As 13 mais incríveis livrarias do mundo
Para um viajante que gosta de literatura, conhecer as livrarias do mundo é sempre encantador. Livrarias não são apenas lojas, são uma porta de entrada para outros universos, uma viagem a outras épocas, um convite a novas ideias, uma janela para espiar romances ou desvendar mistérios.
Toda cidade tem ao menos uma livraria icônica, que se torna um ponto de encontro através do tempo, uma referência cultural daquele lugar, e até mesmo um cartão postal. São lugares cheios de personalidade e que merecem entrar no roteiro. Vem nessa viagem pelas livrarias do mundo que contam histórias para além de seus livros!
Livraria Lello, no Porto
O belo prédio construído em 1906 no centro do Porto (Rua das Carmelitas, 144) para abrigar a livraria dos irmãos José e António Lello causou grande impacto no meio cultural da época. A fachada de estilo neogótico tem duas figuras femininas que representam a arte e a ciência. Por dentro, um ar de art nouveau com ornamentos de gesso pintado que imitam madeira e a divertida escadaria vermelha cheia de curvas, marca registrada da Lello.
Sempre citada entre as livrarias mais bonitas do mundo, é uma das únicas que teve um prédio projetado para si, enquanto outras foram convertidas a partir das instalações de construções históricas.
El Ateneo, em Buenos Aires
A livraria El Ateneo é um dos grandes encantos da capital argentina. Construído em 1919, o Teatro Grand Splendid foi transformado em cinema antes de se tornar a livraria que é hoje, ainda com suas galerias e cortinas de veludo originais do antigo teatro de Buenos Aires. O afresco da cúpula, pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi, completa essa que é uma das maiores e mais lindas livrarias do mundo.
Livraria Altaïr, em Barcelona
A Altaïr, em Barcelona, é mais que uma livraria especializada mapas e livros de viagem, é um ponto de encontro para viajantes. A gente se sente tomado por inspiração e wanderlust diante de tantos livros de viagem – da literatura de aventura até livros sobre cultura e arte de todos os cantos do mundo e livros de fotografia. Tem guias em vários idiomas, atlas, globos terrestres e uma impressionante coleção de mapas, dos decorativos às cartas marítimas!
A gente também encontra um mural para trocar dicas de viagem, além de poltronas e um café – espaço perfeito para contar histórias e conversar sobre o planejamento dos próximos roteiros. A Altaïr fica no bairro de Eixample (Gran Via de les Corts Catalanes, 616).
Carturesti Carusel, em Bucareste
A livraria Carturesti Carusel foi inaugurada em 2015 no centro histórico de Bucareste, capital da Romênia. O edifício que no século 19 era sede de um banco ganhou um ar super moderno com as escadas e varandas onduladas, mas manteve as colunas e o teto de vidro característicos.
Além de livros (em romeno e em inglês), há objetos de papelaria e peças de design e decoração. Fica bem na parte mais movimentada da cidade (Strada Lipscani 55) – ótima opção para uma pausa no roteiro turístico, com um café no bistrô do último andar.
Livraria Ler Devagar, em Lisboa
Essa é uma das minhas preferidas! A Ler Devagar surgiu há 20 anos no Bairro Alto e depois se mudou para o local de uma antiga gráfica, dentro da LX Factory (que é um dos lugares mais legais de Lisboa, uma área industrial que foi transformada em espaço cultural). A instalação da bicicleta voadora se tornou um ícone da Ler Devagar mas, se tiver um tempinho, se permita descobrir outras engenhocas interessantíssimas na exposição do Sr. Pietro, no terceiro andar da livraria.
Ainda em Lisboa, vale dar um pulo na Bertrand, a livraria mais antiga do mundo, quando estiver caminhando pelo Chiado. Com sua fachada de azulejos típicos, essa livraria fez parte história da literatura portuguesa e sem dúvida recebeu inúmeras visitas de Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Saramago e outros grandes escritores.
