Blue Grotto, em Malta: o Mediterrâneo em mil tons de azul

Malta é uma ilha que fica no meio do mar Mediterrâneo, com a Itália de um lado e a Tunísia do outro. O que não falta nesse pequeno país são cenários paradisíacos: praias, mirantes e piscinas naturais 💛

O que fazer em Malta - Blue Grotto cavernas

A Gruta Azul é um desses lugares em Malta que fazem a gente se sentir privilegiado de estar ali, e completamente apaixonado pelas cores do Mediterrâneo.

Também conhecida pelo nome em inglês, Blue Grotto, a Gruta Azul é na verdade uma sequencia de grutas que ficam na parte sul da ilha e que formam uma das paisagens mais bonitas da viagem.

Blue Grotto - passeio de barco na Gruta Azul em Malta

O Mediterrâneo em mil tons de azul

A água do mar Mediterrâneo tem uma cor muito intensa. É um azul escuro, super forte, mas a água totalmente transparente. Só que ali, na Gruta Azul, tem umas partes em que a água é azul clara, como se fosse mar do Caribe, talvez ainda mais cintilante!

Blue Grotto - passeio de barco Gruta Azul em Malta

A areia branca no fundo da gruta e as algas que ficam nessa parte da costa fazem a água brilhar de um jeito inacreditável quando bate a luz do sol.

E é muito apaixonante quando a gente vê o azul clarinho desta parte da gruta se encontrar com o azul escuro característico do Mediterrâneo. Essa combinação é uma das coisas mais bonitas que eu já vi na vida 🙂

Blue Grotto - passeio de barco Gruta Azul Malta

Passeio de barco para a Gruta Azul

O passeio de barco para ver a Gruta Azul sai de um pequeno porto na região de Żurrieq, perto do sitio arqueológico Haqar Qim. Na parte de cima da estrada tem um mirante de onde dá pra ver a gruta do alto, que é um visual lindo também!

o-que-fazer-em-malta-passeio-de-barco-blue-grotto

O passeio dura mais ou menos meia hora e custa 8 euros por pessoa, investimento totalmente razoável, vale muito a pena. O barco é pequeno, cabem umas 7 ou 8 pessoas, e a dica é sentar do lado esquerdo, que é melhor pra tirar foto das grutas.

Tem barco a cada 15 minutos todo dia, de 9h da manhã até as 17h da tarde, mas o ideal é ir na parte manhã, que a luz do sol ilumina melhor e a gruta fica mais bonita.

Blue Grotto - Gruta Azul em Malta

Um mergulho e um sorvete

No final do passeio de barco, a gente ficou um pouco mais por ali pra entrar na água e dar um mergulho.

Essa foi uma das coisas que eu achei mais divertidas em Malta: não precisa ter uma praia para a galera ir à praia. Qualquer cantinho da costa tá valendo! O pessoal estica uma toalha ou tapete de borracha numa parte mais reta das pedras e é isso aí!

Blue Grotto - Praia sem areia Gruta Azul Malta

Às vezes tem até uma escadinha pra entrar na água. E na real eu gostei muito mais de nadar em lugares assim, do que nas praias com areia de verdade. A água é uma delícia e os cenários são fantásticos com as pedras em volta!

Aliás, uma dica boa é comprar uma sapatilha de borracha pra ir nesses lugares – quase todo ponto turístico tem algum camelô vendendo – porque andar pela rocha até chegar na água pode realmente machucar o pé.

o-que-fazer-em-malta-blue-grotto-mergulho

E lembra de levar protetor solar porque o sol em Malta é forte pra caramba mesmo ☀️

Mas para compensar o calor tem sorvete vendendo em todo lugar que você vai, e o sorvete da lanchonete que fica perto da Gruta Azul é maravilhoso.

Blue Grotto - Gruta Azul Malta

Quando você estiver lá, tomar uma casquinha de sorvete por mim! E marca a foto no Instagram com a hashtag Vontade de Viajar pra eu ver e ficar com inveja! hahaha

2 comentários

Deixe uma resposta


Close