Edimburgo é uma cidade tão linda que mais parece cenografia. As construções góticas e vitorianas são tão bem conservadas que convidam a uma viagem no tempo pela Old Town, a parte antiga da capital escocesa. De uma ponta à outra da Royal Mile, passando por becos e cemitérios, aqui vão 5 idéias de passeios (que eu fiz e curti) para você se surpreender com a história de Edimburgo e o lado obscuro da cidade.

Castelo de Edimburgo

9 séculos atrás

Edimburgo Old Town - 9 seculos de historia no Castelo de Edimburgo

Como muitas cidades europeias, Edimburgo cresceu a partir de um castelo à beira da água. É um ótimo lugar para começar a desvendar a história da Escócia e todos os acontecimentos que levaram à criação do Reino Unido –  é lá que você encontra as jóias da coroa e a famosa Pedra do Destino. Você pode fazer a visita guiada (e se divertir tentando decifrar o sotaque escocês) ou pegar um áudio guia em português para saber tudo timtim por timtim. Como era uma base de defesa, o Castelo de Edimburgo também exibe honras militares e você pode ver até a antiga masmorra onde ficavam os prisioneiros de guerra – além de ter uma vista incrível pela posição estratégica no alto da cidade.

The Real Mary King’s Close

5 séculos atrás

Edimburgo Old Town - Real Mary Kings Close

Foto: The Real Mary King’s Close

Andando pela Royal Mile, que vai do Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyrood, você vai notar uma quantidade enorme de becos (chamados “close”) que hoje escondem pubs, lojas e apartamentos. Da Idade Média até o período vitoriano, era nesses becos que vivia a maior parte da população de Edimburgo. A maior parte foi sendo revitalizada ao longo dos anos, mas no Real Mary King’s Close você tem a chance de ver de perto como era a vida na cidade no século 16, explorando os corredores estreitos do antigo cortiço que existia ali. A visita é guiada por personagens que fizeram parte da história local – comerciantes, médicos, famílias inteiras – que contam episódios curiosos e lendas da época.

Literary Pub Tour

3 séculos atrás

Edimburgo Old Town - Literary Pub Tour - Bares onde os escritores bebiam

Um jeito diferente de explorar a história de Edimburgo, o Literary Pub Tour é um roteiro que percorre 5 bares da cidade mostrando onde bebiam (e do que falavam quando estavam bêbados) os grandes escritores escoceses. É um passeio para quem está com o inglês em dia, porque o sotaque e os versos de época podem ser difíceis de entender. A dica é ir no Writer’s Museum antes do tour, onde você pode aprender sobre os 3 principais autores de lá: Robert Burns, Robert Louis Stevenson e Sir Walter Scott (o museu tem entrada grátis, é rápido de visitar e ajuda a contextualizar o que você vai ouvir no Literary Pub Tour). O legal é ver como a literatura teve um papel importante na definição da identidade nacional, desde os romances históricos até o uso do gaélico como idioma para fazer oposição ao inglês da Inglaterra.

The Dark Side

De 5 séculos atrás até hoje ( ! )

Edimburgo Old Town - Historias de fantasmas no Dark Side Tour a noite

Edimburgo ficou conhecida como a cidade mais mal assombrada do mundo. Depois de visitar o Real Mary King’s Close, você já vai sacar o tipo de cidade que Edimburgo realmente era no fim da Idade Média, mas nada vai te preparar para as lendas sombrias que você vai escutar nesse passeio. Quando fui à Escócia pela primeira vez, em 2008, o Ghost Tour era uma coisa alternativa e meio bizarra; hoje parece que se popularizou e há muitas empresas que fazem roteiros parecidos – alguns mais teatrais, outros mais rápidos… Escolha um e divirta-se com as histórias de crimes, fantasmas e intrigas políticas que marcaram Edimburgo nos últimos 500 anos. Eu fiz o Dark Side Tour da Sandeman’s, que em pouco mais de 2 horas percorre toda a Old Town, passa pelo cemitério da Canongate Kirk e sobe até a Carlton Hill, onde funcionava um presídio. Leve uma lanterninha (pode ser do celular) ou entre no clima e encare o passeio no escuro!

Palácio de Holyrood

6 séculos atrás

Edimburgo Old Town - Abadia de Holyrood em Edimburgo

Os contos de fadas às vezes fazem a gente confundir castelo e palácio: castelo tem função de defesa militar; aquela vida de princesa pertence mesmo é num palácio. Holyrood é a residência real britânica na Escócia desde o século 15, e também guarda sua parcela de histórias à la Game of Thrones sobre a formação do Reino Unido. Depois de percorrer uma série de aposentos reais, uma surpresa deliciosa na visita são as ruínas da Abadia de Holyrood, destruída durante a reforma protestante. A estrutura gótica da antiga construção fica linda sob o céu aberto e, se o tempo estiver bom, convida a um passeio pelos jardins do palácio.

As lendas que se escondem nos pubs de Edimburgo
Share

 

7 Comentários

  1. Eu fui pra Edimburgo uns anos atrás e me apaixonei. Poderia me apaixonar só pela Royal Mile e já estaria valendo. Também poderia me apaixonar pelos váaaarios pubs em cada esquina. Mas o Castelo de Edimburgo é sim de tirar a gente do chão.

  2. Estou indo para Edimburgo e aproveitarei todas as suas dicas.
    Eu estava com um pouco de receio de fazer passeio noturno, mas como ouvi que é uma cidade bem segura, certamente farei.
    Vc chegou ir para Inverness?
    Muito grata por compartilhar! abs

    • Oi, Nilza! Às vezes dá medinho porque é escuro e a gente está ouvindo histórias de fantasmas… rs rs! Mas é seguro sim e o tour é com um grupo, então é bem tranquilo!
      Fui para Inverness também – preciso confessar que não foi a cidade que mais me encantou, mas com certeza eu recomendo fazer pelo menos 1 bate-e-volta para ver um pouquinho da Escócia além de Edimburgo. Pode ser Inverness para cruzar as Highlands, mas também pode ser Stirling, Loch Katrine, Castelo de Dunnotar ou a minha preferida: St. Andrews! 😀
      Se ainda for reservar seus hotéis, usa os links aqui do blog para dar uma força pra gente – o blog recebe uma pequena comissão do Booking pela indicação de um leitor e isso nos ajuda a manter o site, sem que você tenha que gastar nem 1 centavo a mais ?
      Abs e boa viagem!

Exibir Comentários

Close