O que fazer em Dundee, na Escócia

Se você chegou a esse artigo, Dundee deve ter aparecido de alguma forma nos seus planos de viagem. Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa cidade antes, mas ela é a quarta maior da Escócia e pode ser uma boa base para visitar diversos castelos e lagos.

De carro, é possível ir de Dundee até o Castelo de Balmoral pela rota cênica de Deeside e fazer também parte da Angus Costal Route (maravilhosa!) a caminho das ruínas do Castelo de Dunnotar. Mas a cidade de Dundee também tem atrações para um dia ou dois :)

V&A Dundee: Museu de Design

O que fazer em Dundee Escocia - Museu VeA Dundee
V&A Dundee: Museu de Design

Inaugurado em setembro de 2018, o V&A Dundee é uma filial do prestigiado museu Victoria & Albert. É também o primeiro museu britânico de design fora de Londres. Se você está só de passagem e tem pouco tempo na cidade, esta é a atração que você vai ver. Fica bem do ladinho da estação de trem e do navio RSS Discovery.

A construção do museu foi um passo decisivo na revitalização da zona portuária de Dundee, com projeto do arquiteto japonês Kengo Kuma, e criou uma paisagem totalmente diferente da que se vê nas cidades britânicas tradicionais. Aproveite a vista para almoçar no elegante restaurante do andar de cima ($$$), ou no bistrô do térreo ($).

Navio RSS Discovery

Dundee Escocia - Navio RRS Discovery em Dundee
Navio RRS Discovery

Outra atração local que ganhou fama é o RRS Discovery, navio que realizou uma das primeiras expedições britânicas à Antártida, em 1901. A viagem marcou grandes descobertas sobre a biologia e o meio ambiente do Pólo Sul, além de ter contribuído para diversos outros campos da ciência, como o estudo do magnetismo.

Quem viaja com crianças também pode gostar do Dundee Science Centre, um museu com experimentos interativos :)

Museu McManus

Dundee Escocia - Museu galeria McManus
Museu McManus

No centro da cidade, a grande referência é o museu McManus, que tem um prédio bem bonito, em estilo gótico. A entrada é gratuita, então você não tem desculpa para não dar uma olhadinha na exposição que conta a história de Dundee – das ruínas do período romano no Reino Unido até a transformação da cidade em um pólo de desenvolvimento de videogames!

Dundee High Street

O que fazer em Dundee Escocia - Estatua Desperate Dan Cartoon
Estátua do cartoon Desperate Dan

Não deixe de dar um alô ao Desperate Dan, um dos personagens de história em quadrinhos mais queridos da Escócia, que ganhou uma estátua na High Street, onde também fica o Dragão Strathmartine, figura lendária do folclore escocês. Essa rua também é destino certo para quem quer ir às compras (tem todas as marcas britânicas mais populares, de Accesorize a Primark). Para comer, há ótimas pizzarias artesanais por ali.

Universidade de Dundee

Dundee Design - Estatua dos Lemings perto da Dundee University
Lemmings em Dundee

Dundee aproveitou a forte tradição em cartoons e desenvolveu também uma vocação para a criação de videogames, tendo sido responsável pela criação de um dos jogos mais famosos do mundo, o Grand Theft Auto, ou simplesmente GTA.

Mas talvez o GTA não tivesse existido se seus criadores não tivessem inventado um outro jogo antes: o Lemmings, um puzzle game que fez o maior sucesso nos anos 90, tanto nas versões de computador como na versão do Super Nintendo (dá pra jogar online). E tem uma estátua super fofa dos Lemmings na cidade também, bichinhos simpáticos e levados, pertinho do campus da Universidade de Dundee.

Mirante Dundee Law

Dundee Escocia - Por do sol em Dundee Law
Dundee Law

Se o tempo estiver bom, aproveite para ver o pôr-do-sol do alto do Law, de onde se pode ver a cidade toda. Formado por uma agulha de vulcão, a Law Hill tem um memorial aos soldados escoceses que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

Broughty Castle

Dundee Escocia - Broughty Castle
Broughty Castle

O Broughty Castle, um pouco mais distante do centro, também é um lugar legal para um fim de tarde, com uma linda vista do rio Tay. Aberto até às 16h, o pequeno castelo tem entrada gratuita e mostra como era feita a defesa da cidade com minas subaquáticas para evitar a invasões pelo rio.

Verdant Works: museu da juta

O que fazer em Dundee Escocia - Verdant Works Museu da Juta
Verdant Works: Museu da Juta

No século 19, Dundee tinha uma forte tradição da indústria de juta, que produzia todo tipo de embalagens, tapetes e mil outras coisas – inclusive sacos de café usados nas fazendas brasileiras. O Verdant Works conta a história e o impacto dessa indústria no desenvolvimento da cidade e, embora o tema não pareça particularmente atrativo, a exposição é bem montada, com diversos vídeos e cenários.

A participação dos monitores voluntários é a maior simpatia! Adorei conhecer a Lily, uma senhorinha que trabalhou nas fábricas de juta, assim como sua mãe e sua avó, e nos mostrou como as máquinas funcionavam, e como era a vida dela e de sua família. No fim do século 19, as fábricas de juta empregavam metade da força de trabalho da cidade!

Percurso das mulheres escocesas

O que fazer em Dundee Escocia - Dundee Womens Trail Historia de mulheres escocesas
Bella Keyzer trabalhou em estaleiro e lutou por equidade salarial

A Dundee Women’s Trail homenageia mulheres que marcaram a história da cidade e fizeram parte de grandes movimentos britânicos. São 25 plaquinhas azuis espalhadas pelo centro, perto dos locais onde elas viviam ou trabalhavam, num trabalho de pesquisa histórica bem interessante. Vale baixar o folheto com mapa ou simplesmente ficar de olho pela cidade para conhecer um pouco mais sobre essas mulheres – artistas, suffragettes, engenheiras, médicas, ativistas… – e aprender sobre as causas que elas defendiam e o impacto que tiveram.

Open Close: street art em Dundee

O que fazer em Dundee Escocia - Street Art projeto Open Close
Open Close: street art em Dundee

Street art no Reino Unido é algo bem controverso, eles têm alguns dos melhores artistas do mundo mas o graffiti ainda é visto como uma prática ilegal. Dundee, que se tornou um pólo regional de design, encontrou um jeito interessante de exibir o talento de artistas locais: criou um projeto chamado Open Close, que permite a street art em portões, contrastando com as tradicionais construções de pedra da cidade sem colocar em questão o patrimônio arquitetônico.

Há walking tours no primeiro sábado de cada mês (começa às 10h na lateral da St. Mary’s Church, perto das estátuas de penguins) mas você pode seguir o mapa virtual por conta própria ou comprar o folheto na loja da Galeria McManus por apenas £1.

Centro de arte contemporânea

Dundee Escocia - Exposicao Maripol no Dundee Contemporary Arts
Maripol no DCA

Se você gosta de arte, vale ficar de olho na programação do Dundee Contemporary Arts Centre, que funciona como centro de pesquisa de artes visuais e também tem exposições bem legais. Eu dei sorte de pegar em cartaz a uma bela coleção de peças da estilista Maripol, que a partir dos anos 70 vestia ícones como Madonna e Andy Warhol e fotografava todo mundo usando uma Polaroid.

BrewDog Bar

O BrewDog Bar não tem erro. Esse é o pub de uma das melhores cervejarias escocesas, com todos os rótulos da casa pra você provar. O bar fica na Panmure Street e tem uma programação bem legal, com noite de jogos de tabuleiro e até quiz sobre o universo das cervejas.

Ceilidh: dança escocesa

O que fazer em Dundee Escocia - Ceilidh danca escocesa
Ceilidh: dança escocesa

Se você for passar a noite em Dundee, a região de Broughty Ferry tem alguns pubs e restaurantes legais. Vale dar uma dar uma olhada na programação do Forgan’s para ver se tem alguma noite de Ceilidh – dança tradicional de herança celta, que parece um pouco com quadrilha de festa junina. Os músicos ensinam os passos para o público fazer, é super divertido!

Você pode ir às 20h30 para jantar (o menu completo de pratos da culinária escocesa custa aprox. 30 libras por pessoa), ou chegar apenas às 22h para participar do Ceilidh e tomar uns drinks (o restaurante não cobra entrada nem couvert artístico).

Esticadinha até St. Andrews

roteiro-escocia-ruinas-em-st-andrews
Ruínas do Castelo de St Andrews

Dundee pode ser uma opção legal para combinar com um passeio até St. Andrews, cidade universitária onde Príncipe William e Kate Middleton estudaram, e onde se conheceram. Tem ônibus circulares de Dundee para St. Andrews, e a cidade é realmente muito bonita, com as ruínas do Castelo e da Catedral destruída na Reforma Protestante.

Dicas de viagem para Dundee

O que fazer em Dundee Escocia - Dragao
Dragão Strathmartine, em Dundee

Se você estiver fazendo um roteiro de carro ou de trem pela Escócia, Dundee pode ser um bom ponto de parada. Tem boas opções de hotéis, como o Malmaison (4 estrelas), o Sleeperz (3 estrelas, que fica no próprio prédio da estação de trem), ou o Dundee Backpackers (pousada).

Para quem quer fazer um bate-e-volta de Edimburgo para Dundee, a dica é comprar as passagens de trem com antecedência de pelo menos 2 dias, para pagar mais barato – comprar na hora é possível, mas a diferença de preço pode ser grande, chegando a 40 libras para o ticket de ida e volta.

Dundee: a cidade do design na Escócia
O interior do Reino Unido em 5 comédias românticas
7 bandas escocesas para ouvir na viagem