Veneza ao som de Vivaldi: 3 dicas musicais

Nós estávamos na cidade de Vivaldi e queríamos aproveitar a viagem para conhecer um pouco mais sobre a música clássica que embala a história de Veneza!

Escolhemos 3 passeios legais que deram um toque cultural na viagem sem pesar a mão no lado erudito. Foi um jeito light e divertido de começar a sentir a forte relação da Itália com a música!

Veneza - Partitura no Museu da Musica em Veneza
A grande tradição de música clássica em Veneza

Teatro La Fenice, em Veneza

Esse teatro que se tornou ícone de Veneza tem um nome ironicamente apropriado. “A Fênix” foi completamente destruída pelo fogo duas vezes: em 1836 e em 1996. Por ser o principal teatro lírico da cidade, La Fenice é uma ótima pedida para assistir uma ópera ou uma apresentação de música clássica em Veneza.

Durante a nossa viagem, só tinha peças de teatro em cartaz, o que dificultou um pouco porque nenhum de nós fala italiano… Então a ideia de ver uma ópera ficou para a próxima, mas fizemos uma visita com áudio guia para ver o teatro por dentro e gostamos muito!

Veneza - Teatro La Fenice
O fabuloso e dourado teatro La Fenice

A arquitetura e a decoração são deslumbrantes e a visita vale a pena mesmo para quem já visitou outros teatros tradicionais, como o Solís em Montevidéu ou o Teatro Colón em Buenos Aires.

É interessantíssimo ouvir sobre as grandes obras que passaram por aquele palco, sobre as reconstruções depois dos incêndios e sobre como o teatro mudou durante as invasões napoleônicas. A gente aprende um bocado sobre a história e a cultura de Veneza nesse tour pelo teatro.

Museu da Música de Veneza

Veneza - Museu da Musica em Veneza Igreja de Sao Mauricio
A igreja que virou Museu da Música em Veneza

Na antiga Igreja de São Maurício (projetada no início de 1800 pelo mesmo arquiteto do Teatro La Fenice, Giannantonio Selva) hoje funciona o Museo dela Musica di Venezia.

Lá a gente encontra uma linda coleção de violinos, alaúdes, harpas e outros instrumentos clássicos que os luthiers italianos fazem como ninguém. Tem também uma área que mostra todas as fases do processo de criação de um violino, bem interessante!

Veneza - Museu da Musica Igreja de Sao Mauricio
Violinos e alaúdes: uma arte italiana

A exposição é grátis e bem rápida de visitar – se estiver passando por essa região do bairro de San Marco, vale entrar para ver!

Aproveite para dar uma olhada na loja de máscaras venezianas que fica bem à direita (de quem está de frente para a Igreja). Tem algumas das máscaras mais bonitas que vi na viagem!

Concerto Interpreti Veneziani

A 5 minutinhos da Chiesa de San Maurizio, fica a Chieza di San Vidal, igreja onde o conjunto de músicos Interpreti Veneziani se apresenta quase todas as noites.

Veneza - Concerto de musica classica em Veneza

Os músicos tocam as Quatro Estações de Vivaldi e outros clássicos de compositores italianos, em um concerto de 1 hora e meia (vale comprar o ingresso com antecedência pela internet). 

É uma dica legal para ver uma apresentação de música clássica em Veneza e completar o roteiro de viagem com uma experiência nova! A ótima execução e o repertório conhecido fazem um espetáculo alegre e interessante mesmo para quem não é grande conhecedor de música erudita.

Veneza - Bacaro bebendo vinho na rua

O concerto é uma boa ideia para combinar com um jantar no Campo Santo Stefano, onde há algumas opções de restaurante para você escolher.

Para encerrar a noite, estique até a Calle delle Botteghe, uma ruazinha de Bacari (“botecos” venezianos) que fica bem movimentada, com um clima animado! Deixe a frescura de lado e faça como os locais: sente no chão e tome vinho em copo de plástico! Salute!