Tour gastronômico em Módena: o prato principal da Itália

Meu passeio por Módena foi o mais esperado da viagem pela região da Emilia Romagna, no norte da Itália. Além de conhecer a cidade, eu estava ansiosa para degustar o que nela há de melhor e visitar as produções de aceto balsâmico, lambrusco, parmigiano reggiano e salame.

Modena - Queijo parmigiano reggiano

Fiz o tour gastronômico do Discover Ferrari & Pavarotti Land. Com ele você pega um ônibus na cidade de Bolonha em direção a Módena e de lá usa o mesmo ticket para pegar os ônibus que ficam rodando de hora em hora pelas fazendas produtoras de vinho, queijos e por outros pontos de interesse.

Modena - Vinicola italiana lambrusco

A programação completa inclui ainda os dois museus da Ferrari e a Casa Museu de Luciano Pavarotti. O passe dura 48h e custa 60 euros por pessoa, com direito a entrada em todos os locais.

A primeira visita foi à vinícola Cleto Chiarli – a mais antiga produtora de vinho na região da Emilia Romagna, fundada em 1860. Essa vinícola é familiar e há 5 gerações é uma das mais consagradas produtoras de Lambrusco no mundo.

Modena - Degustacao de lambrusco

Lambrusco é um vinho frisante e doce super tradicional da Emilia Romagna. Quem viaja pelo norte da Itália não pode deixar de provar! Eu experimentei os três tipos: tinto, branco ou rosé, e pude acompanhar de perto cada etapa do processo de produção na visita guiada da vinícola, que é sensacional.

Modena - Producao de lambrusco

Outro produto típico regional é o aceto balsâmico, original de Módena. A Acetaia Malpighi tem um tour bem interessante sobre a tradição e a produção do aceto balsâmico e foi lá que fiz minha segunda parada no tour gastronômico 🙂

Feito com a redução de suco de uva, esse vinagre tem grande importância para a região, já que muitas famílias possuem a sua própria produção de aceto balsâmico em casa e costumam presentear seus entes queridos com uma garrafa de vinagre artesanal da família.

Modena - Presuntos Museu do Salame

Depois foi a vez de visitar o lindinho e cool MUSA – Museo della Salumeria. Bastante interativo e cheio de vídeos e experiências sensoriais, este museu mostra todos os ingredientes envolvidos na produção de salames, presuntos, bacon e todos os temperos que podem conter cada produto, como a saborosa mortadela com pimentas e pedaços de alho defumado.

Modena - Museu do Salame

A última visita do tour gastronômico era a mais especial para mim, que amo todo tipo de queijo: fui conhecer a 4 Madonne Caseificio Dell’Emilia, produtora do parmigiano reggiano, o queijo mais delicioso da Itália! Não tem queijo parmesão no mundo que se compare!

A parte mais legal da visita foi entrar na sala onde os queijos estão guardados!

Modena - Producao de queijo parmigiano reggiano
Foto: Lola Akinmade Åkerström

É um mundo mágico dos queijos, praticamente um labirinto de parmigiano regianno – e eu não me incomodaria nenhum pouco de me perder nele! 😀

No final de todos esses passeios e degustações, tive apenas 2h para ver a cidade e dediquei meu tempo em Módena para visitar a catedral que é considerada mais bela igreja romântica italiana, o Duomo di Modena.

Modena - Duomo di Modena

Saindo de lá, me deparei com uma das cenas mais inusitadas, fofas e engraçadas do dia: um padre indo embora do “trabalho” em sua lambreta, de batina e tudo! Super simpático, ele conversou comigo e ainda me deu uma benção antes de subir na lambreta e seguir seu rumo!

Ainda dei uma passada rápida pelo curioso Museu da Figurinha (sim! pois é em Módena que fica a sede da editora Panini, que fazia todos aqueles álbuns de quando a gente era criança!) e me distraí apreciando o grafite da cidade.

Lá, assim como em Bolonha, é fácil perceber como a Itália tem artistas urbanos talentosos e criativos.

Com certeza teria valido a pena ficar mais de um dia para aproveitar ao máximo tudo o que tem para ver e fazer em Módena, conhecer a casa do Pavarotti e tal.

Se você puder passar uma noite, minhas indicações são os tradicionais Salotto delle Arti ou o simpático Hotel Cervetta 5, ambos no centro histórico, ou o moderninho Una Hotel Modena, que fica a 15 minutos de carro do centro.

Dicas úteis para planejar a sua viagem

Gostou das dicas e ficou com vontade de viajar? Tem alguns sites que são nossos parceiros e que com certeza vão te ajudar no planejamento!

As reservas de hospedagem eu sempre faço pelo Booking, tanto quando escolho ficar em hotel quanto quando escolho ficar em albergue, porque acho prático e gosto muito do atendimento (já tive que alterar as datas ou trocar de hotel, e eles foram muito atenciosos e ajudaram a resolver rápido). Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

onde-ficar-em-montevideu-dica-de-hostel-em-montevideu
O B&B em que a gente se hospedou em Montevidéu

O seguro viagem é obrigatório em vários países mas é rapidinho de resolver pelo site da Seguros Promo. Você economiza tempo e dinheiro fazendo uma cotação que compara os planos das principais seguradoras, numa tabela em que realmente fica fácil de entender o que está incluído em cada seguro. Tem desconto de 5% se pagar no boleto e mais 5% de desconto para leitores do blog com o cupom VONTADEDEVIAJAR5.

Se quiser adiantar o roteiro e comprar ingressos antecipados para evitar fila, o site Get Your Guide tem atrações no mundo inteiro e também é ótimo para encontrar passeios, tours e bate-e-volta. E se você vai pegar a estrada ou prefere alugar um carro para ter mais flexibilidade no roteiro, a dica é comparar as locadoras e fazer a reserva pelo site RentCars, que dá para pagar em reais, sem IOF.

slow-travel-pastel-de-belem-em-lisboa
Pausa no passeio em Belém, Lisboa: melhor coisa é viajar tranquilo!

Fazendo as reservas a partir dos links indicados aqui, você nos ajuda a manter o blog sem ter que gastar nem 1 centavo a mais por isso 🙂 Os sites nos dão uma pequena comissão pela indicação de um leitor, sem que isso altere o preço para você. E, claro, você pode confiar que a gente só faz parceria com empresas que a gente realmente usa e gosta do serviço!

Se tiver dúvida, é só deixar um comentário que eu respondo 🙂

15 comentários

  1. Olá… Pretendo viajar para Bolonha em Outubro (nvier do filhote louco por carros – 9 anos). E, queria fazer este passeio Discover Ferrari e Pavarotti. As dúvidas saõ: o roteiro vc é quem faz ou é uma visita já roteirizada por eles? Sei q filho e marido grudarão nos carros, mas eu nas comidas/vinhos… como fazer as duas e todos ficarem felizes? Divido um dia para cada: museus e no dia seguinte comidas/vinhos? Ou de manhã museus e a tarde comidas/vinhos? Obrigada!!!!

    1. Olá Patricia! Os lugares a serem visitados são determinados por eles, mas quais você quer visitar e a ordem é você quem faz. O pacote do roteiro é de dois dias e é tempo suficiente para visitar tudo – comida, vinho e carro! Aconselho dividir por local, você vê em cada lugar o que tem pra fazer e programa de visitar. É bom checar também o horário que os museus e os outros locais fecham, daí você prioriza eles para visitar mais cedo! É um passeio ótimo e vocês vão adorar! Boa viagem 🙂

    1. Fui em junho e já estava bem quente no começo do verão. Acredito que em outubro vai estar super agradável, nem muito frio nem muito calor, já que será outono.

  2. Olá Anna, para fazer o tour nos produtores de vinho, queijo e aceto balsamico precisa pagar? Ou com esse ticket o tour já está incluso, inclusive as degustações.

  3. Adorei o post e as dicas. Irei com marido bolonhês e nossos filhos em dezembro. Vamos passar um dia em Modena porque eles querem ir ao museu da Ferrari. Voce acha que dá tempo de visitarmos uma fábrica de queijo e uma vinícola no mesmo dia? Os ônibus param na porta destes locais? Precisamos efetuar as reservas antes?
    Obrigada!!!

    1. Oi Livia! O Discover Ferrari & Pavarotti Land Tour possui um ônibus próprio que deixa a gente na porta de todos os museus e pontos de interesse do tour. Em um dia dá perfeitamente para conhecer o museu, a vinícola e a fábrica de queijo, é só começar cedinho. Em relação a reserva, eu acredito que é sempre bom deixar reservado antes, pra garantir o passeio! Espero que aproveitem a viagem, é uma região linda da Itália!

  4. Para fazer os tours do Lambrusco, aceto balsâmico e do queijo parmesão, tem que ser com Discover Ferrari & Pavarotti Land? Ou consigo fazer reserva diretamente nos locais? Estou perguntando isso pois irei de carro para Modena e não precisarei do transporte da Discover Ferrari & Pavarotti Land e não sei se terei tempo para visitar os museus.

    Grata

    1. Oi de novo! Aproveitei sua pergunta para atualizar as dicas dos hotéis. O Salotto delle Arti, o Hotel Cervetta 5 e o Best Western Libertà são boas opções no centro histórico de Modena – todos próximos à Catedral.
      Já o Una Hotel Modena é um pouquinho mais afastado do centro, a 15 minutos de carro.
      Se quiser dar uma força pra gente, usa os links aqui do blog quando for reservar seus hotéis – a gente recebe uma pequena comissão do Booking pela indicação de um leitor, sem que você tenha que gastar nem 1 centavo a mais por isso 🙂
      Beijos e boa viagem!

Deixe uma resposta