Quando eu comecei a viajar, só queria saber das capitais. Mas de uns três anos para cá, não sei bem por quê, o meu coração anda se derretendo pelas cidades pequenas – ainda mais quando elas mostram que não precisa ser capital para ter uma indústria criativa bombando. Minha última grande surpresa dessas foi em Dundee, na Escócia.

Dundee Escocia - Cafe T Ann Cake Exchange Street

Café T Ann Cake em Dundee

Para os padrões escoceses, Dundee não pode ser considerada uma cidade pequena – é a 4ª maior do país, atrás apenas de Glasgow, Edimburgo e Aberdeen. Mas como não tem um grande cartão postal, passa batido para quase todo viajante brasileiro.

No roteiro que fiz pela Escócia em abril, Dundee serviu de base para passeios lindos entre Edimburgo e as Highlands. Fui até o Castelo de Balmoral pela rota cênica de Deeside e fiz também parte da Angus Costal Route (maravilhosa!) quando visitei as ruínas do Castelo de Dunnotar.

Dundee Escocia - Seja feliz coma bolo T Ann Cake

Seja feliz, coma bolo!

Mas Dundee me ganhou mesmo quando comecei a descobrir lugares bacanas para visitar no próprio centro da cidade, como a Exchange Street, uma ruazinha que vale um pitstop de quem passa por essa região.

No espaço de 2 quarteirões, há várias lojinhas charmosas para conhecer os sabores locais. A começar pela Heartspace Wholefoods, que vende produtos orgânicos e de fazendas escocesas da região. É um ótimo lugar para tomar sucos naturais e vitaminas – coisa que não é tão fácil de encontrar no UK.

Dundee Escocia - Loja de comida organica Heartspace Exchange Street

Heartspace: comida orgânica

O Café Caan pode ser uma opção para um panini, mas deixe para comer doces na T Ann Cake (sacou o trocadilho com tea and cake?), que tem um bolo de chocolate sem farinha super cremoso, uma delícia! Tudo caseiro e fresquinho.

A algumas lojas dali, a Incredible Edibles também tem doces lindos, caprichosamente decorados, mas que não consegui provar porque a loja fecha bem cedinho, 15:30.

Dundee Escocia - Bolo de chocolate sem farinha da T Ann Cake

Bolo de chocolate sem farinha

Outra parada gostosa é The Cheesery, que oferece queijos de todos os tipos, inclusive alguns produzidos nas Highlands, além de azeitonas e outros produtos artesanais.

Do outro lado da rua, o Hard Grind é um salão masculino todo moderninho onde jovens escoceses cortam cabelo em meio a mesas de sinuca, café e camisetas de moda alternativa.

Dundee Escocia - Salao Hard Grind Exchange Street

Salão Hard Grind

E tem outras novidades surgindo por ali. Havia um letreiro sendo montado quando eu estava passando, e ele dizia “loja de presentes alternativos e galeria”. A loja abriu em julho, e se chama Swankie Jo’s 🙂

Para além da Exchange Street, também recomendo a visita no BrewDog Bar, para beber uma das melhores craft beers da Escócia, a comic book store The Blackhole e na loja de música Groucho’s, que tem uma bela coleção de discos de vinil.

Dundee Escocia - Loja de discos vinil Grouchos

Loja de discos

São essas descobertas gostosas que dão chame à viagem. Seja em Dundee ou em qualquer outro lugar do mundo, experimentar os sabores da cidade pode ser mais legal do que fazer um roteiro igual ao de todo mundo.

Share

 

Um Comentário

Exibir Comentários

Close