Venice Beach: street Art em Los Angeles
Não é só de cinema que se faz a cena de arte em Los Angeles. A maior cidade da Califórnia também é referência para ilustradores e artistas urbanos do mundo todo.
E dos vários pontos de arte de rua espalhados pela cidade, é no bairro de Venice Beach que encontramos os murais mais diversos para inspirar e impressionar qualquer amante de street art.
Artistas urbanos do mundo todo
De colagens do artista francês JR até murais encravados pela criatividade do artista português Vhils, há todo tipo de arte nas fachadas de Venice. O bairro respira arte, não é à toa que Basquiat tinha um estúdio bem ali!
Para quem deseja aproveitar o bairro ao máximo, sugiro tirar um dia da viagem para se aventurar por todas suas ruas e canais ‒ começando pelo Abbot Kinney Boulevard, que leva o nome do empreendedor que projetou o bairro e possui a maior variedade de lojas e restaurantes.
Dá pra passar umas horinhas explorando o comércio local e se deliciando em suas delis e restaurantes, como Gjelina, famoso por suas pizzas e seu ambiente descolado.
Inspiração na arte europeia
Depois é hora de ir em direção à praia de Venice e caminhar pelo calçadão, apreciando os diversos artistas de rua que ficam ali fazendo todo o tipo de arte!
Tem sempre gente pintando, esculpindo, fazendo performances de circo ou vendendo artesanato. O passeio é embalado pelos músicos locais e pelo som das rodinhas dos skates no asfalto.
Alusões a Veneza é o que não falta, a começar pelo mural de São Marco, santo padroeiro da cidade italiana, pintado pelo artista Jonas Never. Mas as referências à arte europeia não param por aí.
Um dos murais que mais gostei é uma homenagem a Van Gogh, feito para assemelhar-se a sua pintura “A Noite Estrelada”. A criação é do artista americano Rip Cronk, que vem criando street art em Venice desde os anos 70.
Street art em Venice Beach
Um de seus murais mais conhecidos é um auto retrato dele se aventurando na pintura de mais um grafite em Venice Beach. Tipo ~metalinguagem~ :)
Cronk também pegou inspiração no pintor renascentista Botticelli para pintar sua própria interpretação do “O Nascimento de Venus”, que em sua versão leva o nome de “Venice Reconstituted”, com a deusa de patins no calçadão de Venice Beach.
A boa é aproveitar o fim do dia e seguir pelo calçadão até Santa Monica para apreciar o pôr do sol do Pacífico, um dos mais bonitos do mundo. E terminar a noite no Píer de Santa Mônica se deliciando com suas comidinhas e se divertindo nos brinquedos do parque de diversão na beira do mar.
Leia também: