Posters de viagem: design de um novo mundo

O período entre as décadas de 1920 e 1940 ficou conhecido como a Era de Ouro do Turismo – The Golden Age of Travel. Foi nessa época que as ferrovias começaram a se ampliar nos Estados Unidos e na Europa, os carros começaram a ganhar as estradas… E também surgiram novas formas de viajar com os grandes navios de cruzeiro de luxo e o primeiro vôo transatlântico, operado pela Lufthansa.

O progresso e as maravilhas tecnológicas do século 20 despertavam a sensação de liberdade como nunca antes! Para quem sonhava em conhecer terras distantes, era a hora de viver grandes aventuras ✈

Posters vintage de viagem

Posters coloridos, feitos com ilustrações em litografia, eram usados por agências de turismo, hotéis e companhias aéreas para promover destinos exóticos. Ainda hoje, esses posters são considerados grandes peças de design. Se naquela época eles estavam por todos os lados nas estações de trem, hoje são uma febre no Pinterest!

Olha esses cartazes originais da época, que pertecem ao acervo da Biblioteca Pública de Boston. São verdadeiras pérolas da arte moderna e dão mesmo a maior vontade de viajar!

Poster de viagem vintage - See Europe Next
oster de viagem vintage - Suecia
Poster de viagem vintage - Tasmania
Poster de viagem vintage - Palestina
Poster de viagem retro - Portugal - Estoril e Cascais
Poster de viagem retro - Viena

Onde encontrar posts de viagem

É possível encontrar algumas lojas online que vendem posters de viagem com estilo vintage aqui no Brasil. Para quem quer garimpar pessoalmente e trazer posters vintage como lembrança de viagem, há algumas opções bem legais pelo mundo!

Em Paris, as lojas do bairro de Montmartre e as barraquinhas dos “bouquinistes” às margens do rio Sena têm várias opções de posters de espetáculos da Belle Époque parisiense, como os clássicos Moulin Rouge e Le Chat Noir.

Em Praga, as lojas de souvenirs são cheias de coisinhas estampadas com as obras art nouveau de Alfons Mucha, um dos maiores nomes da história do design de posters.

Em Buenos Aires os melhores bairros para procurar posters antigos (muitos criados para divulgar espetáculos de tango) são La Boca e San Telmo ;)

13 livrarias pitorescas para conhecer pelo mundo
O que fazer em Edimburgo: 5 passeios para viajar no tempo