Se quiser deixar o Guilherme feliz numa viagem, leva ele para conhecer os bares e as cervejarias da cidade. Mas se quiser me deixar feliz, me leva para experimentar os doces! E só por isso eu já teria adorado o festival de primavera que acontece em Munique e outras cidades do sul da Alemanha 🙂

Festival de primavera na Alemanha - Festival de Nuremberg - foto do blog Vontade de Viajar

Parque em Munique

Antes da nossa ida para a Alemanha, toda vez que eu escutava a palavra “pretzel” já ficava com água na boca pensando naquele Mr. Pretzels com açúcar e canela… Imagina a decepção ao constatar que pretzels na Alemanha são quase invariavelmente salgados! Eu não comi nenhum pretzel doce em toda a viagem!

Lá os pretzels são pães com sal grosso, bem salgadinhos, para acompanhar a cerveja. Comemos alguns desses bem gostosos no Hofbräuhaus e no Englischer Garten, mas cadê os pretzels doces que eu estava procurando?!

O mais perto que eu consegui chegar foi uma bolinha coberta de canela, que parece um bolinho de chuva. É bastante comum nas barraquinhas dos mercados que são montados nas praças das cidades (encontrei no Alt Markt de Dresden, na Potsdammer Platz de Berlim…), especialmente na época do Natal.

Mas tem um doce alemão que a gente vê aqui no Brasil e que eu encontrei lá de verdade: Bavarian Nuts, aquelas castanhas e amêndoas caramelizadas, também com canela. Essas, sim, estavam por todo lado nos parques dos festivais de primavera – e o cheiro era tão gostoso que a gente ficava hipnotizado e ia flutuando (que nem desenho animado, sabe?) atrás daquela delícia.

Festival de primavera na Alemanha - Fruhlingsfest de Munique - foto do blog Vontade de Viajar

Fruhlingsfest de Munique

Os festivais de primavera foram a cartada de ouro da nossa viagem. Tiramos férias no início de maio e, ao chegar na Alemanha, fomos presenteados com o Frühlingsfest acontecendo em Nuremberg e em Munique 😀

O Frühlingsfest de Nuremberg é bem simpático, em um parques de diversões perto do Centro de Documentação do 3º Reich. Roda gigante, barraquinhas de comida e de brincadeiras… E todo o pessoal com aquelas roupas típicas: os meninos usam Lederhosen (bermuda e suspensório) e chapéu Tirolerhüte, enquanto as meninas usam o Dirndl (aquele vestido com um babados no decote e um “avental” sobre a saia).

Festival de primavera na Alemanha - Biscoito de coracao - foto do blog Vontade de Viajar

Biscoito de coração

Irresistível levar um tradicional biscoito de gengibre, daqueles enfeitados em forma de coração, com algum recadinho romântico em alemão ♥ O festival é muito divertido! Uma opção bem legal para quem está na cidade e quer se misturar com os locais.

Festival de primavera na Alemanha - Parque em Nuremberg - foto do blog Vontade de Viajar

Em Nuremberg com nossa amiga que mora lá

Mas o Frühlingsfest de Munique… Esse sim é um espetáculo! É tipo uma versão menor do Oktoberfest, com muito menos turista, mas com a mesma animação! Tudo está lá: o parque, a música, as roupas típicas, as tendas de cerveja, a galera subindo na mesa para dançar… É inclusive realizado no Theresienwiese, mesmo lugar que o Oktoberfest.

A diferença é que no Frühlingsfest há apenas 3 grandes tendas de cerveja em vez de 14 (mas admita que seria improvável conseguir visitar as 14 de qualquer forma).

O ponto positivo é que você consegue uma mesa sem reserva e não pega fila nos brinquedos. É um jeito legal de sentir o gostinho da experiência sem ter que enfrentar muvuca nem ter que pagar preços de super alta temporada nos hotéis.

Ou talvez o festival de primavera seja simplesmente uma desculpa pra beber e se divertir a meio caminho entre um Oktoberfest e outro 🙂

Share

Um Comentário

Exibir Comentários

Deixe uma resposta

Close