O que fazer em Edimburgo: 5 passeios para viajar no tempo

Edimburgo é uma cidade tão linda que mais parece cenografia. As construções góticas e vitorianas são tão bem conservadas que convidam a uma viagem no tempo pela Old Town, a parte antiga da capital escocesa. De uma ponta à outra da Royal Mile, passando por becos e cemitérios, aqui vão 5 idéias de passeios (que eu fiz e curti) para você se surpreender com a história de Edimburgo e o lado obscuro da cidade.

Castelo de Edimburgo

9 séculos atrás

Edimburgo Old Town - 9 seculos de historia no Castelo de Edimburgo
Portões do Castelo de Edimburgo

Como muitas cidades europeias, Edimburgo cresceu a partir de um castelo à beira da água. É um ótimo lugar para começar a desvendar a história da Escócia e todos os acontecimentos que levaram à criação do Reino Unido –  é lá que você encontra as jóias da coroa e a famosa Pedra do Destino.

Você pode fazer a visita guiada (e se divertir tentando decifrar o sotaque escocês) ou pegar um áudio guia em português para saber tudo timtim por timtim. Por ser uma das atrações mais concorridas de Edimburgo, pode ser bom comprar ingresso antecipado para evitar fila.

Como era uma base de defesa, o Castelo de Edimburgo também exibe honras militares e você pode ver até a antiga masmorra onde ficavam os prisioneiros de guerra – além de ter uma vista incrível pela posição estratégica no alto da cidade.

The Real Mary King’s Close

5 séculos atrás

Edimburgo Old Town - Real Mary Kings Close
Foto: The Real Mary King’s Close

Andando pela Royal Mile, que vai do Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyrood, você vai notar uma quantidade enorme de becos (chamados “close”) que hoje escondem pubs, lojas e apartamentos.

Da Idade Média até o período vitoriano, era nesses becos que vivia a maior parte da população de Edimburgo. A maior parte foi sendo revitalizada ao longo dos anos, mas no Real Mary King’s Close você tem a chance de ver de perto como era a vida na cidade no século 16, explorando os corredores estreitos do antigo cortiço que existia ali.

A visita é guiada por personagens que fizeram parte da história local – comerciantes, médicos, famílias inteiras – que contam episódios curiosos e lendas da época.

Literary Pub Tour: bares dos poetas

3 séculos atrás

Edimburgo Old Town - Literary Pub Tour - Bares onde os escritores bebiam
Bares frequentados por poetas e escritores

Um jeito diferente de explorar a história de Edimburgo, o Literary Pub Tour é um roteiro que percorre 5 bares da cidade mostrando onde bebiam (e do que falavam quando estavam bêbados) os grandes escritores escoceses. É um passeio para quem está com o inglês em dia, porque o sotaque e os versos de época podem ser difíceis de entender.

A dica é visitar o Writer’s Museum antes do tour, onde você pode aprender sobre os 3 principais autores de lá: Robert Burns, Robert Louis Stevenson e Sir Walter Scott. O museu tem entrada grátis, é rápido de visitar e ajuda a contextualizar o que você vai ouvir no Literary Pub Tour.

O legal é ver como a literatura teve um papel importante na definição da identidade nacional, desde os romances históricos até o uso do gaélico como idioma para fazer oposição ao inglês da Inglaterra.

The Dark Side: lendas de fantasmas

De 5 séculos atrás até hoje (!!!)

Edimburgo Old Town - Historias de fantasmas no Dark Side Tour a noite
Lendas de fantasmas no Dark Side Tour à noite

Edimburgo ficou conhecida como a cidade mais mal assombrada do mundo. Depois de visitar o Real Mary King’s Close, você já vai sacar o tipo de cidade que Edimburgo realmente era no fim da Idade Média, mas nada vai te preparar para as lendas sombrias que você vai escutar nesse passeio.

Quando fui à Escócia pela primeira vez, em 2008, o Ghost Tour era uma coisa alternativa e meio bizarra; hoje parece que se popularizou e há muitas empresas que fazem roteiros parecidos – alguns mais teatrais, outros mais rápidos… Escolha um e divirta-se com as histórias de crimes, fantasmas e intrigas políticas que marcaram Edimburgo nos últimos 500 anos!

Eu fiz o Dark Side Tour da Sandeman’s, que em pouco mais de 2 horas percorre toda a Old Town, passa pelo cemitério da Canongate Kirk e sobe até a Carlton Hill, onde funcionava um presídio. Leve uma lanterninha (pode ser do celular) ou entre no clima e encare o passeio no escuro da noite!

Palácio de Holyrood

6 séculos atrás

Edimburgo Old Town - Abadia de Holyrood em Edimburgo
Ruínas da Abadia de Holyrood, no jardim do palácio real

Os contos de fadas às vezes fazem a gente confundir castelo e palácio: castelo tem função de defesa militar; aquela vida de princesa pertence mesmo é num palácio. Holyrood é a residência real britânica na Escócia desde o século 15, e também guarda sua parcela de histórias à la Game of Thrones sobre a formação do Reino Unido.

Depois de percorrer uma série de aposentos reais, uma surpresa deliciosa na visita são as ruínas da Abadia de Holyrood, destruída durante a reforma protestante. A estrutura gótica da antiga construção fica linda sob o céu aberto e, se o tempo estiver bom, convida a um passeio pelos jardins do palácio. Ingresso antecipado pode ser comprado online.

As lendas que se escondem nos pubs de Edimburgo
Playlist: 7 bandas escocesas de indie pop e rock