Annecy é uma das cidades mais encantadoras da França. Por sua posição geográfica privilegiada nos Rhône-Alpes, ela junta o charme de uma cidade medieval francesa com a beleza natural das montanhas e lagos suíços, além de ter uma pitada da cozinha italiana, pois fica a apenas 1h de carro da fronteira.

Annecy Franca - foto de Daniel Jolivet

Centro histórico de Annecy – foto: Daniel Jolivet

A influência italiana vai além da culinária, já que a cidade é repleta de canais e por isso recebeu o nome de Veneza dos Alpes. Annecy tem até um carnaval semelhante ao de Veneza no final de fevereiro, com direito a roupas e máscaras extravagantes do carnaval veneziano.

Passei um fim de semana com meus pais em Annecy durante o inverno e foi lindo admirar a paisagem do Lac Annecy, o segundo maior lago da França, contra as montanhas cobertas de neve. O ponto de partida da nossa viagem foi Lyon, que fica a cerca de 2h de trem. De Paris, a viagem até Annecy dura umas 4 horas.

annecy-franca-foto-de-thomas-vanneste

Lac Annecy no inverno – foto: Thomas Vanneste

A grande joia da cidade é o lago de água clarinha, onde se concentram passeios de barco, pedalinhos, esportes ao ar livre. Durante o verão, os gramados ao redor dele se tornam verdadeiras praias – com direito a chuveiros, vendedores de sorvete e gente desfilando em lanchas, praticando ski aquático e fazendo outros esportes.

Uma ideia legal para aproveitar o dia é alugar uma bicicleta para dar um giro pelo centro histórico e ir até o lago. Se quiser dar volta completa no Lac Annecy, reserve ao menos 4h para fazer o percurso com calma, pois são uns 40km no total (5 vezes mais que a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio). O Guilherme fez isso e vale ver as dicas dele 🙂

annecy-franca-palais-de-lisle-foto-sergio

Palais de l’Isle – foto: Sergio

Como era inverno, aproveitei para apreciar mais o lado pitoresco da cidade e a sua culinária. Desbravamos cada ruela estreita e seus prédios medievais, passando por várias pontes e admirando as diversas lojas de decoração que tem por lá. Meus pais são arquitetos e ficaram fascinados com as lojas, cada uma dedicada a um estilo.

No meio do Canal Thiou, um dos maiores cartões-postais de Annecy: o Palais de L’Île (ou Palais de L’Isle), um pequeno forte do século 12 construído sobre uma ilhazinha natural. Pertenceu aos Condes de Genebra funcionou como prisão durante a Idade Média e também durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente é um museu, o que é legal pra quem tem curiosidade de visitar por dentro.

Se o tempo estiver bom, vale um bom passeio pelos Jardins de L’Europe, que também tem vista para o lago e para as montanhas dos alpes, um cenário muito bonito. É nesse jardim que fica a famosa Ponte do Amor. aproveite as mesinhas de restaurante à beira dos canais para ver o movimento.

Uma grande atração cultural da cidade é o Castelo de Annecy, construído entre os séculos 12 e 16. Ele foi residência dos Condes de Genebra e hoje em dia funciona como um museu de acervo bastante diverso (desde arqueologia até cinema), além de abrigar o Observatório Regional dos lagos Alpinos. Do alto do castelo, a gente tem uma vista linda da cidade, sobre os telhados típicos do centro histórico.

Annecy Franca - Bugnes doce tipico da regiao - foto Rhone Tourisme

Os deliciosos bugnes de Annecy – foto: Rhone Tourisme

Aproveitei o friozinho da estação e, além do bom vinho tinto para aquecer o corpo, comi bastante fondue e raclette. Mas confesso que uma das coisas que eu meus pais mais amamos foram os bugnes, bolinhos de farinha de trigo fritos e cobertos de açúcar de confeiteiro.

Tem em várias pâtisseries da cidade e os bugnes variam um pouco de uma pra outra, mas a nossa favorita era a Le Comptoir du Pain. Sempre que saíamos ou chegávamos no nosso hotel, comprávamos um saquinho de bugnes para comer. Uma delícia indispensável numa viagem à Annecy!

Share

 

11 Comentários

  1. Oi Anna, vi seu post e me encantei por essa cidade. Estou planejando ir em novembro e passar 7 dias na Europa. Tem alguma sugestão roteiro e cidades proximas p eu visitar, que possam ser feitas de trem??
    Obrigada! Bj

  2. Ola.. Estou a planear um fim de semana prolongado entre Lyon e Annecy.. estou a planear 1 dia para Annecy e 2 para Lyon.. que te parece?

  3. Oi Anna, tenho 7 dias entre Genebra e Lyon. O que tem de legal pra conhecer perto destas cidades, além de Aneccy, que com certeza, dedicarei 1 dia pra ela.?
    Josë Gomes

Exibir Comentários

Close