Viagem de Cinema: como encontrar aquele lugar do filme
Se tem uma coisa que logo me deixa com vontade de viajar é ver um filme que se passa em um lugar interessante. Já mostrei aqui no blog o roteiro de Roma a partir de um filme da bonequinha Audrey Hepburn e o roteiro de Chicago para quem quer Curtir a vida adoidado, mas o cinema tem tantas outras cenas lindas e divertidas!
A Plaza de España, em Sevilha , por exemplo, serviu como locação para o planeta Naboo, no Episódio 2 de Star Wars – O Ataque dos Clones (veja a cena aqui).
Um dos melhores sites que eu conheço para pesquisar os endereços que aparecem nos filmes é o Movie Locations, mas os títulos mais comerciais também estão no Movie Map. Recentemente descobri um blog brasileiro chamado Viagem de Cinema, que já tem um grande acervo – incluindo filmes nacionais, europeus, clássicos mais antigos e os sucessos hollywoodianos mais recentes.
Há filmes que inspiram viagens quando contam um trechinho da história do lugar, como o filme Maria Antonieta sobre o Palácio de Versailles, na França (trailler aqui)…
Outros retratam o cotidiano de uma cidade, como o famosíssimo Um lugar chamado Notting Hill (veja o trailler, o roteiro e o post que já rolou aqui sobre esse lindo bairro de Londres)…
Mas há também aqueles que usam o espaço apenas para dar vida a uma bela história de fantasia. Quem diria que eu descobriria a localização da Fantástica Fábrica de Chocolate? A versão original desse musical (1971) marcou a minha infância. A cena em que Willy Wonka aparece ao público pela primeira vez (veja aqui) foi filmada em Munique, na Alemanha.
Tem ainda os que mostram locais tão exóticos que a gente nem acha que seria uma viagem possível! Confesso que quando assisti Tomb Raider, há 12 anos, jamais imaginei que andaria pelos mesmos templos que Lara Croft (trailler aqui). Eu nem sequer sabia que aqueles lugares ficavam no Camboja…
Mas, como vocês sabem, nos deparamos com esses cenários incríveis em Angkor Wat. Certamente, um dos pontos altos da viagem pelo Sudeste Asiático!
E como andar por Montmartre, em Paris, sem pensar no Fabuloso Destino de Amélie Poulain? Esse é um dos meus filmes preferidos! Já realizei o sonho de visitar algumas de suas locações, como o Café des 2 Moulins, onde a personagem trabalha, e o mercadinho Maison Collignon, onde Amélie compra frutas e legumes.
O dono da venda já está acostumado com os turistas e gosta do movimento – ele inclusive coleciona cartões postais enviados pelos fãs do maior hit do cinema francês (trailler aqui).
Outros filmes que se passam na cidade de Paris estão no Parcours Cinéma, que tem roteirinhos em PDF para fazer o download e se deixar guiar por histórias lindas como A invenção de Hugo Cabret, O pequeno Nicolau… e Ratatouille, por que não?
E agora tem o recém-lançado aplicativo Cinemacity, que propõe passeios por Paris com base em cenas imortalizadas pela sétima arte. O legal é que o app mostra na telinha do seu smartphone o trecho do filme que se passa ali.
Comigo é assim: viajo cada vez que vou ao cinema, e termino cada filme com mais um lugarzinho ou dois para visitar nas próximas férias… Mas acho que não sou a única! Conheço um monte de gente que, quando foi a Londres, saiu em busca da “Plataforma 9 ¾”, na estação King’s Cross, de onde parte o trem Hogwarts Express, no filme do Harry Potter. Assim como tenho alguns amigos que sonham em refazer os passeios de Celine e Jesse por Viena, em Antes do Amanhecer, e Paris, em Antes do Pôr-do-Sol.
E você, já viajou para reviver suas cenas preferidas?