Roteiro alternativo de Montevidéu

Minha terceira ida a Montevidéu teve uma missão: desvendar o lado criativo da capital uruguaia. Entre novos museus, coletivos de street art, livrarias, bares e lojas de design independente, fiz um roteiro alternativo de Montevidéu pra quem já viu as principais atrações e quer acrescentar uns endereços diferentes na viagem 🙂

montevideu-alternativo-roteiro-alternativo-de-montevideu-programas-diferentes
Plaza da Independência

Muita coisa mudou no Uruguai de 2010 pra cá, tanto no cenário político-social (que a gente acompanhou animadamente pelas redes sociais, com a aprovação das leis de descriminalização do aborto, casamento gay e legalização da maconha) quanto na vida cotidiana de Montevidéu.

As ruas do centro estão mais seguras e animadas com projetos tipo “El Bajo Ciudad Vieja”, que fez uma região antes perigosa e de crimes se tornar uma área com ateliês de arte, espaços culturais, restaurantes e eventos bacanas como o Mesa Brava, de gastronomia, que rola a cada mês num lugar diferente.

montevideu-alternativo-mural-street-art
Street art em Montevidéu

Não se preocupe: a nostalgia característica do Uruguai continua lá. Carros antigos, velhinhos caminhando vagarosamente de jaqueta e calça cáqui, aquele ar decadente dos prédios antigos que um dia se inspiraram em Paris… Você ainda encontra tudo isso. Mas quando estiver em busca de um programinha cultural mais diferente, vem comigo nessas dicas aqui!

La Pasionaria Universo Creativo

montevideu-alternativo-la-pasionaria-universo-criativo
Joias na La Pasionaria

Uma livraria, um bistrô e uma loja de design daquelas em que cada prateleira tem uma surpresa. La Pasionaria (Reconquista 587) reúne o trabalho de designers locais e estilistas independentes – bem interessante de ver, ainda que os preços sejam salgados. Fica atrás do Teatro Solís e pode ser uma opção diferente para almoçar perto da Ciudad Vieja (não funciona para o jantar). Se preferir, também pode fazer um lanche mais rápido pertinho dali na Tropical Smoothies (Buenos Aires 614), onde os sucos são feitos na hora e a trilha sonora é boa.

Coletivos de arte

montevideu-alternativo-casa-wang-coletivo-de-street-art
Coletivo Casa Wang

Alguns sobrados montevideanos estão dando lugar a ateliês e galerias bacanas como a Pension Cultural Milan, na Ciudad Vieja. O street artist Camilo Núñez, do Coletivo Licuado, me levou pra conhecer a Casa Wang (Juan Carlos Gómez 1538), que funciona como oficina de 9 artistas urbanos uruguaios – virei fã do Lucas Butler e da Noe. Em cada cômodo da casa, cavaletes, mesas e telas se alternam com desenhos pendurados na parede e murais pintados não só por eles, como por amigos de outros países que vêm visitar. Vale ficar de olho no Facebook para ver se rolam exposições e workshops no período da sua viagem.

Livraria Más Puro Verso

montevideu-livraria-mas-puro-verso
Livraria Más Puro Verso

Ok, esta livraria não é nenhum segredo e está entre as paradas obrigatórias no passeio pela Ciudad Vieja, mas a lindíssima Más Puro Verso merece entrar no nosso roteirinho cultural para folhear uns livros e se encantar com a arquitetura art nouveau. Fica colada no Museu Torres García.

Queen of Pain

montevideu-alternativo-loja-queen-of-pain
Bolsas coloridas

Encontrei dois endereços dessa loja: uma bem na Ciudad Vieja (Sarandí 612) e outra na Av. 18 de Julio (nº 887). A Queen of Pain parece um pedacinho saído da Galeria do Rock diretamente para o Uruguai. Entre camisetas de banda de rock e vestidinhos estampados, tem umas bolsas coloridas tão lindas!

