Carimbando o passaporte em San Marino

San Marino é tipo o Vaticano: uma cidade-estado no meio da Itália. Peguei um dia da viagem na região da Emilia Romagna para visitar esse lugar lindo e curioso, que é a república mais antiga do mundo (fundada no século 4!) e provavelmente uma das menores, com apenas 30 mil habitantes. Apesar do tamanho, esse micro país tem um dos maiores PIBs do mundo e a menor taxa de desemprego da Europa, além de poder se orgulhar de um centro histórico belíssimo, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

San Marino Italia - Vista da 2a Torre de San Marino
Vista da 2ª Torre

A ida para San Marino faz-se a partir da cidade de Rimini, na costa adriática da Itália. De lá sai o ônibus que sobe por cerca de 50 minutos as encostas do Monte Titano até chegar à cidade medieval Città di San Marino. Partindo de Bolonha, eu levei pouco mais de 2 horas no total (1h de trem até Rimini e mais esse tempinho do ônibus).

Uma vez em San Marino, é possível fazer tudo a pé em cerca de 3h. Do alto do Monte Titano, em dias bons é possível ver a costa adriática e até a Croácia. Infelizmente quando eu fui estava nublado, mas a vista não deixou de ser bonita e o ventinho gelado do alto do monte era super refrescante para o dia de calor que estava fazendo durante a primavera.

San Marino Italia - Palacio Pulico de San Marino
Palácio Público

Cheguei na hora do almoço e já botei o pé na cidade em busca de um restaurante. Encontrei o Ristorante Bolognese, onde comi um delicioso prato de spaghetti com frutos do mar!

Comecei o circuito dos monumentos visitando o Palácio Público, onde são celebrados os eventos nacionalistas de San Marino. Vale a pena ficar para assistir a troca da guarda, em seu lindo uniforme verde musgo, que acontece de hora em hora das 9h30 às 17h30.

San Marino Italia - Guarda de San Marino
Guarda de San Marino

Uma coisa que amo é carimbar o passaporte! Eu e todos os viajantes, né? Em San Marino, apesar de não ter controle de fronteira, é possível pedir um carimbo de souvenir no prédio de informações turísticas do local. Custa 5 euros e fica aberto até às 17h. Olha no nosso Instagram como fica lindo 🙂

Em cada ponta do Monte Titano a gente encontra as torres que são representadas na bandeira do país. Das três torres de San Marino, é possível subir em duas. A caminhada para se chegar até elas é longa, mas o visual do alto de cada uma compensa!

San Marino Italia - Vista de San Marino
Vista sensacional!

A primeira torre se chama Guaita e foi construída no século XI, tendo sido usada como prisão desde 1754 até 1975. A segunda torre, chamada Cesta, foi construída dois séculos depois e hoje abriga um museu de armas antigas com espadas imensas e armaduras de ferro. Na minha opinião, esta segunda é a que tem as vistas mais bonitas – dela é possível avistar as outras duas torres, além da imensidão de terras italianas lá embaixo!

A terceira é a Montale, que é a menor de todas e não é aberta para visitas, mas o caminho que nos leva a ela é lindo e vale super a pena percorrer.

San Marino Italia - 3a Torre vista da 2a Torre
3ª Torre vista da 2ª

Para quem quer esticar um pouco mais a visita, o centro histórico da cidade é composto por pequenas ruelas e vários museus um tanto quanto bizarros, como o Museu da Tortura (com instrumentos da Idade Média), o Museu da Curiosidade e o Museu de Cera. Em geral, todos estão abertos entre 9h e 17h. Os fãs de automobilismo também podem se interessar pela coleção Maranello Rosso, que reúne dezenas de carros dos gênios italianos Ferrari e Abarth.

San Marino Italia - Vista da 1a Torre de San Marino
Vista da 1ª Torre

O passeio por San Marino é incrível e aconselho a todos tirarem um dia para visitar esse país pequeno, mas muito orgulhoso de sua história. Uma dica é ficar de olho no site oficial para ver quando vão rolar eventos como o Festival Medieval ou a Caça ao Tesouro – o cenário certo para essas coisas eles já têm! Também vale ver o post detalhado que a Bruna, do blog Contando as Horas, escreveu sobre San Marino.

Se preferir passar a noite, é possível encontrar hotéis localizados no coração do centro histórico de San Marino por bons preços, como o Hotel Titano ou o Hotel Rosa.

1 comentário

Deixe uma resposta