Se você chegou a esse artigo, Dundee deve ter aparecido de alguma forma nos seus planos de viagem. Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa cidade antes, mas ela é a quarta maior da Escócia e pode ser uma boa base para visitar diversos castelos e lagos. De carro, é possível ir de Dundee até o Castelo de Balmoral pela rota cênica de Deeside e fazer também parte da Angus Costal Route (maravilhosa!) a caminho das ruínas do Castelo de Dunnotar.

Dundee Escocia - Museu galeria McManus

Museu McManus

Mas o centro de Dundee também merece ao menos um dia ou dois. A começar pelo museu McManus, um dos prédios mais bonitos da cidade, em estilo gótico. A entrada é gratuita, então você não tem desculpa para não dar uma olhadinha na exposição que conta a história da cidade – das ruínas do período romano no Reino Unido até a transformação de Dundee num pólo de desenvolvimento de videogames!

Dundee Escocia - Navio RRS Discovery em Dundee

Discovery

Outra atração local que ganhou fama é o RRS Discovery, navio que realizou uma das primeiras expedições britânicas à Antártida, em 1901. A viagem marcou grandes descobertas sobre a biologia e o meio ambiente do Pólo Sul, além de ter contribuído para diversos outros campos da ciência, como o estudo do magnetismo. Quem viaja com crianças também pode gostar do Dundee Science Centre, um museu com experimentos interativos 🙂

Dundee Escocia - Por do sol em Dundee Law

Dundee Law

Se o tempo estiver bom, aproveite para ver o pôr-do-sol do alto do Law, de onde se pode ver a cidade toda. O Broughty Castle, um pouco mais distante do centro, também é um lugar legal para um fim de tarde, com uma linda vista do rio Tay. Aberto até às 16h, o pequeno castelo tem entrada gratuita e mostra como era feita a defesa da cidade com minas subaquáticas para evitar a invasões pelo rio.

Dundee Escocia - Broughty Castle

Broughty Castle

Não deixe de dar um alô ao Desperate Dan, um dos personagens de história em quadrinhos mais queridos da Escócia, que ganhou uma estátua na High Street, onde também fica o Dragão Strathmartine, figura lendária do folclore escocês. Essa rua também é destino certo para quem quer ir às compras (tem todas as marcas britânicas mais populares, de Accesorize a Primark).

Dundee Escocia - Estatua Desperate Dan Cartoon

Desperate Dan

Dundee aproveitou a forte tradição em cartoons e desenvolveu também uma vocação para a criação de videogames, tendo sido responsável pela criação de um dos jogos mais famosos do mundo, o Grand Theft Auto, ou simplesmente GTA. Mas talvez o GTA não tivesse existido se seus criadores não tivessem inventado um outro jogo antes: o Lemmings, um puzzle game que fez o maior sucesso nos anos 90, tanto nas versões de computador como na versão do Super Nintendo (dá pra jogar online). E tem uma estátua super fofa dos Lemmings na cidade também, bichinhos simpáticos e levados, pertinho do campus da Universidade de Dundee.

Dundee Design - Estatua dos Lemings perto da Dundee University

Lemmings em Dundee

À noite, o BrewDog Bar não tem erro. Esse é o pub de uma das melhores cervejarias escocesas, com todos os rótulos da casa pra você provar. O bar fica na Panmure Street e tem uma programação bem legal, com noite de jogos de tabuleiro e até quiz sobre o universo das cervejas.

Se você gosta de arte, vale ficar de olho na programação do Dundee Contemporary Arts Centre, que funciona como centro de pesquisa de artes visuais e também tem exposições bem legais. Eu dei sorte de pegar em cartaz a uma bela coleção de peças da estilista Maripol, que a partir dos anos 70 vestia ícones como Madonna e Andy Warhol e fotografava todo mundo usando uma Polaroid.

Dundee Escocia - Exposicao Maripol no Dundee Contemporary Arts

Maripol no DCA

Nesse quesito Dundee vai ficar cada vez melhor: está em construção uma filial do Victoria & Albert, que será o primeiro museu britânico de design fora de Londres. Além de colocar a cidade no mapa das grandes exposições do mundo, o V&A Dundee vai ser um passo decisivo na revitalização da zona portuária local, e sua arquitetura moderna criará uma paisagem totalmente diferente da que se vê nas cidades britânicas tradicionais.

Share

 

8 Comentários

  1. estou em uma segunda visita à dundee por motivos de trabalho. Uma ano passado e outra agora.

    Trouxe a minha bicicleta nas duas ocasiões e gostei muito do que vi e senti. Pessoal bem receptivo. Este ano está chovendo direto e, com isso, não consegui visitar lugares distantes com a bicicleta, porém consegui ir para o centro, conhecer muitos lugares legais e andar pelas cidades vizinhas de trem.

    • St. Andrews eu a-m-e-i. Passei por lá três vezes nesta última vez que fui (voltei para o Brasil ontem), duas eu fui de bicicleta por dentro do beagle e na última, de ônibus mesmo.

      Outras cidades próximas que eu gostei de passar foi Tayport, Newport-on-Tay e Cupar. Vale a pena conhecer essas cidades pois são lugares palcos de batalhas de Willian Wallace e sempre se acha alguma placa sobre batalhas dos Scots contra algum povo de fora.

Exibir Comentários

Close