E quando eu acho que o Templo Branco, perto de Chiang Mai, é o templo budista menos convencional que a Tailândia pode ter, descubro que existe o Wat Pa Maha Chedi Kaeo, em Khun Han, construído com mais de um milhão e meio de garrafas de cerveja.

Templo de um milhao de garrafas em Khun Han no norte da Tailandia - Foto Massimo

Como tudo na Tailândia ganha um apelido, o lugar ficou conhecido como Wat Lan Khud, “o templo de um milhão de garrafas”. É um dos mais de 40 mil templos budistas espalhados pelo país – essa é a religião de 95% da população e a devoção fica clara com os pequenos altares e “spirit houses” que estão por todos os lados (lembra que a gente falou disso naquele post sobre Bangkok?).

Templo de um milhao de garrafas na Tailandia - Foto Massimo

Os cascos de cerveja começaram a ser usados no início da década de 1980, para decorar as habitações dos monges. Depois, foram servindo para a construção de outras estruturas, como as salas de cerimônias, a pagoda e até o crematório e o banheiro. Atualmente, todas as paredes do templo são feitas de garrafas empilhadas ou encrustadas em blocos de cimento.

Templo de um milhao de garrafas - Casa feita com garrafas verdes da Heinecken - Foto Massimo

Crédito das fotos: Massimo

As garrafas verdes são de Heineken, e as marrons são quase todas de Chang, uma das cervejas mais populares da Tailândia (que a gente tomou bastante pelos Night Markets ao longo da viagem!). Até as colunas e pares internas são revestidas de vidro, em alguns trechos com padrões bem diferentes. As tampinhas também são aproveitadas para formar murais com imagens de Buda, numa espécie de mosaico.

Templo de um milhao de garrafas por dentro - Foto Massimo

Como os monges não consomem bebidas alcoólicas, eles pedem às autoridades locais que recolham as garrafas descartadas depositem ali, para que eles possam continuar a construção. As vantagens do material são muitas: o vidro não perde a cor, facilita a iluminação e é fácil de limpar.

Templo de um milhao de garrafas de cerveja Chang e Heinecken - Foto Massimo

O templo de um milhão de garrafas fica no distrito de Khun Han, em Sisaket, uma região pouco turística a uns 550 km ao leste de Bangkok, perto da fronteira com o Camboja. Não encontrei o endereço exato (muitas ruas e estradas na Tailândia não têm número), mas encontrei a localização aqui no Google Maps.

Leia também:

O templo dourado no alto da montanha
O bizarro e pop Templo Branco
Share

3 Comentários

  1. Saudações!!! Gostaria muito de receber uma lista de pelo menos 30 expressões e pronúncias básicas utilizadas na Tailândia. Estarei viajando para aquele país no início de janeiro. Ficarei muito grato com a resposta. Abraços

Exibir Comentários

Deixe uma resposta

Close