5 viagens para lembrar a história de John Lennon

Ele foi um dos reis do iê iê iê e se tornou um ativista da paz mundial. John Lennon foi um ícone dos anos 60 e 70 até hoje continua sendo uma referência para jovens de todas as gerações.

Viagens John Lennon - Lennon fotografado por George Harrison em 1964
Lennon fotografado por George Harrison em 1964

De Liverpool a Nova York, tem 5 cidades que foram cenário de momentos marcantes da vida de John Lennon e me fizeram conhecer melhor a história dele. Se você ama os Beatles como eu, essas viagens vão fazer o seu coração bater mais forte!

1. Liverpool: onde tudo começou

Liverpool fica a umas 4 horas de Londres, e é a realização de um sonho para quem é Beatlemaníaco. Tem agência de turismo que faz um passeio chamado Magical Mystery Tour, mas eu preferi fazer o roteiro Beatles por conta própria.

Liverpool - Portao de Strawberry Fields (blog Vontade de Viajar)
Strawberry Fields em Liverpool: muita emoção ♥

O centro da cidade é cheio de loja de souvenir dos Beatles, especialmente perto do famoso Cavern Club. Mas eu gostei mesmo foi de visitar os bairros mais do subúrbio, onde ficam as casas em que eles viveram na infância, o jardim de Stawberry Field, a rua Penny Lane…

Também vale muito a pena visitar a exposição Beatles Story, que fica no porto Liverpool e mostra toda a trajetória da banda de um jeito bem divertido.

Liverpool Beatles - Beatles Story
Exposição Beatles Story

2. Londres: o sucesso dos Beatles

Em Londres, os Beatles produziram seus grandes hits. Aquela foto lendária da capa do disco Abbey Road, que mostra John, Paul, George e Ringo atravessando a faixa de pedestres foi tirada bem em frente ao estúdio deles, que fica no número 3 da própria Abbey Road.

Abbey Road: para recriar a capa do disco

A rua tá sempre cheia de fãs tirando foto na faixa, imitando a capa do disco (e o estúdio tem uma câmera ao vivo!).

Eu também fiz questão de dar uma passadinha pelo prédio da Apple Records, onde eles fizeram aquele show no terraço em 1969, que também entrou pra história. O prédio fica na Savile Row, perto da Regents Street.

3. Amsterdam ou Montreal

O terceiro destino você pode escolher: Amsterdam ou Montreal. A ideia é que seja um dos lugares onde John e Yoko fizeram protestos pacifistas durante a lua de mel que mais pareceu uma volta ao mundo!

Primeiro eles foram para um hotel em Amsterdam e passaram 1 semana sem sair da cama, chamando artistas e celebridades para visitá-los e deixando o acesso livre para a imprensa fotografar, filmar e fazer perguntas.

balada-de-john-e-yoko-bed-in-em-montreal
Bed-in em Montreal: Give Peace a Chance

Alguns meses depois, eles fizeram a mesma coisa em Montreal, sendo que nesse hotel de Montreal eles gravaram a música Give Peace a Chance, que se tornou um hino do movimento pela paz.

4. Nova York: a vida com Yoko

Depois que os Beatles acabaram, na virada dos anos 70, John Lennon e Yoko Ono resolveram se mudar para Nova York. Foi um período super experimental na trajetória artística dele, e marcado pela campanha contra a guerra do Vietnã.

Viagens para lembrar John Lennon - com Yoko no Predio Dakota - Foto David Shankbone

Viagens John Lennon - Predio Dakota Central Park NY
Yoko, Lennon e o prédio Dakota em NY

E daí a dica é passear pelo Central Park, onde John e Yoko adoravam ir, e ver o memorial que foi criado em frente ao prédio Dakota, onde eles moravam, e onde John foi assassinado em 1980.

O memorial ficou conhecido como Strawberry Fields, mas a palavra escrita no meio do mosaico é o nome de outra música: Imagine.

Viagens John Lennon - Strawberry Fields Memorial Imagine Central Park NY
Memorial Strawberry Fields no Central Park

É uma parte bem bonita do parque e eu dei a sorte de encontrar o mosaico decorado com flores, que os fãs levam para fazer uma homenagem a John Lennon.

5. Praga: grafites de protesto e tributo

No início dos anos 80, quando o mundo estava comovido com a morte de John Lennon, alguém fez um desenho dele num muro no centro histórico de Praga. Acontece que, naquela época, a Tchecoslováquia estava passando pela ditadura soviética e o desenho foi apagado, considerado afronta e vandalismo.

Viagens John Lennon - Lennon Wall em Praga
Lennon Wall, em Praga

O que a polícia não esperava era que outras pessoas começassem a ir lá e pintar o retrato dele de novo. A cada vez que o governo mandava limpar o muro, um outro desenho de Lennon voltava a aparecer. A imagem dele começou a se tornar um protesto dos tchecos pela liberdade de expressão.

Um muro que contrasta com o centro de Praga

Na virada dos anos 90, a República Tcheca teve o fim da ditadura, mas a Lennon Wall continuou com desenhos, trechos de música e palavras de paz.

Conhece outros lugares interessantes com passeios inspirados na história dos Beatles? Conta pra mim nos comentários!

Leia mais sobre a Lennon Wall em Praga
Todas as dicas para o roteiro Beatles em Liverpool
A balada de John e Yoko: 5 países em 2 semanas

2 comentários

Deixe uma resposta