Amsterdam - Dia do Rei - dicas de viagem no blog Vontade de Viajar

O Dia do Rei é o maior feriado nacional da Holanda e uma das festas de rua mais animadas da Europa. Os parques e canais de Amsterdam ficam cheios de gente se divertindo, todo mundo se veste de laranja e vai festejar!

Enquanto Beatriz da Holanda ainda estava no poder, até ano passado, era comemorado o Dia da Rainha. Agora que seu filho Guilherme Alexandre assumiu o trono, a celebração acontece no aniversário dele, dia 27 de abril (mas como a festa não pode ser num domingo, em 2014 aconteceu dia 26).

Dia do Rei Amsterdam - Festa no barco - foto de Melanie Cloud Mine

Festa no barco (foto: Melanie Cloud Mine)

Para comemorar o primeiro Dia do Rei, duas das maiores marcas holandesas, a KLM e a Heineken, organizaram uma competição que levou dez americanos sortudos para participar desse festival! A competição foi realizada na Amsterdam Avenue, em Nova York. Tinha uma miniatura de um mercado de rua holandês – que é outra tradição da data – e foi convidando a galera que passava a participar da brincadeira.

Dia do Rei Amsterdam - Mercado de rua - foto de Franklin Heijnen

Mercado de rua em Amsterdam (foto: Franklin Heijnen)

Os vencedores se reuniram no aeroporto JFK de Nova York sem ter nem ideia de para onde iam viajar! Imagina que surpresa descobrir que você vai pra Amsterdam assim! Ao desembarcarem em Schiphol, um ônibus laranja levou o pessoal para a Heineken Brewery (que tem uma exposição super legal sobre a história da marca, vale a pena visitar!). Depois a festa continuou a bordo de um barco pelos pitorescos canais de Amsterdam – com direito a show do famoso DJ holandês Armin van Buuren. Nada mal curtir o Dia do Rei assim em grande estilo, hein!

Festas em barcos como essa do vídeo são um clássico do festival, tem desfile de barco pelos canais da cidade! Os bares e as casas em volta também ficam lotadas de gente fazendo farra e bebendo. Nos bairros mais residenciais, os parques ficam cheios e as ruas ganham várias barraquinhas de comida, mercado de pulgas, artistas locais…

Dia do Rei Amsterdam - Galera fantasiada no parque - foto de Paula Abrahao

Galera fantasiada no parque (foto: Paula Abrahao)

Abril é uma época boa pra viajar pra Amsterdam – pega a temporada das tulipas e ainda curte o “carnaval” holandês 😀 Se você tá de viagem marcada pra lá, dá uma olhada na programação oficial do Dia do Rei e não deixa de ver as dicas do Ducs Amsterdam para se preparar para a festa! 🙂

Dicas para você se virar na Holanda.
As estátuas mais estranhas de Amsterdam.
Share

 

2 Comentários

  1. Que maneiro! Quanta energia na comemoração do Dia do Rei! Queria um sorteio desse no Rio…rs Ia ser demais ir para Amsterdam do nada e participar das comerações do Dia do Rei!

Exibir Comentários

Close