X

banner-out

Estação de ski na Serra da Estrela: neve em Portugal

Durante o intercâmbio em Portugal, fui passar um fim de semana de inverno na Serra da Estrela com os amigos da faculdade, para aproveitar a neve e fazer snowboard (ou tentar! rs) :)

Nos hospedamos na Pousada da Juventude de Penhas da Saúde, na cidade de Covilhã, um albergue enorme no alto de uma montanha a 1520 metros de altitude, de onde se tinha uma vista linda sobre a serra.

serra-da-estrela-portugal-estancia-estacao-de-ski
Estação de ski na Serra da Estrela, Portugal

Com instalações espaçosas e um salão de jogos equipado com sinuca, totó e mesa de ping pong, a Pousada é um bom lugar para socializar e uma boa opção para quem viaja em grupo – sem contar que os preços em Portugal são bem razoáveis: a diária em dormitório custa € 10 e a suíte para casal, € 45.

A Pousada da Serra da Estrela é outra opção legal e muito bem avaliada no Booking, com vista bonita da região da serra e um ótimo café da manhã. Neste link aqui você encontra muitas outras pousadas no entorno da Serra.

serra-da-estrela-nanda-com-a-prancha-de-snowboarding
Sem jeito com a prancha de snowboard :)

Ski na Serra da Estrela

A estação de ski (que lá é chamada de estância), funciona de novembro a abril e costuma atualizar as condições das pistas e das estradas frequentemente no site oficial. Nós fomos num mês de janeiro e demos sorte de pegar um dia de céu aberto, para curtir a vista da Serra a 2.000 metros de altitude!

Alugamos a prancha de snowboard, com botas e acessórios, na própria Torre da estância. Só não dá para alugar a roupa (calça e casaco impermeáveis), mas você pode comprar no local ou em alguma loja Sport Zone nos shoppings de Lisboa ou do Porto. Não se esqueça de levar óculos de sol também, pois a claridade do céu refletida na neve pode ser bem forte.

Serra da Estrela Portugal - Galera do intercambio na estacao de ski
Galera do intercâmbio na viagem para a Serra da Estrela

Entre quedas e escorregões, tentamos aprender um movimento ou outro de snowboard, enquanto outros amigos se aventuraram no ski.

A Estância da Serra da Estrela é ótima para iniciantes, a maior parte das pistas balizadas são verdes (fáceis) ou azuis (intermediárias). E tem também espaço pra quem só quer brincar na neve e escorregar a montanha com donuts e trenós!

Serra da Estrela Portugal - Estacao de ski em Portugal
Na estação de ski em Portugal

Mais tarde, de volta à Pousada, nos divertimos descendo a ladeira em trenós de plástico (convém evitar chamar de “ski bunda” porque em Portugal essa palavra é considerada mais grosseira do que aqui no Brasil). E, claro, não demorou pra que a galera começasse uma guerrinha de bola de neve!

Depois de uma roda de violão no lounge do albergue, a noite na Serra da Estrela terminou na discoteca Companhia Club, na Rua da Indústria de Covilhã.

Serra da Estrela Portugal - Estrada
Estrada na Serra da Estrela, em Portugal

Já na estrada de volta, no dia seguinte, a dica é dar uma paradinha no município de Seia para visitar o Museu do Pão, onde se pode aprender tudo sobre o processo de produção dessa especialidade portuguesa. Vale aproveitar para almoçar no restaurante do museu e experimentar outras delícias serranas, como o queijo de ovelha curado, o chouriço e o mel.

serra-da-estrela-portugal-casa-na-serra
Paisagem de interior na Serra da Estrela

Tours na Serra da Estrela

Se quiser fazer apenas um bate-e-volta, uma alternativa prática são os tours para a Serra da Estrela, que partem de Lisboa ou do Porto.

Mas para quem quer explorar a região por alguns dias, vale alugar um carro por um bom preço em Portugal e seguir o roteiro do blog Fragata Surprise para conhecer várias vilas da serra! Não se esqueça de pesquisar as condições da estrada durante o inverno e conferir se os pneus do carro são adequados para dirigir na neve ;)

Faça seu seguro viagem com desconto para leitores do blog
Não deixe de visitar os fantásticos palácios Sintra em Portugal!
Veja também Manzaneda, a estação de ski na Espanha