Veneza: Livraria Acqua Alta e a gôndola cheia de livros

Viajar na era da internet é estar frente a frente com fotos que você viu dezenas de vezes nas listas de “lugares mais curiosos do mundo”. A Livraria Acqua Alta, em Veneza, é cenário de duas dessas fotos: a gôndola cheia de livros no meio da loja e a saída de incêndio que dá direto em um canal veneziano 😅

Livraria Acqua Alta Veneza - Saida de incendio para o canal
A famosa saída de incêndio para o canal

Essas imagens fizeram um ponto turístico fora do comum se tornar um hit. Um cartaz escrito à mão diz que esta é a livraria mais bonita do mundo – certamente, é a mais pitoresca.

O fenômeno da Acqua Alta em Veneza

Livraria Acqua Alta Veneza - Carnaval veneziano
Carnaval veneziano em meio aos livros

Localizada à margem de um canal na região do Castello, a Livraria Acqua Alta é um estranho lembrete dos percalços de se viver num arquipélago.

Imagina a loucura que é manter uma coleção de livros numa cidade tão úmida, onde as ruas e as casas são constantemente inundadas! Toda vez que sobe o nível do Mar Adriático, a água invade as casas e as ruas de Veneza.

Livraria Acqua Alta Veneza - Vista do canal
Canal visto da livraria

O fenômeno da Acqua Alta – que acontece centenas de vezes todos os anos, especialmente no inverno – se tornou inspiração para o nome da livraria mas também para a decoração 😊

Uma gôndola no meio da livraria!

Livraria Acqua Alta Veneza - Gondola na livraria
Marisa e eu entre os livros da Acqua Alta

As pilhas de livros da loja ficam todas sobre pallets que podem ser levantados quando a maré sobe – ou, ainda melhor, em bacias, banheiras e barquinhos que flutuam se o nível da água ficar alto demais. Tem até uma gôndola inteira cheia de livros no salão principal!

Entulhada de ponta a ponta, a Livraria Acqua Alta é cheia de surpresas! Entre um livro e outro, a gente encontra máscaras venezianas de carnaval, chapéus de gondoleiro, bonecos de porcelana e outras bugigangas dão um ar de mercado de pulgas.

Livraria Acqua Alta Veneza - Livros no barco
Pilhas de livros num barco

Um paraíso caótico para quem ama livros

De atlas a livros de arte, quem garimpa a livraria descobre que o acervo é surpreendentemente rico: tem romances, poesias, suspense, histórias em quadrinhos… Desde os best-sellers até alguns livros raros dos séculos 18 e 19.

Livraria Acqua Alta Veneza - Decoracao kitsch
Como descrever essa decoração? Kitsch?

O jeito caótico da livraria parece combinar com o labirinto que é a cidade de Veneza. As estantes estão organizadas por gênero mas, assim como nas ruas, se perder entre os livros faz parte da brincadeira.

A maior parte é em italiano, mas também é possível encontrar publicações em inglês e outras línguas. Também gostei muito dos posters, cartões postais e gravuras antigas de Veneza que ficam logo na entrada.

Livraria Acqua Alta Veneza - Posters e cartoes postais
Pôsters e cartões postais na entrada da livraria

Em caso de incêndio, pule no canal!

Mais que o mobiliário inusitado ou a decoração teatral, o que faz a Livraria Acqua Alta tão fascinante é o bom humor! A seta da “saída de emergência em caso de incêndio” que simplesmente aponta para o canal conquista todos os visitantes 🙂

Livraria Acqua Alta Veneza - Fire exit canal
Saída de incêndio: na beira do canal

No pequeno pátio que fica nos fundos, um último cenário curioso para encerrar a visita: uma escada feita de enciclopédias antigas convida a espiar por cima do muro para ver o canal e os prédios típicos de Veneza.

Livraria Acqua Alta Veneza - Escada de livros
Escada feita de livros no pátio da livraria

Onde fica a Livraria Acqua Alta

Aberta diariamente das 9h às 20h, a Livraria Acqua Alta fica no Campiello del Tintor, com entrada pela Calle Lunga Santa Maria Formosa. Partindo da Piazza San Marco ou da Ponte de Rialto, são menos de 10 minutos a pé.

Livraria Acqua Alta Veneza - Onde fica a livraria
Entrada da livraria pela Calle Lunga Santa Maria Formosa

Leia também:

As sinagogas escondidas no Gueto de Veneza
Coleção Peggy Guggenheim: arte na casa mais bonita de Veneza
Passeio de barco pelas ilhas de Burano e Murano, em Veneza

7 comentários

    1. Oi, Filipe! Antes de mais nada, preciso dizer que sou apaixonada pelo seu pais! 🙂

      Veneza me surpreendeu muito nessa última viagem, vale a pena voltar!
      Obrigada pela visita e pela mensagem 🙂 🙂 🙂

Deixe uma resposta


Close