The Last Bookstore, em Los Angeles
Um lugar novo para quem gosta de livrarias antigas. The Last Bookstore, em Los Angeles, já existia há alguns anos quando se mudou para o prédio que já foi de um banco (dá para ver a estrutura do cofre e tudo). E foi a partir daí, em 2011, que os curiosos cenários da livraria ganharam fama, como o túnel feito de livros!
Mas não se deixe enganar: The Last Bookstore não é só um ambiente instagramável, tem um bom acervo e atendentes que realmente entendem de literatura. Há livros novos e de segunda mão também, dá para encontrar algumas barganhas por 1 dólar.
Shakespeare and Company, em Paris
Em frente à Catedral de Notre Dame está essa instituição tradicionalíssima de Paris, mas que trabalha com publicações em inglês. Abriu em 1951, como um tributo à livraria de mesmo nome que funcionava na Rue de L’Odéon na década de 1920, quando Paris era uma festa.
Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald e toda a entourage da literatura modernista frequentavam a Shakespeare & Co. original e a tornaram um ícone da época. A loja fechou em 1940, durante a ocupação nazista. Hoje, nesta segunda edição do clássico, podemos ter um gostinho do ambiente que inspirou tantos grandes escritores ao andar por entre as caóticas paredes cobertas de livros, até chegar ao piano do segundo andar.
Libreria Acqua Alta, em Veneza
A Libreria Acqua Alta, em Veneza, é entulhada de ponta a ponta. Numa cidade em que as ruas são constantemente inundadas, as pilhas de livros desse enorme sebo ficam todas sobre pallets que podem ser levantados quando a maré sobe – ou, ainda melhor, em bacias e banheiras que flutuam se o nível da água ficar alto demais. Tem até uma gôndola inteira cheia de livros no salão principal!
Mas, para mim, o mais legal da Libreria é bom humor: a seta da “saída de incêndio” que dá direto num canal veneziano ficou famosa na internet :)
Cook & Book, em Bruxelas
O nome da praça onde fica essa livraria belga não podia ser mais simpático: Place du Temps Libre – a praça do tempo livre. A Cook & Book tem bistrôs moderninhos integrados a seus 9 salões de livros, todos lindamente decorados, cada um com um tema diferente: artes, música, viagem, HQ, literatura inglesa etc. Uma boa opção para um brunch!
Más Puro Verso, em Montevidéu
A capital do Uruguai tem uma relação especial com os livros – são muitas livrarias e sebos pela cidade! Quando estiver turistando pela Ciudad Vieja de Montevidéu, dê uma passadinha pela Más Puro Verso (Peatonal Sarandí 675). A livraria oi inaugurada só em 2008 mas fica num bonito edifício de 1917, com arquitetura italiana em estilo art nouveau.
Atlantis Books, em Santorini
Quando viajaram para Santorini, em 2002, dois jovens americanos repararam que a ilha grega não tinha nenhuma livraria – e resolveram abrir uma! Com um terraço perfeito para ver o pôr-do-sol, a pequena Atlantis Books tem grandes títulos em inglês (você não precisa aprender grego!) e também faz pequenas encadernações artesanais.
Cafebrería El Péndulo, Cidade do México
A cafeteria e livraria mexicana El Péndulo também realiza concursos literários e outros eventos. Tem 6 filiais, mas esta no bairro de Polanco é a mais famosa por causa da árvore no meio da loja e as plantas penduradas por todos os lados. Se as plantas entre as prateleiras da pequena Babilonia Libros em Montevidéu já encantam, imagina na Péndulo!
Barter Books, em Alnwick (UK)
Lembra que a gente falou do Castelo de Alnwick uma vez aqui no blog? Pertinho dali, numa antiga estação de trem, fica a livraria que redescobriu o cartaz “Keep Calm and Carry On” criado na II Guerra Mundial. Se pôster britânico virou mania mundial nos anos 2000, a culpa foi dos donos da Bater Books, um dos maiores sebos da Europa, com grande variedade de livros de segunda mão e edições históricas.
Leia também: