O que fazer em Sintra: roteiro pelo centro histórico

Se você vai fazer um bate-e-volta de Lisboa, ou se você vai passar uns dias na serra para curtir tudo o que os palácios de Sintra têm a oferecer, o centro histórico é o primeiro lugar que você vai conhecer quando chegar na vila.

A região está sempre bem movimentada e é uma delícia passear a pé por aquelas ruazinhas, entre lojas de artesanato e padarias. Aqui vão 9 dicas de o que fazer em Sintra para você aproveitar o que o centro da vila tem de melhor!

Sintra bate e volta de Lisboa - Vila de Sintra
A vila de Sintra vista do alto

1. Visitar o Palácio Nacional

O Palácio Nacional se tornou um símbolo de Sintra, com suas chaminés em formato de cone. Por ser o mais antigo, não é tão luxuoso quanto os outros palácios da região, mas a graça está justamente na história: é muito interessante ver a mistura da arquitetura moura com a ibérica, um dos melhores exemplos do estilo Mudejar em Portugal.

Os mosaicos árabes e os azulejos portugueses se alternam a cada sala, enquanto os tetos ornamentados revelam histórias da família real – como na Sala das Pegas, onde os passarinhos desenhados no teto carregam um bilhete de Dom João I para a rainha Filipa 😀

7 palácios que fazem de Sintra a vila mais bonita de Portugal
O que fazer em Sintra - Palacio Nacional
Palácio Nacional, o Paço da Vila

2. Comer doces portugueses

Na rua em frente ao Palácio Nacional fica a pastelaria Piriquita, onde vale a pena provar os famosos Travesseiros! Feitos com massa folheada recheada com doce de ovos, eles são mais leves que outros doces portugueses e conquistam todos os viajantes 🙂

De tão deliciosos, os Travesseiros da Piriquita estão roubando a cena das Queijadinhas sempre foram o doce típico da cidade.

A pastelaria funciona todo dia, das 9h às 20h, mas o ideal é evitar o horário de pico, entre 17 e 19h. Se você for numa quarta-feira e a padaria estiver fechada, dê um pulinho na filial Piriquita II, que fica mais para cima, na mesma rua.

3. Desvendar as lendas de Sintra

Sintra é um lugar mágico. Os palácios, os bosques e o nevoeiro da serra portuguesa inspiraram muitas lendas ao longo dos séculos.

O posto de turismo da vila tem uma exposição multimídia que mistura misticismo, história e literatura, tendo como pano de fundo lugares conhecidos da cidade, como o Convento dos Capuchos, o Palácio de Seteais e a Quinta da Regaleira. Até os romances de Eça de Queiroz entram no enredo! Programinha legal para mentes curiosas e para quem viaja com crianças.

Roteiro de Sintra inspirado em Eça de Queiroz
O que fazer em Sintra - Lendas de Sintra
Lendas de Sintra, no centro de turismo

4. Se impressionar com o NewsMuseum

Um dos mais novos museus de Sintra, inaugurado em 2016, o NewsMuseum usa uma exposição interativa para mostrar a evolução do jornalismo e pensar sobre a cobertura mediática de episódios da história recente.

Os temas são super interessantes: Ferminismo na mídia, Como as guerras mudam o jornalismo, Realidade Virtual e várias outras discussões relevantes para a gente entender o mundo de hoje! Um dos poucos museus do mundo sobre o tema, e o único da Europa.

O que fazer em Sintra - NewsMuseum
Realidade Virtual no NewsMuseum – Foto: site oficial

O NewsNuseum funciona diariamente de 9h30 às 18h e fica bem pertinho do Palácio Nacional (onde antes era o antigo Museu do Brinquedo). O ingresso custa 8 euros, mas jovens de até 17 anos e jornalistas têm desconto.

5. Tomar Ginjinha

Muito popular tanto em Óbidos quanto em Sintra, a Ginjinha é um licor de uma fruta silvestre típica de Portugal, servido no copinho de chocolate. Ali no centro há várias lojas e bares que servem a bebida, que fica ainda melhor nos meses frios.

O que fazer em Sintra - Lincor Ginjinha
Lincor de Ginjinha

6. Postar fotos no Instagram

Toda a área do centro histórico de Sintra tem wifi grátis 🙂 Muito útil para planejar os trajetos no Google Maps, conferir os horários das atrações, pedir Uber e postar as fotos dos palácios incríveis que a gente visitou em Sintra!

7. Visitar o MU.SA Museu das Artes de Sintra

Outro museu recente em Sintra, Museu das Artes de Sintra organiza exposições de artistas contemporâneos portugueses. Funciona em um casarão lindo que já foi um casino e já abrigou a Coleção Berardo (filial daquela que tem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa).

O que fazer em Sintra - MUSA Museu das Artes de Sintra - Foto Hugo Martins
MU.SA Museu das Artes de Sintra – Foto: Hugo Martins

O MU.SA fica um pouco afastado do centro, mas de carro (ou uber) você chega em menos de 10 minutos. O museu é rapidinho de visitar, com salões muito bem cuidados e espaçosos, e o ingresso custa apenas 1 euro. Vale ficar de olho na programação para ver o que está em cartaz no período da sua viagem.

8. Caminhar pela Volta do Duche (e comer mais doces!)

A Volta do Duche é uma alameda que conecta o centro histórico à região da estação de trem. Se você tiver tempo na cidade para um passeio sem pressa, pode seguir as curvas desse caminho arborizado, passando pela Fonte Mourisca e curtindo a vista maravilhosa do Palácio Nacional no centro da vila, até chegar na Fábrica das verdadeiras Queijadas da Sapa – para apreciar mais um tradicional doce português.

O que fazer em Sintra - Estatuas na Volta do Duche
A vista e as estátuas na Volta do Duche

9. Jantar no Incomum

Para encerrar uma noite em Sintra com estilo, a dica é fazer uma reserva no restaurante Incomum, do já fomoso chefe Luís Santos. Simples e moderninho ao mesmo tempo, esse restaurante serve a cozinha típica portuguesa, mas com um toque contemporâneo.

Tem ótimo custo-benefício (cerca de € 25 por pessoa no jantar, e metade disso no almoço executivo). Pedimos o menu degustação e toda a experiência foi fantástica, do pão com azeite do couvert até a sobremesa de toucinho do céu com sorbet de lichia.

O que fazer em Sintra - Restaurante Incomum
O charmoso Restaurante Incomum – Foto: site oficial

O restaurante fica na Rua Dr. Alfredo da Costa nº 22 e funciona das 12 às 23h (exceto sábados, quando abre às 17h).

Foto de capa: Guillen Perez

 

Veja outras dicas de Sintra:

Roteiro de Sintra inspirado em Eça de Queiroz
7 palácios que fazem de Sintra a vila mais bonita de Portugal
O melhor roteiro de carro de Sintra a Lisboa
banner booking 510x65

5 comentários

Deixe uma resposta