Bistrô Sin Pretensiones

roteiro-alternativo-em-montevideu-bistro-sin-pretensiones-na-ciudad-vieja
Comidinha de bistrô

Quando estiver procurando um lugar pra comer na Ciudad Vieja e quiser fugir dos chivitos e parrilladas, o bistrô Sin Pretensiones (Peatonal Sarandí 366) é uma boa pedida. Serve refeições rápidas e leves – com opções vegetarianas no cardápio – num ambiente bem charmoso, onde a gente também encontra itens de decoração vintage para vender. Os doces caseiros deixam o balcão ainda mais bonito e, atrás, dá pra ver um pequeno pátio onde são plantadas as ervas e temperinhos usados na cozinha. Uma graça! É uma das nossas dicas para vegetarianos em Montevidéu. Na porta ao lado, o italiano Lucca também pareceu uma opção simpática.

Barrio de las Artes

roteiro-alternativo-de-montevideu-grafitti-no-bairro-de-las-artes
Grafitti no Bairro de las Artes

O projeto “Barrio de las Artes” está transformando o Barrio Sur em um pólo criativo – mais ou menos delimitado pelo Centro de Fotografía, a Cinemateca Uruguaya e o futuro Museu do Tempo, que será inaugurado no Dique Mauá. Essa é uma região boa para quem curte street art – encontrei uns murais interessantes na esquina da Maldonado com rua Wilson Ferreira Aldunate.

Hotel Esplendor

montevideu-hotel-esplendor-bairro-de-las-artes
Hotel no Bairro de las Artes

Um hotel tradicional da década de 30 hoje é um design hotel 4 estrelas que exibe obras de arte de pintores uruguaios no hall. O Esplendor (Soriano 868) fica no Barrio de las Artes e merece uma espiadinha no salão de eventos, convertido a partir do antigo Teatro Cervantes. Super estiloso e bem localizado, por um preço que não é impossível.

Brunch no Candy Bar

montevideu-balcao-do-candy-bar
Candy Bar

Lugar mais fofo de todos do roteiro, o Candy Bar (Durazno 1402) é hipster sem fazer carão. Ficou famoso pelo brunch de domingo (das 12h às 14h), tem comidinhas vegetarianas no cardápio e também é uma alternativa para tomar uns drinks à noite.

Babilônia Libros

montevideu-alternativo-livraria-babilonia-libros
Babilonia Libros, a livraria-jardim

Montevidéu tem uma relação especial com os livros – o que não falta pelo centro são livrarias e sebos! Na rua Tristán Narvaja (onde, aos domingos, acontece a famosa feira de antiguidades) as lojas de livros se enfileiram a cada quarteirão. Uma das mais charmosas é a Babilônia Libros (Tristán Narvaja 1591), onde as plantas entre as estantes criam uma espécie de livraria-jardim.

Chez Mario et Solange

onde-ficar-em-montevideu-dica-de-hostel-em-montevideu
Nosso B&B em Montevidéu

O bed & breakfast perfeito pra combinar com esse roteiro alternativo de Montevidéu, com quartos espaçosos e confortáveis no sobrado de uma ruazinha vazia do centro. O café da manhã é maravilhoso (com direito a biscochos de dulce de leche ♥) e a decoração é super charmosa, entre o vintage e o hipster. Na hora de reservar sua hospedagem em Montevidéu, usa este link aqui pra dar aquela força pra gente (o blog recebe uma comissãozinha sem que isso altere o preço para você) 🙂

Veja como foi nossa experiência nesse hotel em Montevidéu

Museu de Artes Visuais

montevideu-alternativo-museu-de-artes-visuais-bienal-de-tipografia
Bienal de Tipografia no MNAV

Esse é meu museu queridinho em Montevidéu! Além de ter obras de artistas uruguaios famosos como Torres García e Manuel Blanes, tem algumas boas surpresas – como as composições geométricas de José Pedro Costigliolo – e ótimas exposições temporárias. Nós visitamos no primeiro fim de semana da Tipos Latinos, a bienal de tipografia latino-americana (aliás, a seleção está sensacional e vale ver se você viajar pra lá até o fim de julho, depois circula por outras cidades no continente). O Museu de Artes Visuais fica dentro do Parque Rodó e tem entrada grátis.

