Fiz um roteiro maravilhoso na minha viagem pela França, em setembro do ano passado: passei 5 dias em Nice para conhecer a região da Côte D’Azur, curti as praias de Saint Tropez e segui viagem para Aix-en-Provence, que foi minha base para visitar Avignon e encontrar algumas das mais lindas paisagens que já vi.

gorges-du-verdon-lago-sainte-croix-em-provence

Lago Sainte Croix, Provence

Já era mais ou menos o 10º dia da viagem e finalmente tinha chegado a vez do passeio mais esperado na região de Provence, que incluía a fábrica da L’Occitane e o rio de águas verdinhas entre os cânions de Gorges du Verdon!

Como o acesso a esses locais não é fácil por ônibus e/ou trem, eu comprei um daqueles passeios de one day tour, com um guia numa minivan pra até 8 pessoas. E o dia foi exatamente como imaginei ♥ Não… foi melhor!

gorges-du-verdon-fabrica-da-loccitane-en-provence

Fábrica da L’Occitane

O roteiro começava em Manosque, pra conhecer o processo produtivo da L’Occitane, passava pelo Plateau de Valensole para ver campos de lavanda (ainda que já não estivessem mais floridos, pois a época é entre meados de junho e julho), continuava pelo vilarejo de Moustiers-Sainte-Marie, que é pequeninho, mas lindo lindo lindo, e terminava em Gorges du Verdon, onde a paisagem do lago entre os cânions é de tirar o fôlego!

A L’Occitanne é pequenininha, e seu processo produtivo é super interessante e feito com todo cuidado. Além da fábrica, tem também um museu e, claro, uma lojinha! 😀 Até que me controlei e não comprei muita coisa… Ok, sei que tem loja no Brasil, mas comprar ali onde foi produzido tem um gostinho especial.

gorges-du-verdon-loja-de-fabrica-da-loccitane-en-provence

L’Occitane realmente “en Provence”

Seguindo o caminho, passamos por Valensole, onde ficam os plateaus de lavanda e girassol. Já havia terminado o período dos campos floridos, então as lavandas já haviam sido colhidas e destiladas (para fazer os óleos e essências) e os girassóis também já não estavam lá… Ficou a vontade de voltar em meados de junho para caminhar entre as flores, aquela imagem “roxinha” que não me sai da cabeça.

gorges-du-verdon-moustiers-sainte-marie

Moustiers-Sainte-Marie

A próxima parada foi em Moustiers-Sainte-Marie, considerado o vilarejo mais bonito da região. É mesmo lindo! Uma típica cidade do interior da França entre duas pedras enormes, e lá no topo tem uma igrejinha. A vista sobre o lago Saint-Croix é absolutamente incrível! O lago é artificial mas é lindo de verdade!

Para encerrar o dia perfeito, seguimos pra Gorges du Verdon, onde as águas do rio Verdon passam entre as montanhas! Alguns trechos do cânion têm até 700 metros de profundidade, e a água é tão linda, naquele tom de esmeralda… Me apaixonei!

gorges-du-verdon-pedalinhos-no-canion-de-agua-verde-no-sul-da-franca

Pedalinhos na Gorges du Verdon

Tem muitos pedalinhos e caiaques pra andar pelas “gargantas” do lago, ou simplesmente curtir a prainha de água doce. O trecho entre as cidades de Castellane e Moustiers Sainte-Marie é um dos mais bonitos, e a cidade pode ser uma boa opção para quem quer passar a noite e curtir melhor as trilhas e atividades ao ar livre por ali.

Esse passeio foi a chave de ouro para o meu roteiro pelo Sul da França! No fim do dia, voltei para Aix-en-Provence já ansiosa para reencontrar Paris, a última cidade da viagem… 🙂

Share

14 Comentários

  1. Carla disse:

    Quanto mais eu vejo a França, mais eu gosto. Adorei esse post.

  2. Fernanda Rial disse:

    Olá, você disse que comprou um passeio de one day tour, com um guia numa minivan pra até 8 pessoas. Você teria o contato dele e quanto gastou nessa excursão? Obrigada.

    • Oi, Fernanda! Os tickets de tour são vendidos no centro de informações turísticas de Aix en Provence, que reúne diversas agências de turismo que atuam na região. Cada uma faz um passeio diferente conforme a época do ano, e fazem rodízio. Os passeios custam 80 euros em média e os grupos em geral são de até 10 pessoas por van. É só chegar na cidade e ir lá no centro.
      Obrigada pela visita ao blog e boa viagem! 🙂

  3. Fernanda Rial disse:

    Olá, Fernanda. Obrigada pela pronta resposta. Seu blog está me ajudando muito, pois é difícil encontrar alguém que tenha ido à Provence sem carro. Mais uma coisa, você teria alguma sugestão de hospedagem? Grata.

    • Que bom que o blog está ajudando! Muito legal! A Lu, que escreveu essa série linda para a gente, também gostou de saber 🙂

      Em Aix ela indicou o Grand Hotel Negre Coste ou o Le Concorde, que é um pouco mais em conta. Em Nice, Villa Saint Exupery Beach Hostel é um albergue animado e com muitas áreas comuns, mas se você preferir um hotel pode procurar outros na região do Vieux Port.

      Se você quiser dar uma força para a gente, faz a reserva por esses links do Booking.com indicados aqui, assim o blog ganha uma comissãozinha sem que você pague nem 1 centavo a mais por isso 😀

      Depois conta pra gente se curtiu a viagem! Bjos

  4. Carla disse:

    Ola.muito bom o post.
    Estou entre fazer esse passeio de carro ou com esse tipo de van. Na van,deu tempo de curtir o lago? Vou com crianças . Que horas retorna para aix? Muito obrigada!

    • Valeu pela visita e o comentário, Carla! 🙂
      O tour é de 10h às 19h, você pode dar uma olhadinha na descrição desse tour da Viator para ter uma ideia. Para curtir mais o lago com as crianças, ter tempo de pegar um barquinho e tal, talvez seja interessante ir de carro mesmo – mas vale observar que a estrada na montanha é meio estreita em alguns trechos…
      Bjos e boa viagem!

  5. Thaís Abrão disse:

    Olá Fernanda! Vou para Nice em lua de mel agora em julho. Gostaria muito de fazer esse passeio que a Luciane descreveu no post. Você acha que é possível estando hospedada em Nice? Pode, por gentileza, informar qual foi a empresa que promoveu o passeio?
    Agradeceria muito!

    Obrigada!!!
    Beijos!

    • Oi, Thaís! Tudo bom?
      O Centro de Informações Turísticas de Aix-en-Provence indica algumas empresas de tour (são várias operadoras de turismo da cidade que fazem uma espécie de rodízio), a Lu contratou o passeio lá.
      Encontrei no site da Viator um tour que parte de Nice, essa é uma possibilidade sim. Em julho o preço deve ser caro, mas deve ser bem mais prático do que ir de transporte público pois acho que não tem ônibus direto.
      Beijos, boa viagem e felicidades pra vocês! ♥

  6. […] o passeio mais esperado na região de Provence ainda estava por vir: a visita à fábrica da L’Occitane e o lago de águas verdinhas de Gorges du Verdon! Conto tudo no próximo post, domingo que […]

  7. Osana da Silva Gonçalves disse:

    Amo a historia da Loccitane, amigos me chamam de babosa da empresa! Mas não tem como não ficar deslumbrada. Uso vários produtos principalmente os cremes para os pés e mãos, sem contar na linha flor de cerejeira que sou apaixonada. Gostaria de obter uma de vcs, um catálogo contendo a historia e produtos Loccitane França rsrsrs. Obrigada…. Att,

    • Vontade de Viajar disse:

      Oi, Osana! A Lu visitou a fábrica numa viagem, não temos conexão com a empresa. Para pedir um catálogo, melhor entrar em contato direto com a L’Occitane 🙂

  8. Tayanne Stutz disse:

    Olá Luciane!
    Saberia me informar se as farmácias em Provence/Cote D’azur têm preço semelhantes aos das farmácias em Paris (principalmente os preços da Citypharma em Saint German)?

    • Vontade de Viajar disse:

      Oi, Tayanne! É mais ou menos o mesmo preço. Em Nice encontrei algumas promoções no mercado (onde também dá para encontrar bons shampoos, maquiagem), então vale ficar de olho. A Citypharma em Saint German é uma boa opção, sim.

Exibir Comentários