Emilia Romagna: uma viagem pelas comidas típicas da Itália
Uma região da Itália pouco explorada por turistas, mas terra dos verdadeiros sabores do país. Com um solo extremamente fértil, a Emilia Romagna produz o suficiente para alimentar todo o país e é chamada de Vale da Comida na Itália. Esta herança vinda da comida e do vinho reflete totalmente a cultura da região, tanto que 19 de seus museus são totalmente dedicados aos prazeres da gastronomia.
Cada cidade da Emilia Romagna é famosa por um ingrediente típico da culinária italiana. Um por um, eles nos levam numa viagem deliciosa! A começar por Parma, conhecida pelo presunto – prosciutto crudo di Parma – e também pela fabricação manual do queijo parmigiano reggiano desde o século XII, nosso querido “parmesão”.
Já Piacenza, localizada ao oeste da Emilia Romagna, é famosa pelas carnes curadas, como a Coppa Piacentina, o Salame Piacentino e a Pancetta Piacentina.
Pouco badalada mas cheia de encantos é a cidade de Reggio Emilia, com seu queijo parmigiano reggiano e a produção de um dos melhores acetos balsâmicos do mundo, além do cultivo de uvas para a fabricação do famoso Lambrusco italiano.
Módena também é conhecida pelo aceto balsâmico, mas não deixe de provar as cerejas da cidade que vão bem até em saladas! Lá é possível também visitar a produção do Lambrusco Cleto Charli e a produção do Parmigiano Reggiano 4 Madonne Caseificio dell’Emilia.
Em Bolonha, que foi a cidade que me serviu de base para conhecer toda a região, é a vez de se deliciar com suas massas famosas como o tortellini e o tagilatelle com “ragù alla bolognese”. Esse é o verdadeiro “molho à bolonhesa”, que eu aprendi a fazer numa aula de culinária italiana que tive durante a viagem!
Para uma imersão nos mercados e restaurantes da cidade, aconselho uma ida à Via Pescherie Vecchie, repleta de prosciutterias, lojas de queijos, vinhos, salames e outras deliciosas comidas típicas da Itália!
Ao norte da Emilia Romagna está a cidade de Ferrara e sua famosa torta de macarrão, perfeita para comer depois do tour de bicicleta pela cidade. Ravena, a cidade dos mosaicos, me conquistou mesmo foi com a Piadina, um pão típico da cidade servido com frios e queijos em cima, e que pode acompanhar pratos também.
Ao sul da região temos Rimini, cidade colada no Mar Adriático e que por isso nos oferece uma grande quantidade de pratos com frutos do mar, como o spaghetti al misto mare que comi em San Marino. Rimini também proporciona uma infinidade de cogumelos, mel e trufas para o resto da região.
Voltei com a mala cheia de souvenirs deliciosos e tenho certeza que a cada mordida que darei em casa vou me lembrar de cada pedacinho da região e da boa experiência gastronômica que tive na Itália :)