Belleville: as cores do graffiti em Paris

O 10ème arrondissement é o local da cidade onde mais encontramos intervenções urbanas e graffiti em Paris. As paredes se tornaram o meio favorito de expressão da arte de rua na capital, traçando um roteiro que começa no canal Saint-Martin e segue pelo bairro de Belleville.

Street Art em Paris - Graffitis no 10eme de Paris

Já falei por aqui que sou apaixonada por arte e graffiti, então adorei explorar esse lado de Paris, deixando um pouco de lado os tradicionais museus da capital francesa. Meu ponto de partida foi a Rue Beaurepaire, cheia de lojinhas e bares! Uma das coisas que mais gostei foi a mistura da arte urbana com as vitrines coloridas das lojas descoladas do bairro – é uma delícia passear nessa atmosfera criativa.

Street Art em Paris - Graffiti no 10eme Paris

Seguindo a rua dei de cara com o canal Saint-Martin, cada vez mais point dos parisienses para aproveitar um bom dia de sol e calor. Fiquei um tempo admirando o canal, vendo o movimento por ali e atravessei a ponte em direção à Rue du Faubourg du Temple, uma das mais populares da região, com lojas de todos os tipos e vários grafites incríveis!

Street Art em Paris - Graffiti em Paris

O fim da Rue du Faubourg du Temple indica o início do bairro de Belleville, local que nas últimas décadas vem se tornando a nova Chinatown de Paris, e também a chegada da Rue Denoyez, totalmente dedicada à arte de rua, onde até mesmo as fachadas das lojas são compostas por pichações e murais de arte.

Street Art em Paris - Mural de graffiti

Continuei andando pelo bairro e parei para “boire un verre” na Boulevard de Belleville, repleta de bares com um clima jovem e cool. O passeio terminou na Rue Jean-Pierre Timbaud, com um belo mural que foi pintado por Sarah Wilkins, ilustradora neozelandesa que ficou mundialmente conhecida no fim dos anos 90 e é queridinha dos franceses.

Street Art em Paris - Van Marcelo Eco em Paris

Fiz todo o roteiro em cerca de 1h30, caminhando com calma e entrando em várias lojinhas. Curtiu o passeio? Veja o mapa do meu itinerário aqui.