Eu nunca tinha visto neve. Chegamos ao pé da montanha e tudo já era lindo, construções que pareciam da Era Medieval, o céu nublado e frio, muito frio. Pouquíssimas pessoas andavam nas ruas, acho que era o frio mesmo.

Manzaneda Ourense - foto Facebook Oficial Manzaneda Info

A cada curva que o carro fazia rumo ao topo da montanha, a paisagem ficava ainda mais interessante. E os cemitérios? Murados com pedras cinza, iguais às das casas e das igrejas, só víamos as cruzes em cima dos túmulos. O cenário não podia ser mais misterioso.

Dava até pra imaginar uma comitiva do rei passando com seus cavalariços e as tavernas servindo vinho… Acho que deu pra sentir o clima né?

Manzaneda - base da estacao de ski na Espanha (foto do site Snow Forecast)

Manzaneda, na região da Galícia, é um município de Ourense que fica a aproximadamente 200 km de Vigo, na Espanha. Chegar à montanha é fácil e bem sinalizado, depois é só subir e subir e continuar subindo – com muito cuidado porque as estradinhas não são das mais seguras, ainda mais com neblina e neve no asfalto. Fomos de carro, mas existem empresas que levam de ônibus.

Só vi vantagens em alugar um carro, pois além de o aluguel ser muito barato (ajudou o fato de estarmos em um grupo de cinco pessoas), tivemos autonomia pra parar onde quiser e ficar o tempo que bem entender.

Manzaneda Ski Espanha - foto Facebook Oficial Manzaneda Info

Não tínhamos reservado lugar pra dormir na montanha, fomos perguntando e chegamos ao “Casal de Drados”, um hotel comandado por duas senhoras galegas simpaticíssimas.

Os galegos dizem que falam português… De fato, o espanhol deles é muito parecido com a nossa língua, e nem se compara com o espanhol das outras regiões da Espanha.

O lugar é muito aconchegante e não é caro – 40 euros por um quarto para casal (por ser no meio da montanha, eles poderiam cobrar quanto quisessem, já que não tem outra opção). Vale muito a pena, o quarto é bem confortável, ainda que gelado – congelado! Eles ligam a calefação, mas ainda assim é frio.

A melhor parte é a comida, pois nada era caro e tudo era muito bem servido. Tivemos um jantar à moda local, com direito a tortilla, chouriço, queijo, pão e vinho.

Manzaneda - estacao de ski na Espanha (foto do site Viajar por Espana)

No dia seguinte acordamos cedo e fomos pra “Estación Invernal de Cabeza de Manzaneda”, onde tem as pistas de esqui. É pertinho.

Fiz essa viagem com meu namorado, Fernando, e mais três amigos da Universidade do Porto. Como estávamos em cinco e sem muita grana, alugamos apenas um ski e uma prancha de snowboard, e cinco botas. Pegamos um tamanho que servisse mais ou menos em todos, e deu certo. Todos esquiaram e desceram de snowboard.

Manzaneda Estacao de Ski - foto Ivan Carretero Alejandre

Aconselho a quem tiver um pouco a mais de grana a alugar ou comprar as roupas adequadas para neve… Nós fomos de calça jeans. Molhou, é claro, e depois de um tempo eu não sentia mais minhas pernas. Mas compramos luvas quentinhas, o que foi um ótimo investimento.

Depois de passar a manhã toda na neve, seguimos viagem de volta para o Porto. Foi um ótimo destino para completar nosso roteiro pela região da Galícia, depois da visita a Santiago de Compostela.

Leia também:

Curtindo a neve da Serra da Estrela, em Portugal
Diversão em família em Bariloche, na Argentina
Share

 

8 Comentários

  1. Lindas fotos e relato bacana! Eu sempre quis ir pra Galícia! (na verdade quero ir pra Espanha toda, mimimi)

    E bom saber da calça jeans na estação de esqui. Vai ser muito útil pro ano-novo no Tirol. Haha. (Anotação mental, adquirir uma calça impermeável)

  2. Pular e brincar na neve, fazer snowboard e esquiar de calça jeans… voltamos todos para o Porto naquele dia de chinelo e bermuda com o ar quente do carro comendo solto… excelente viagem! Excelente texto July, diversos detalhes para facilitar a lembrança e a imaginação.

Exibir Comentários

Close