Olympiapark: tirolesa e rock’n’roll no parque olímpico de Munique
O Olympiapark é tão diferente do centro histórico de Munique que nos surpreendemos com paisagem assim que saímos do metrô e vimos tanta arquitetura moderna! Visitamos o Parque Olímpico de Munique no dia certo: um domingo de sol, e por isso encontramos lá muitas famílias aproveitando a recém-chegada primavera. É uma delícia fazer programas que os locais também fazem, né?
Fizemos tirolesa sobre o estádio olímpico de Munique e descobrimos que o Olympiapark também tem grandes surpresas pra quem curte rock!
Parque olímpico de Munique
Logo na primeira volta pelo parque, os prédios de arquitetura high-tech com jeitinho de Frank Ghery chamam a atenção. Neles ficam a arena e a piscina (que atualmente é aberta ao público, fica a dica pra quem viaja no verão!).
Pegue um folheto com o mapa do parque e veja quanta coisa tem pra fazer por lá! De aquário marinho a paredão de escalada, você encontra de tudo. Isso pra não falar que gente queria ter idade pra brincar com as crianças nas bolhas que flutuam no lago Olympiasee :D
Olympic Hall: shows em Munique
Na margem do lago, uma calçada da fama registra algumas das celebridades que já fizeram show desde a década de 70 no Olympic Hall ou no próprio estádio – de Ozzy Osbourne a Justin Bieber, com direito a Elton John, Liza Minnelli, REM, Metallica, Lenny Kravitz, Bon Jovi, Backstreet Boys e até David Coperfield.
Aliás, aproveita e dá uma olhada na programação dos shows pra ver se tem alguma banda legal na época da sua viagem… tem show lá todo mês. Esse fim de semana mesmo tá rolando um festival com Iron Maiden, Slayer, Iggy Pop e Nightwish.
Tirolesa sobre o estádio olímpico
Entre as muitas atividades ao ar livre que tem pra fazer no parque, nós escolhemos fazer tirolesa! Cruzamos sobre o Estádio Olímpico numa zipline de 200 metros – uma experiência diferente de tudo mais o que fizemos na Alemanha.
O nosso instrutor tinha passado uma temporada no Brasil e sabia até falar um pouco de português :) Ele deu todas as orientações enquanto nos equipava e acompanhou a gente até a torre, subindo pelas rampas gradeadas de metal.
Eu achei que ia ser moleza, mas quando cheguei na plataforma acima das arquibancadas, vendo o gramado tão distante lá embaixo… tive que tomar coragem para me soltar da plataforma! Era como se eu fosse me pendurar de um prédio de 10 andares, fiquei suando frio! Mas foi só a descida começar que o medo deu lugar a sensação incrível, uma experiência muito legal!
Olympiaturm & Museu do Rock
Se você prefere curtir o visual do parque sem adrenalina, a pedida é subir ao observatório da Olympiaturm, a torre olímpica, onde há também um restaurante giratório no topo. Por ser afastada do centro, a vista panorâmica que se tem de lá é bem diferente das torres em volta da Marienplatz. E claro, tem elevador :)
No alto da Olympiaturm, mais uma surpresa para quem curte música! O pequeno Museu do Rock, instalado lá em cima, reúne ingressos de shows históricos, posters, fotos e memorabilia como uma guitarra autografa por Ozzy e um poema escrito por Jim Morrison – tudo parte da coleção privada de dois amigos que já viram praticamente todas as lendas do rock ao vivo.
Como todo bom parque na Alemanha, ali também tem quiosque pra comer bratwurst (pão com linguiça alemã) e um Biergarten com bastante mesas pertinho do estádio, pra tomar uma cerveja com os amigos.
Olydorf: a vila olímpica de Munique
Parte da antiga vila olímpica foi transformada em residência estudantil – chamada Olympiadorf ou simplesmente Olydorf. São kitnets pequenininhas, coladinhas uma na outra, que ganham um ar um pouco mais simpático com as fachadas coloridas e grafitadas.
Em frente ao prédio que hospedou a delegação de Israel nas Olimpíadas de 72, tem um memorial em tributo às vítimas do ataque palestino, um dos episódios mais trágicos da história dos Jogos.
Como chegar no Olympiapark
O acesso ao parque é livre, você só paga os tickets das atrações que quiser fazer. Quando viajamos, a cotação do euro estava bem melhor do que está hoje, mesmo assim o preço da tirolesa foi salgado: € 30. Valeu a pena porque a gente curte incluir coisas de “fazer” em vez de ter um roteiro só com coisas de “ver”, foi uma experiência bem divertida na viagem!
Pra chegar no Olympiapark, é só pegar o metrô no centro de Munique e descer na estação Olympiazentrum. O museu da BMW é fácil de identificar e serve como referência – cruza a passarela ao lado dele e você já está no parque.
O que mais fazer em Munique
O Museu da BMW, aliás, é uma excelente dica para quem gosta de carros, tecnologia e design. Lá você pode ver exibe os carros e os motores que fizeram a história da marca. É uma dobradinha perfeita para fazer no mesmo dia do passeio ao Olympiapark, porque um fica ao lado do outro.
A gente acabou não entrando no museu porque ainda queríamos aproveitar o fim de tarde no Englischer Garten (lugar divertidíssimo, imperdível!). Ficou sendo uma daquelas coisas que eu vou ter que fazer quando voltar a Munique :)
Já os apaixonados por esportes vão querer incluir no roteiro, além do parque olímpico, a Allianz Arena, o super estádio do Bayern de Munique. Você pode fazer uma visita guiada ou, se der sorte, assistir a uma partida de futebol com um dos grandes times da Alemanha!