8 coisas que você não sabia sobre o Oktoberfest de Munique
Munique é uma cidade apaixonante que nos surpreendeu em muitos sentidos. Uma das experiências mais legais da viagem foi descobrir mais sobre o Oktoberfest, uma tradição que se mantém há mais de 200 anos e que se tornou um grande símbolo cultural da Bavária.
Se você sonha em um dia participar do maior festival da Alemanha, aqui vão algumas dicas pra já ir entrando no clima:
1. O Oktoberfest começa em setembro
O nome não parece deixar dúvidas, mas a verdade é que a maior parte do “festival de outubro” acontece em setembro! Como regra geral, a festa dura 16 dias e termina no primeiro fim de semana de outubro – mas se o primeiro domingo do mês for dia 1º ou 2, daí a festa segue pelo menos até o dia 03/10, que é feriado nacional na Alemanha.
Em 2018, o Oktoberfest de Munique começa dia 22/09 e vai até 07/10. Sempre há alguns dias com programação especial, incluindo desfiles, salva de tiros, concertos e até missa!
2. O Oktoberfest é um grande parque de diversões
Eu sempre ouvi falar das tendas de cerveja, mas foi uma surpresa chegar no parque Theresienwiese e me deparar com barraquinhas de doces, brinquedos, roda gigante, trem fantasma…
O Oktoberfest acontece em meio a um enorme parque de diversões! Muita gente leva os filhos para curtir o festival e há inclusive “Family days” às terças-feiras, com desconto para crianças nos tickets dos brinquedos.
Além de dar uma volta na roda gigante, a gente fez questão de provar as castanhas carameladas (famosas “bavarian nuts”) e levar um tradicional biscoito de gengibre, daqueles enfeitados em forma de coração.
3. Theresienwiese fica no centro e tem metrô
O Oktoberfest recebe mais de 6 milhões de visitantes por ano, mais que 4 vezes a população da cidade de Munique! Eu poderia jurar que um festival dessa dimensão tivesse que ser feito num lugar bem afastado do centro (mais ou menos como a Cidade do Rock durante o Rock in Rio)… mas não!
Veja ofertas de hotéis perto de Theresienwiese no Booking.com
O parque Theresienwiese (pronuncia-se “terrezian-vize”) fica a 25 minutos a pé da Marienplatz, a praça principal do centro de Munique, e o melhor: a estação de metrô Theresienwiese já sai no meio das barracas e tendas! A entrada no parque é grátis, você só paga o que consumir e os tickets para os brinquedos.
4. As tendas lotam às 11h da manhã
Nos fins de semana do Oktoberfest, as “beer tents” abrem às 9h da manhã e em apenas 2 horas já estão completamente lotadas. Isso não é pouca coisa: são ao todo 14 tendas com lotação média de 5 mil pessoas cada e outras 20 menores com capacidade de 300 a 400 pessoas.
Nos dias de semana, as tendas abrem às 10h e ainda há esperança de conseguir um lugar pra sentar até a hora do almoço – aproveite para experimentar os pratos típicos de carne de porco e salsicha, acompanhados de batatas e pretzels!
Leve dinheiro vivo e vá preparado para gastar: as canecas de 1 litro de cerveja custam de € 9,10 a € 9,50 e você paga à garçonete na hora (não se deixa para “fechar a conta” no final).
O esforço para entrar nas tendas vale a pena, primeiro porque eles não servem quem está de pé, segundo porque é contagiante ver a galera com as roupas típicas subindo nas mesas para cantar e dançar, ouvir a banda tocar e beber cerveja com gente de toda parte do mundo. Super divertido!
5. O Oktberfest de Munique parece uma Festa Junina
Guardadas as devidas proporções, o Oktoberfest de Munique tem várias semelhanças com uma festa de São João… É um festival popular com brincadeiras, barraquinhas de comida, muita bebida e roupas típicas dos fazendeiros da região.
Os meninos usam Lederhosen (bermuda e suspensório) e chapéu Tirolerhüte, enquanto as meninas usam o Dirndl (aquele vestido com um babados no decote e um “avental” sobre a saia). Leve na mala camisas xadrez e vestidos, ou prepare o bolso para comprar um look da Bavária se quiser entrar na brincadeira!
Se você reparar, a música típica também é uma espécie de sertanejo das antigas – letras engraçadas ou de amor, sonoridade meio cafoninha mas todo mundo sabe cantar e se diverte!
6. Gincana de passaportes australianos
Não é segredo que os jovens australianos adoram uma boa festa e uma boa cerveja! Eles são os turistas que mais comparecem ao Oktoberfest e possivelmente os que mais bebem durante o festival. O problema é que no meio da bebedeira eles perdem não apenas a compostura mas também o passaporte!
A coisa começou a virar piada e hoje em dia tem uma espécie de gincana entre meninas de Munique: quem surrupiar o maior número de passaportes australianos ganha um barril de cerveja pra dividir com as amigas! Dizem que a campeã do último ano apresentou mais de 280 passaportes! :P
Não viaje para o Oktoberfest sem ter um seguro de viagem
Pior para os australianos, que, sem o documento, não podem embarcar no avião de volta pra casa nem sequer pegar um trem para Berlim, onde fica a Embaixada da Austrália na Alemanha.
Para evitar dor de cabeça, a Austrália passou a montar um serviço de emissão de passaportes temporários dentro da Embaixada do Reino Unido, em Munique. De qualquer forma, fica a dica: não vacile com o seu passaporte!
7. Tudo começou com uma festa de casamento
O primeiro festival foi realizado na ocasião do casamento de Ludwig I, então príncipe da Bavária, e sua noiva Teresa, em 1810. O parque foi o presente de casamento dele para ela, daí o nome Theresienwiese. Para celebrar o casamento real, eles fizeram uma grande festa para todo o povo da Bavária, com direito a corrida de cavalo e outras atrações.
Mais de 180 edições depois, a cerveja servida no festival é feita até hoje com a mesma receita original de 1810 – por isso recebe o nome Oktoberfestbier, e é produzida exclusivamente por cervejarias locais.
8. Também existe o Frühlingsfest
O Festival de Primavera, realizado no fim de abril e início de maio, acontece não apenas em Munique mas em outras cidades da região, como Nuremberg. É uma versão menor do Oktoberfest – talvez seja simplesmente uma desculpa pra beber e se divertir a meio caminho entre um Oktoberfest e outro.
Tudo está lá: o parque, a música, as roupas típicas, as tendas de cerveja… A diferença é que no Frühlingsfest há apenas 3 grandes tendas de cerveja em vez de 14 (mas admita que seria improvável conseguir visitar as 14 de qualquer forma).
O ponto positivo é que você consegue uma mesa sem reserva e não pega fila nos brinquedos. É um jeito legal de sentir o gostinho da experiência sem ter que enfrentar muvuca nem ter que pagar preços de super alta temporada nos hotéis.