Os grafites da Lennon Wall, em Praga

Numa parte nobre de Praga, bem pertinho da ponte que é o maior cartão postal da cidade, fica um muro todo grafitado e colorido que contrasta drasticamente com o estilo do centro histórico: a Lennon Wall.

Lennon Wall - Desenhos de John Lennon em Praga

O primeiro desenho naquela parede surgiu no início da década de 80, quando o comunismo soviético já estava bastante desgastado na antiga Tchecoslováquia e o mundo estava comovido com a morte de John Lennon. Era uma imagem do Beatle-ícone-hippie, o que a polícia comunista logo entendeu como uma forma de protesto e vandalismo.

Lennon Wall - grafites escondidos no centro historico de Praga

Em pouco tempo o desenho já estava coberto de tinta cinza. O que a polícia não esperava era que outras pessoas começassem a ir lá e pintar o retrato dele de novo. A cada vez que o governo mandava limpar o muro, um novo desenho de Lennon voltava a aparecer. Artista, hippie, ícone da paz, ele simbolizava a liberdade de expressão que os tchecos há mais de 30 anos já não tinham.

Lennon Wall - Im a dreamer too

E logo começaram a se acumular mensagens de resistência ao regime, palavras de paz e esperança. No fim daquela década, quando o Muro de Berlim caiu, em 1989, a República Tcheca teve o fim da ditadura comunista também, mas a Lennon Wall continuou.

Mais de 30 anos depois, aquela parede rabiscada ainda está lá, não só como um memorial ao Beatle e seus ideais de paz, mas também como uma manifestação pela liberdade de expressão.

Lennon Wall - Citacoes dos Beatles em Praga

Como está aberta a intervenções, a Lennon Wall nunca é a mesma em duas fotos – há sempre novas pinturas e rabiscos surgindo na parede. Mas entre vários recadinhos de “Fulano esteve aqui” (daqueles que também aparecem o tempo todo no Muro de Berlim) ainda se vê o rosto de John Lennon em algum canto.

E continua sendo engraçado ver trechos das músicas dos Beatles pintados em cores tão contrastantes com a arquitetura clássica de Praga 🙂

Lennon Wall - com nossos amigos de viagem em Praga

Volta e meia ainda aparece uma mensagem de paz, lembrando a causa original da Lennon Wall. A Nicole esteve lá pouco depois do atentado à Maratona de Boston e viu um rapaz pintando “Boston strong”, em tributo às vítimas da cidade.

Na época da minha viagem, tinha lá o registro de um ano do atentado (dá pra ver no canto da foto), mas não mais o primeiro tributo que a Nicole viu sendo pintado.

Lennon Wall em Praga - Muro grafitado em tributo a John Lennon

Chegar na Lennon Wall não é difícil: você cruza a Ponte Carlos, em direção ao Castelo de Praga, e depois vira à esquerda na rua Lázeňská. Daí você segue por 2 minutinhos, até chegar na Velkopřevorské náměstí (Grand Priory Square). Se quiser uma referência, o muro fica em frente à sede da Embaixada da França.

Albergue ou hotel? Escolha onde ficar em Praga
Veja mais dicas de Praga aqui no blog

3 comentários

Deixe uma resposta