Cidade famosa por seus grandes museus, Amsterdam tem algumas de suas peças de arte mais interessantes ao ar livre. Muito além das estátuas formais de políticos e personagens históricos que normalmente povoam as ruas da Europa, nos últimos 30 anos Amsterdam viu surgir curiosas estátuas que fazem brincadeiras com o dia-a-dia da cidade. Ninguém sabe ao certo quando as estátuas foram instaladas, nem quem assina as peças.

Amsterdam - estatua homem correndo na marnixstraatA primeira estátua apareceu em 1982, no pequeno parque Tweede Marnixplantsoen (que fica na rua Marnixstraat): um homem apressado, de sobretudo e chapéu, levando uma caixa de violino. Os locais dizem que ele está correndo para pegar o tram 10 (o tram é tipo um metrô de superfície). Às vezes vem um engraçadinho e coloca uma casca de banana na frente da estátua, para o cara tropeçar.

Em uma árvore perto da Leidseplein está outra curiosa peça de arte. Ali desde 1989, poderia passar despercebido o pequeno homem a cortar o galho com uma serra.

Amsterdam - homem com serra na LeidsepleinUma interferência maior provocou a instalação do “fiddler”, o violinista de bronze que apareceu em 1991 na entrada do Stopera – complexo que abriga o teatro de ópera Muziektheater e a sede da prefeitura de Amsterdam. O músico emerge do chão tocando seu instrumento, quebrando o piso de mármore a sua volta.

Dizem que esse violinista havia sido instalado primeiro no Canal do Mar do Norte, na cidade holandesa de Velsen, antes de ser transferido para a capital. Em nenhum dos dois locais há registros da identidade do escultor.

Amsterdam - violinista saindo do chao em frente a StoperaMais uma obra misteriosa surgiu em 1993, em pleno Distrito da Luz Vermelha: uma mão a apalpar seios de bronze em meio aos paralelepípedos. A cena fica em Oudekerksplein, perto da Oude Kerk, a igreja mais antiga de Amsterdam.

Dessa vez, a vizinhança reclamou: primeiro porque a estátua foi considerada sexista e depois porque volta e meia alguém tropeçava (it’s a booby trap! haha) e o bronze fazia barulho. A prefeitura providenciou a retirada da escultura mas reinstalou a peça após tratamento acústico.

Amsterdam - escultura dos seios no Red Light DistrictApesar da convocação da prefeitura, o autor preferiu permanecer anônimo. Dizem que é um médico que faz esculturas apenas como hobby. Há quem faça piada de que o artista desconhecido seja a própria Rainha Beatrix da Holanda, que também é conhecida por seu talento artístico, alegando que o violinista se parece muito com seu marido Claus e que só alguém com muita influência instalaria obras em pontos tão importantes de Amsterdam sem arranjar problemas. A essa altura, eu já acho que são diversos artistas trabalhando por todos os lados da cidade.

Há muitas outras. Os 40 lagartos no pequeno jardim da Leidseplein já são famosos e bastante fotografados pelos turistas. Também não podemos esquecer das estátuas “oficiais” e assinadas, como aquela que homenageia Anne Frank, no bairro de Jordaan, ao lado da igreja Westerkerk. Seja quem for o autor, vale andar por Amsterdam com os olhos atentos.

Amsterdam - estatuas de lagartos em Leidseplein

Gosta de arte de rua? Leia também o post “Bruxelas, a capital dos quadrinhos”.

Share

 

7 Comentários

  1. Geniais! O Violinista é sem dúvida o mais interessante dessas. Mas o do homem correndo para pegar o tram também não fica muito para trás…hehe Anotando aqui os lugares para não deixar passar nenhuma desapercebida! 😉

Exibir Comentários

Close