Paris - Clipes em Paris - dicas de viagem no blog Vontade de Viajar

Paris é sempre uma forte candidata a cenário de videoclips românticos. É um destino inequívoco para quem quer falar de amor e por isso acabou virando palco para uma centena de clipes – até o Usher, que sempre faz música de balada, escolheu a canção mais melosa de todas pra gravar o clipe lá.

clipes-gravados-em-paris-icona-pop-just-another-night

Mas a beleza clássica da cidade também enfeitou vários clipes divertidos e criativos de músicas que eu adoro. É só ver aqueles lugares lindos na telinha que eu fico doida de vontade de viajar! Falando sério: Paris é um dos destinos mais amados do mundo e gravar lá é meio caminho andado pro vídeo ficar bonito, né?

Então liga a caixinha de som e curte comigo a playlist dos meus 10 clipes pop preferidos gravados em Paris:

1. Corinne Bailey Rae – Paris Nights/ New York Mornings

Se não bastassem as imagens lindas da Champs Elyseés, da Place de la Concorde e do Rio Sena, a música Paris Nights/New York Mornings (2010) é uma trilha sonora perfeita pra começar uma viagem. Dá vontade de fazer exatamente como a Corinne Bailey Rae: tomar café num bistrô, andar descalça no Jardin de Tuileries e ver a Ponte Alexandre III iluminada à noite.

2. Icona Pop – Just Another Night

Escadas art nouveau, barco passando no Sena, figurino retrô… Tenho a nítida impressão de que dupla a sueca Icona Pop escolheu Paris na intenção de satirizar o dramalhão romântico. O clipe preto e branco de Just Another Night (2013) tem um visual antiguinho e uns toques debochados em cada cena, bem a cara das meninas.

3. Sixpence None the Richer – Kiss me

Quem não suspirou com essa música no fim dos anos 90 que atire a primeira pedra! O clipe de Kiss Me (1999) é tão fofo quanto a música, com um ar vintage e várias referências ao filme clássico do cinema francês Jules & Jim, com direito a uma flor na lápide do diretor François Truffaut no Cemitério de Montmartre no final.

4. Snow Patrol – Open Your Eyes

Bem antes da GoPro virar uma mania mundial, em 1976, o diretor Claude Lelouch gravou o curta-metragem “C’était un rendez-vous” com uma tomada única, sem cortes, usando uma câmera presa a moto. Foi esse filme que deu origem ao clipe de Open Your Eyes (2007), do Snow Patrol. Percorrendo as ruas de Paris bem cedinho de manhã, a moto passa despretensiosamente por lugares como o Ópera Garnier e as Galerias Lafayette, antes de passar em frente ao Moulin Rouge, subir as ladeiras de Montmatre, cruzar a Place du Tertre e terminar com a linda vista que se tem da Sacre Coeur.

5. The Kooks – Ooh La

As roupas justas e os cabelos desgrenhados desses meninos ingleses não lembram vagamente a primeira fase dos Strokes? O clipe de Ooh La (2006) mostra Paris toda linda em preto e branco – do violão em Champs de Mars ao carrinho vintage em Montmartre – na baladinha boa do The Kooks.

6. Lily Allen – Fuck You (Very Much)

Uma pausa no romance. Definitivamente não é de amor essa música da londrina Lily Allen, com mais vocação para recadinho militante. O vídeo foi criado por produtoras francesas mesmo – é todo filmado em primeira pessoa, como se a gente estivesse vendo o ponto de vista da Lily enquanto ela vai andando do hotel até um estúdio de TV, zuando tudo e todo mundo que passa pelo caminho dela nas ruas de Paris. Discretamente aparecem ali alguns cenários conhecidos como a margem do Rio Sena, o Jardim de Luxemburgo e a Torre Eiffel.

7. Savage Garden – Truly Madly Deeply

Quando eu fui buscar o Sixpense None the Richer deixei a porta dos anos 90 aberta e saiu o Savage Garden também. Outro cláááássico pop romântico, Truly Madly Deeply dispensou a versão original australiana e ganhou um clipe gravado especialmente para divulgar a banda na Europa. Em sépia, para acentuar o outono francês, a Place de la Concorde, as margens do Sena e o carrossel em Montmartre batem ponto, fotogênicos como sempre.

8. Duran Duran – A View to a Kill

Trilha do filme 007 Na Mira Dos Assassinos, a música A View to a Kill (1985) foi um dos maiores hits da banda inglesa Duran Duran. O clipe alterna sequências do filme com imagens da banda na Torre Eiffel. Não sei o que impressiona mais: os efeitos especiais ou os mullets, mas é legal ver a Torre numa conotação diferente, com cenas de ação e não de amor.

9. Taylor Swift – Begin Again

Ao contrário do que eu disse no clipe da Icona Pop, nesse caso aqui acho que não tem nada de irônico na escolha do cenário, mas o vídeo merece entrar na lista por mostrar bastante a cidade (e com uma bela fotografia!). A gatinha americana Taylor Swift usa todos os clichês românticos parisienses no clipe de Begin Again (2012), a começar pelos cadeados do amor na Pont des Arts e os docinhos das pâtisseries francesas 😉

10. Adele – Someone Like You

Paris não é apenas dos apaixonados, mas também daqueles de coração partido. A balada que virou um hino da dor-de-cotovelo (e foi trilha de novela) também teve seu clipe gravado em Paris. Quase tudo se passa na Pont Alexandre III, que é mesmo a mais fotogênica da cidade. Adele vai caminhando pelas margens do Rio Sena e cruza a ponte em direção à esplanada Les Invalides. A Torre Eiffel e o Grand Palais aparecem como coadjuvantes.

11. Kylie Minogue – Come into my World

Nem parece que a música Come into my World (2001), que rendeu um Grammy para a australiana Kylie Minogue, teve seu clipe gravado na mesma cidade que apareceu ali em cima nas cenas da Taylor Swift. O vídeo não explora nenhum grande cenário da Cidade Luz, mas o grande barato é justamente mostrar cenas cotidianas em um bairro típico – café, lavanderia, jornaleiro, vendinha de frutas e essas coisas que a gente vê na “Paris de verdade”.

Aposto que alguma banda que você gosta já gravou por lá. Lembra de mais algum clipe legal em Paris? Me conta aqui nos comentários que eu adiciono na nossa playlist no Youtube! 😉

Share

 

8 Comentários

  1. O do Snow Patrol não foi gravado por eles não, trata-se de uma edição do curta-metragem “C’était un rendez-vous”, do diretor Claude Lelouch, gravado em 1976.

Exibir Comentários

Close