Manzaneda e a neve da Galícia
Eu nunca tinha visto neve. Chegamos ao pé da montanha e tudo já era lindo, construções que pareciam da Era Medieval, o céu nublado e frio, muito frio. Pouquíssimas pessoas andavam nas ruas, acho que era o frio mesmo.
A cada curva que o carro fazia rumo ao topo da montanha, a paisagem ficava ainda mais interessante. E os cemitérios? Murados com pedras cinza, iguais às das casas e das igrejas, só víamos as cruzes em cima dos túmulos. O cenário não podia ser mais misterioso.
Dava até pra imaginar uma comitiva do rei passando com seus cavalariços e as tavernas servindo vinho… Acho que deu pra sentir o clima né?
Manzaneda, na região da Galícia, é um município de Ourense que fica a aproximadamente 200 km de Vigo, na Espanha. Chegar à montanha é fácil e bem sinalizado, depois é só subir e subir e continuar subindo – com muito cuidado porque as estradinhas não são das mais seguras, ainda mais com neblina e neve no asfalto. Fomos de carro, mas existem empresas que levam de ônibus.
Só vi vantagens em alugar um carro, pois além de o aluguel ser muito barato (ajudou o fato de estarmos em um grupo de cinco pessoas), tivemos autonomia pra parar onde quiser e ficar o tempo que bem entender.
Não tínhamos reservado lugar pra dormir na montanha, fomos perguntando e chegamos ao “Casal de Drados”, um hotel comandado por duas senhoras galegas simpaticíssimas.
Os galegos dizem que falam português… De fato, o espanhol deles é muito parecido com a nossa língua, e nem se compara com o espanhol das outras regiões da Espanha.
O lugar é muito aconchegante e não é caro – 40 euros por um quarto para casal (por ser no meio da montanha, eles poderiam cobrar quanto quisessem, já que não tem outra opção). Vale muito a pena, o quarto é bem confortável, ainda que gelado – congelado! Eles ligam a calefação, mas ainda assim é frio.
A melhor parte é a comida, pois nada era caro e tudo era muito bem servido. Tivemos um jantar à moda local, com direito a tortilla, chouriço, queijo, pão e vinho.
No dia seguinte acordamos cedo e fomos pra “Estación Invernal de Cabeza de Manzaneda”, onde tem as pistas de esqui. É pertinho.
Fiz essa viagem com meu namorado, Fernando, e mais três amigos da Universidade do Porto. Como estávamos em cinco e sem muita grana, alugamos apenas um ski e uma prancha de snowboard, e cinco botas. Pegamos um tamanho que servisse mais ou menos em todos, e deu certo. Todos esquiaram e desceram de snowboard.
Aconselho a quem tiver um pouco a mais de grana a alugar ou comprar as roupas adequadas para neve… Nós fomos de calça jeans. Molhou, é claro, e depois de um tempo eu não sentia mais minhas pernas. Mas compramos luvas quentinhas, o que foi um ótimo investimento.
Depois de passar a manhã toda na neve, seguimos viagem de volta para o Porto. Foi um ótimo destino para completar nosso roteiro pela região da Galícia, depois da visita a Santiago de Compostela.
Leia também: