Paris é uma cidade com infinitos pontos turísticos e muitas vezes não conseguimos visitar tudo. Mas para quem já conhece o básico e busca fugir um pouco do agito turístico vale a visita ao 13ème arrondissement e a curiosa Chinatown de Paris.

Chinatown Paris - Predio novo e antigo 13eme - foto Hotels HPRG

Arquitetura do 13ème (foto: Hotels HPRG)

A arquitetura dessa região é bem diferente do resto da cidade, com prédios bem altos e de arquitetura muito mais moderna do que a parte turística de Paris. O 13ème também é um dos melhores bairros para curtir a street art parisiense. Foi lá que rolou aquela galeria de arte urbana em um prédio que estava para ser demolido, em 2013.

A Chinatown é composta por vários restaurantes e lojas de artigos orientais, como porcelana, louças e utensílios domésticos, além de chás e comidinhas.

Chinatown Paris - Grafite 13eme - foto de Reglissou

Grafite no 13ème (foto: Reglissou)

Eu amo dar jantares na minha casa e aproveitei a visita para comprar pratos, copos e hashi (os famosos palitinhos), fiz a festa! Todas as ruas do bairro estão abarrotadas de lojas, mas a minha escolhida foi a KAWA Import-Export (89-97, Avenue de Choisy).

Um fato curioso é que todas as fachadas das lojas estão escritas em chinês, até mesmo o McDonald’s do bairro possui sua fachada e cardápio em chinês!

Chinatown Paris - McDonalds chines 13eme

McDonald’s chinês em Paris

Meu passeio continuou ao longo da Avenue de Choisy, ponto de referência para todos que desejam conhecer esta parte da cidade.

Eu estava com um amigo que mora em Paris e ele me indicou um restaurante típico da culinária chinesa e popular entre os locais – Impérial Choisy (32, Avenue de Choisy). Nele, pedi pequenas porções de dumplings com os mais diversos recheios, carne de pato, bifum e legumes ao vapor, tudo uma delícia!

Chinatown Paris - bairro chines 13eme - foto Jean Francois Gornet

Chinatown de Paris (foto: Jean Francois Gornet)

O Ano Novo Chinês, normalmente celebrado entre os meses de janeiro e fevereiro, é uma festa tradicional neste bairro francês. As comemorações são formadas por um desfile à fantasia e danças tradicionais no meio da rua.

Este ano, o ano do Carneiro, o desfile acontece  dia 22 de fevereiro a partir das 13h, começando na Avenue d’Ivry e contornará todo o 13ème arrondissement. Imperdível para quem estiver de viagem pela capital francesa!

Chinatown Paris - Ano Novo Chines - foto ErasmusOfParis

Ano Novo Chines (foto: ErasmusOfParis)

Para chegar à Chinatown de Paris, você pode pegar as linhas 5, 6 ou 7 do metrô e descer na Place d’Italie.

Share

Seja o primeiro a comentar