Bares da Boulevard España

montevideu-alternativo-thelma-bar-boulevard-espana
Thelma Bar (via)

A região ao norte do Parque Rodó fica animada à noite com os muitos bares do Boulevard España, como o Bar Rodó (Blvr. España 2246), que é todo decorado com discos de vinil, e o Thelma Bar (Blvr. España 2231), uma casa de esquina com jeitinho de diner dos anos 50 que, além de burgers e milk-shakes, vende bagels e outras coisinhas gostosas de café da manhã o dia inteiro, mesmo à noite. Se o tempo estiver bom, dê uma volta para escolher um bar legal ou vá pulando de um pro outro, tomando drinks aqui e ali.

Cervejas artesanais

montevideu-alternativo-mala-junta-cerveja-artesanal-e-graffiti
Cerveja artesanal e graffiti (via)

Assim como no Brasil, as cervejas artesanais estão em alta no Uruguai e o Mala Junta (Boulevard España 2174) é um lugar legal para beber enquanto você espia um pouquinho mais da arte urbana de Montevidéu, pois o bar também funciona como um grafitti shop. Se animar de conhecer mais a produção local, a Golden Mile Uruguay faz um tour por 10 bares e pubs degustando cervejas artesanais – a brincadeira começa às 19h e vai até 2h da manhã, ainda bem que inclui a van de volta pro hotel!

Crêpas

montevideu-creperia-em-punta-carretas
Creperia em Punta Carretas

Essa creperia super bonitinha fica perto do Shopping Punta Carretas (aquele que um dia foi um presídio e hoje é shopping de rico e turista), com mesas na varanda que são perfeitas no verão. Os crepes são caros mas também são grandes e bem servidos de recheio, minha sugestão é dividir 1 salgado pra depois dividir um doce. Experimente o de doce de leite com morango, fica uma delícia!

Espacio de Arte Contemporáneo

O Espaço de Arte Contemporânea (Arenal Grande 1929) funciona nas instalações de um antigo presídio, fica num bairro meio feiozinho – mas por dentro é um lugar bonito e cheio de atividades bacanas e gratuitas para o público. Queria muito ter visitado esse museu, mas durante a minha viagem estava fechado para montagem das próximas exposições… Por poucos dias não consegui pegar a mostra de David LaChapelle, com suas fotografias surrealistas e ultra-saturadas ♥ Mas você pode ter essa sorte se viajar pra lá até outubro!

La Fonda

montevideu-alternativo-restaurante-la-fonda
Papo com o chef do La Fonda

Se eu estivesse em Montevidéu hoje, iria jantar lá. O chef Mário cozinha dançando, no maior alto astral, enquanto a equipe super querida prepara os drinks e informa aos clientes as opções do dia. No La Fonda (Pérez Castellano 1422) não tem cardápio. O menu é decidido meia hora antes do restaurante abrir, de acordo com os ingredientes que tiverem vindo da horta orgânica dos donos. Tudo caprichado, num ambiente lindo e romântico no centro histórico. Se for lá durante o dia, aproveita e compra uns bombons na chocolateria Volverás a Mi (Pérez Castellano 1461) que fica no quarteirão seguinte.

Passeio de bicicleta

montevideu-alternativo-grafitti-e-bicicletas
Bicicletas em Montevidéu

Que tal dar uma volta de bike pela Ciudad Vieja em busca de murais de street art ou contornar as Ramblas do Río de la Plata até chegar no letreiro de Montevideo? Você pode alugar uma bicicleta na Orange Bike (Perez Castellano 1417) ou buscar o centro de informações turísticas para se registrar temporariamente no Movete – versão uruguaia das bicicletas do Itaú.

Para a maior parte dos trajetos, nós andamos muito a pé, pedimos dicas de ônibus na rua e ocasionalmente pegamos taxi – usamos o app Easy Taxi mas vimos que existe o Voyentaxi e o Uber também é comum (esse link aqui te dá R$ 25 de crédito para a primeira corrida).

montevideu-letreiro-montevideo-na-orla
Letreiro em Montevidéu

Foram 3 dias de passeios e comidinhas sem repetir nada do roteiro das outras viagens, e curtindo cada lugar novo. Eu não poderia ter voltado mais feliz! ♥ Quando você for pra lá, depois de curtir os clássicos, que tal descobrir algo diferente pra fazer em Montevidéu?

Usa a tag #vontadedeviajar no Instagram pra compartilhar com a gente o que rolou de mais legal na sua viagem 🙂

banner booking 510x65

9 comentários

Deixe uma resposta


Close