hotéis em Sliema

Em Malta, cada cidade é pequena (mais parece um bairro) e essas 3 são próximas uma da outra – Sliema fica bem no meio, entre St. Julian’s e Valletta. É uma cidade residencial e que tem bastante comércio, incluindo o maior shopping de Malta, The Point.

Onde ficar em Malta - Sliema street art
Street art e clima residencial em Sliema

Sliema tem mais comodidades do que atrações, o interessante ali é o calçadão à beira-mar e os muitos restaurantes, bares e cafés. Mas a disponibilidade de transporte é um ponto positivo para circular pela ilha!

Hotéis em Valletta

Capital de Malta desde o século 16, Valletta é uma região histórica, listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É cheia de palacetes antigos, prédios de arquitetura típica, igrejas barrocas e ruas que são uma verdadeira viagem no tempo! Das 3 regiões, é que tem a atmosfera mais cultural.

Durante o dia, Valletta fica movimentada por turistas, que sobem e descem as ruas para ver algumas das atrações mais bonitas de Malta, como os jardins Barrakka e a St. John’s Co-Cathedral, catedral que tem em exposição o único quadro de Caravaggio assinado pelo pintor (ele tinha costume de não assinar suas obras).

Onde ficar em Malta - Valletta - Floriana Gate
Floriana Gate, em Valletta

Também vale a pena dar uma volta pela Triq Ir-Repubblika, uma das ruas de pedestres mais movimentadas, onde fica o moderno prédio do Parlamento de Malta (construído em 2015), e dar um pulo no mercado ao ar livre que acontece todas as manhãs na Triq Il-Merkanti (exceto domingos, quando é dia de ir à feira de Marsaxlokk!).

Vale a pena alugar carro em Malta

Alugar um carro é uma ótima opção para circular por Malta. As estradas são boas e é comum ter espaço para estacionamento perto das atrações e das praias. O único lugar que é mais difícil de circular de carro e estacionar é a capital, Valletta, que é uma região histórica e murada.

Aluguel de carro em Malta - Carros na estrada em Malta
Carros na estrada em Malta

Mas você lembra que eu comentei que Malta tem uma mistura de influências do Oriente Médio, Europa e Reino Unido? Uma das heranças britânicas é que em Malta se dirige na mão inglesa – então é preciso se acostumar um pouco, mas não é um bicho de sete cabeças.

Veja aqui um resumo das regras de trânsito em Malta

Taxi e ônibus em Malta

Os trajetos de taxi podem ser caros, especialmente no verão, pois não se usa taxímetro e o valor tem que ser negociado. Há alguns pontos de taxis brancos pela ilha, mas os taxis pretos e amarelos não podem pegar passageiros na rua, e só atendem se forem agendados previamente (guarde os contatos que receber no aeroporto ou no hotel).

Como circular em Malta - Onibus em Malta
Ônibus em Malta, na estrada à beira do mar

Os ônibus de Malta são bastante pontuais mas em Mellieha sentimos que demoravam a passar e levavam muito tempo na estrada até chegar aos locais de interesse. A maior parte das linhas circula até 22h30, então não é ideal para quem quer sair à noite.

Consulte mais informações sobre o transporte público em Malta

Veja também as dicas dos melhores programas para fazer em Malta, o bate-e-volta para as ilhas de Gozo e Comino e passeio de barco para ver a Gruta Azul!